SCARLET

SINOPSE: Depois de Cinder, estreia de sucesso de Marissa Meyer e primeiro volume da série As Crônicas Lunares, que chegou ao concorrido ranking dos mais vendidos do The New York Times, a autora está de volta com mais um conto de fadas futurista. Scarlet, segundo livro da saga, é inspirado em Chapeuzinho Vermelho e mostra o encontro da heroína ciborgue que dá nome ao romance anterior com uma jovem ruiva que está em busca da avó desaparecida. Em uma trama recheada de ação e aventura, com um toque de sensualidade e ficção científica, Marissa Meyer prende a atenção dos leitores e os deixa ansiosos pelos próximos volumes da série. - Marissa MEYER - Editora ROCCO - 2014 - 480 páginas.

Cores são, nada mais nada menos, do que impressões produzidas pela luz e pelo modo que são absorvidas por nossos olhos. Somos capazes de ver e identificar uma grande quantidade de cores e interpretá-las de jeitos diferentes. Uma cor que você e eu vemos, pode ser identificada de forma distinta por nós dois. Um azul pode ser verde, um rosa pode ser roxo, um vermelho pode ser escarlate.

"Vermelho e escarlate são a mesma cor", você pode argumentar. Elas podem ser muito próximas e parecidas, mas são diferentes.

Vermelho é uma cor muito viva. Contudo, um tanto comum – não há novidades sobre ela. Tudo o que existe para conhecer, já sabemos.

Já escarlate... escarlate é um vermelho mais cintilante, mais rubro e o mais forte que podemos ver. É chamejante, quase flamejante, e abastado de surpresas.

Todos conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho. Só de citá-la, nosso cérebro já reúne um punhado de informações que a caracterizam: a tragédia com a vó; o lobo mau; e o lenhador, são partes integrantes deste conto, independente de qual versão você conheça. É vivo, comum e tudo o que existe para conhecer, já sabemos. É vermelho.

SCARLET, o segundo livro das Crônicas Lunares, é diferente de todas as premissas já ditas, cantadas e escritas baseadas nos múltiplos e vastos contos de fada. Com uma narrativa fluida e viciante, Marissa Meyer nos envolve, novamente, na trama fantasiosa e sublime que construiu. Ela presenteia o leitor com personagens maravilhosamente bem escritos – Scarlet Bennoit é uma ruiva audaciosa que não teme fazer o possível e o impossível por aqueles que ama. Michelle Bennoit é tudo o que uma avó bad-ass poderia ser. E Lobo, um lutador de rua modificado geneticamente, é o perfeito provável vilão/par da protagonista/capanga/bad-boy/herói que nos deixa compenetrados e criando múltiplas teorias.

Com fatos críveis e cheios de sentido, além de personagens contundentes com todo o enredo, e reviravoltas de cair o queixo, a autora pega o conto questionável e cheio de pontos sem nós que conhecemos e, com maestria, o transforma em um livro rico e inesquecível, tanto pelas palavras e acontecimentos em suas páginas, quanto pela qualidade com que as palavras e acontecimentos são administrados.

É uma obra encantadora, desde sua capa linda, com letras (e o capuz da Scar, além de seus cabelos vermelhos) em relevo e orelhas vermelhas num fundo preto, até a sua última página. São 478 páginas que parecem 100 por tamanha rapidez em que me encontrei vidrada e seduzida, e que poderiam ser 1000, pois não me importaria de ler um pouco – ou muito – mais.

Comparando-o com seu antecessor, gostei muito mais de SCARLET do que poderia imaginar. Encontrei-me apaixonada pelas duas protagonistas, tanto a desse volume quanto do anterior, e elas me ganharam ainda mais nesse livro; a formação moral de ambas, assim como a garra e a caracterização (que, volto a ressaltar, foi muito bem vinda e uma brisa de ar fresco depois de tantos livros com personagens de mesmas características), são essenciais e muito bem construídas nas personagens. Contudo, isso fez a balança pender para o favoritismo do segundo volume da série, fora Lobo e tudo o que ele promete para os próximos volumes.

Outro aspecto que fez com que as duas leituras fossem gostosas e agradáveis, foi a dosagem muito sensata de ficção científica, fantasia e romance que Meyer alcançou. Não posso descrever de modo que exprima quão fascinante é toda essa combinação em palavras, mas penso que genial demonstre bem todo o quadro. E acredito que esse padrão se manterá até o último livro.

Ainda não cheguei na metade da série, mas já a recomendo com fervor. SCARLET é uma versão de Chapeuzinho mais cintilante, mais rubra e forte. É chamejante, quase flamejante, e abastado de surpresas.

É escarlate.


Compartilhe este post:

Layla

Estudante de psicologia e da arte de fazer das emoções palavras e das palavras óticas com grau certo pra qualquer um que queira ver as coisas de maneira diferente.

30 COMENTÁRIOS

  1. Está edição e realmente muito linda, e toda vez que leio uma resenha dos livros desta série, fico mais encantada e cativa está leitura, pois está mistura de ficção científica, fantasia e romance me pareceu ter sido muito bem desenvolvida, com personagens bem construídas, com suas personalidades fortes, que lutam com garra e soberania. Apesar de ser uma releitura de chapeuzinho vermelho, posso ver que são incluídos vários outros elementos que deixa a obra cheia de revira voltas de deixar o leitor de boca aberta. Quero muito ter está obra em mãos.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, oi! Obrigada pelo comentário.

      É realmente muito muito muito linda. Eu a trato como um filho e cuido muito bem dela porque gente, que livro maravilhoso.

      Espero que você tenha a chance de lê-lo! Por mais que faça a releitura, é muito bem trabalhado os aspectos furutísticos e distópicos, o que o torna praticamente algo inédito. É incrivel.

      Beijos grandes.

      Excluir
  2. Scarlet é a personagem que mais amo nesses livros. Ou uma...ou todas, porque não sei quem amar mais xD
    São tão maravilhosas essas garotas! Mas adoro o par, Scarlet e Lobo. Mudou taaaanto do que a gente viu nos contos de fada né? Adoro a força que essas garotas da trama tem, até a avó dela é uma mulher que a gente admira e quebra aquela ideia de pessoa frágil que precisa de ajuda que conhecemos no conto. As reviravoltas da trama e como é de cair o queixo e impossível fazem a leitura ser viciante. O legal dessa série é que cada livro melhora ainda mais em relação ao ritmo do anterior. E as misturas com ficção científica, fantasia e romance dão mesmo uma graça muito maior porque a autora soube fazer algo bem equilibrado, não pendendo muito pra romance ou só a parte cientifica e tal. Ela deixou tudo num ritmo bem gostoso de se ler. Só melhora viu. Se gostou desse se prepara pra mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAHHH eu não sei qual amar mais, Cris! Elas são todas muito maravilhosas!!

      Scar e Lobo ganharam o meu coração. Que casal lindo! Vontade de pôr os dois em um potinho e protegê-los a todo custo.

      Estou indo pro último livro (note aqui as minhas lágrimas) e só melhora mesmo! Fico surpresa pela autora conseguir essa maravilhosidade.

      Beijos e obrigada! Não estou nem um pouquinho preparada, aliás. SOS!

      Excluir
    2. Haha, é impossível não amar esses personagens e ficar preparado então...vishi. Várias surpresas e coisas horríveis nesse ultimo volume. Mas dá uma saudade viu. Quando acaba a gente quer mais s2

      Excluir
    3. Eu que nem terminei já estou com saudades! Hahaha já tô meio que me programando pra reler todos, porque gente, QUE LIVROS!!!!

      Você leu o da Levana? Tô ansiosíssima pra ele também.

      Excluir
  3. Olá!
    Sempre que leio uma resenha como a sua, dessa série, mais ansiosa para fazer a leitura, eu fico! A escrita da autora deve ser, realmente, incrível e cativante.
    Acho muito interessante a proposta dessa série e tenho muita curiosidade para conhecer esses personagens.
    Excelente resenha. Espero, em breve, também me encantar com essas histórias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, você é uma querida!

      Espero de verdade que você tenha a chance de fazer essas leituras, porque elas são maravilhosas!

      Beijos grandes e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Layla!
    Ai como gosto das releituras dos contos e aqui é feita de forma futurista e cibernética o que é uma grande junção.
    A série parece maravilhosa e com ação, apesar de ter dito que o último tenha mais ação que os outros.
    Não é dos meus contos favoritos também A Chapeuzinho vermelho, mas pelo visto a autora conseguiu dar uma nova roupagem para ela e torná-la forte e em busca de seus objetivos, gostei disso.
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora conseguiu exatamente isso, R! É por isso que fico tão admirada com ela e com o que fez.

      Essas são as melhores releituras que tive a chance de ler e espero realmente que um dia você possa fazê-las também.

      Abraços.

      Excluir
  5. Oi! Não tive a oportunidade de ler a nenhum livro da série, apesar de ouvir ótimos comentários a respeito, vejo que a autora consegue de certa forma brincar com uma história já criada, e a recria com uma protagonista mais forte independente e maravilhosa , quero muito conhecer "Scarlet" e "Cinder" também!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, oi!!

      Ela recria mesmo, e com muita graça e percepção. Já li uma quantidade boas de releituras de contos de fadas e esses, até agora, tem sido os melhores.

      Conheça mesmo e venha comentar comigo o que achar, viu?

      Excluir
  6. Olá Layla!
    Como toda entusiasta das releituras de contos de fadas, não pude deixar passar esta série! Até o momento, só li os dois primeiros, mas pretendo continuar e ler os outros dois, bem como o lançamento "Levana" (sobre este é que eu tenho mais curiosidade, gosto muito das vilãs!)
    Em relação a Scarlet, me lembro de ter gostado bastante, principalmente pelo fato de Cinder voltar! Me apaixonei logo no primeiro livro, e inclusive achei que fosse me decepcionar com o segundo, fato que não ocorreu (muito pelo contrário)
    Ambas as heroínas são fortes e Cinder amadurece ainda mais neste segundo livro. Gostei bastante da definição de "Escarlate" como cor, um vermelho forte e intenso, me remeteu imediatamente à força da personagem!
    Eu também gostei, como você, da forma como a autora trabalhou a ficção científica combinada com o romance, achei que isto deu um toque de realidade maior à estória.
    Com certeza vou querer mais, e continuar a saga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levana! Estou super ansiosa por essa leitura também, Patricia!

      Notei que conforme avançamos na história, só nos apaixonamos mais, e isso me deixa completamente doida, porque se tem uma coisa que viro quando sou fã de algo, é doida, hahahah.

      E eu nunca tinha pensado no termo escarlate como o nome da personagem; agora que pensei, acho que a autora fez de propósito. É bem a cara da Scarlet.

      Leia o resto e venha comentar comigo, sim? Beijos grandes e obrigada por comentar. Seus comentários sempre são maravilhosos.

      Excluir
  7. A autora criou um universo fantástico no livro que simplesmente eu tenho que ler o mais rápido possível!Amei essa releitura de Chaupezinho Vermelho e gostaria de saber mais sobre esta historia.
    Vou adicionar na lista, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione mesmo, F! Você não vai se arrepender.

      A autora é simplesmente sensacional e conseguiu criar um universo mais sensacional ainda. É incrível.

      Beijos grandes e boa semana!

      Excluir
  8. Acabou de chegar a série aqui e estou tentando arranjar tempo pra ler o mais rápido pq cada indicação, comentário que eu vejo, só aumenta a vontade e a curiosidade.
    Quem diria a junção do lobo com a chapeuzinho... Gostei dessa inversão que a autora fez e pela dosagem que ela trouxe pra história, não ficando só no romance.
    Ansiosa pra ler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N, que demais que os livros estão aí!

      Espero que você leia logo e goste tanto quanto eu! Deixe-me saber o que você está achando quando começar, tá?

      Beijos grandes e boa leituraaa

      Excluir
  9. Eu li recentemente (aqui mesmo) a resenha de "Cinder". Fiquei bem interessada. Agora então!!!
    Estou pensando em presentear uma amiga com o primeiro livro, acho que vou me presentear também. Gosto muito dessas recontagens dos contos de fadas com outros olhares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, S! Presenteie a ela e a você também porque vale muito a pena!

      Esse livro é um dos poucos que indico para todos os leitores, e a chance de gostar dele é muito grande! Ele é sensacional.

      Espero que você e sua amiga gostem! Deixe-me saber o que vocês acharam depois, viu?

      Beijos beijos

      Excluir
  10. Olá! Muito linda essa capa, e os detalhes do livro que você descreveu também parecem ser incríveis, me deu muita vontade de ler o primeiro, para entender melhor este segundo livro, essa série parece ser bem intensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A serie é realmente intensa, E!

      Super recomendo que você leia também porque vai amar tudo, desde os detalhes lindos da edição como a história.

      Beijos e obrigada pelo comentário ❤

      Excluir
  11. Depois de descobrir do que Cinder se trata, já tinha ficado super animada pra começar a série. E adorei saber mais sobre Scarlet, que sacada genial! Estão na lista de leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a série é muito genial, G! A autora se supera a cada livro, dá gosto de ler.

      Estão na lista!!!!! Não acredito! Comente comigo o que achou da leitura, viu? Nem que seja lá no meu IG tbm (@ laylafromthebooks).

      Estou torcendo pra você gostar MUITO!

      Excluir
  12. Perdi a conta de quantas resenhas positivas li sobre Cinder, então já esta na minha de desejados a muito tempo. Fiquei ainda mais animada em saber sobre a sua continuação e que ela é tão boa quanto o primeiro livro. Acho muito bacana ter a oportunidade de ler uma historia tão conhecia por uma nova visão. Fiquei ainda mais curiosa para poder conferir esta série! As capas são um charme a parte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são total um charme a parte, M!

      Olha, não conheço muita gente que leu/lê essa série, mas todos que leram amaram. É muito incrível, e essa oportunidade que você disse é muito enriquecedora.

      Os livros só melhoram ❤ espero que você possa lê-los também um dia.

      Excluir
  13. Oi, Layla!!
    Sou louca de curiosidade para ler essa série as Crônicas Lunares, pois adoro releituras de contos de fadas, fiquei bem interessada na sinopse dessa estória e quero muito ler esse livro baseado na Chapeuzinho vermelho.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série que vale nossa loucura, M! Mais que recomendo. É uma entre mil, e até hoje não achei um defeitinho sequer nos livros que já li.

      Beijos e obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  14. Oi! Acho que foi aqui mesmo que li a resenha do primeiro volume. Achei genial o que a autora conseguiu criar usando como base uma historia de criança! Adoro fantasia, e já ta louca para ler esse livro. Não sabia que era uma série, mas que bom que esse segundo volume foi ainda melhor que o primeiro, já que normalmente isso não acontece. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, G! É uma série de quatro livros com mais o livro da vilã da história! É sensacional.

      Espero que você possa ler o livro e amar tanto quanto eu amei, porque é muuuuuito bom.

      Beijos grandes.

      Excluir