STRANGER THINGS


SINOPSE: Conta a história de um garoto que desaparece misteriosamente, na pequena cidade de Hawkins. Enquanto a polícia, a família e os amigos procuram respostas, eles acabam mergulhando em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma estranha garotinha com poderes telecinéticos.
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 8
GÊNERO: Terror/ Sobrenatural/ Suspense
DURAÇÃO: 55 minutos
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
CANAL: Netflix

A série se passa na década de 1980, mais precisamente no ano de 1983, na cidade rural de Hawkins, Indiana. Trata, em suma, dos acontecimentos sobrenaturais após o desaparecimento de Will (Noah Schnapp), no que parecia ser uma cidade bem pacata.

Os seus amigos, Mike (Finn Wolfhard), o líder; Lucas (CalebMcLaughlin), o mais cético; Dustin (Gaten Matarazzo), o mais fofo, saem para procurá-lo e encontram uma garota misteriosa chamada Eleven, ou Onze (Millie Bobby Brown), que parece saber onde encontrá-lo. A sua mãe, Joyce (Winona Ryder), também procura respostas, junto ao delegado (David Harbour), e acabam por se envolver em algo muito maior.

O sucesso dela em 2016, deu-se, principalmente, pelo fato do elenco jovem e das muitas referências à década de 1980. Estas que vão da trilha sonora - praticamente impossível não reconhecer nenhuma música - aos cortes de cabelo inspirados em filmes.

Os Irmãos Duffer que criaram a série, tinham como objetivo fazer uma homenagem aos clássicos da época. O enredo não é nada novo, mas não deixa de ser original do seu jeito.

Há referências a: E.T. O EXTRATERRESTRE, POLTERGEIST, STAR WARS, X-MEN, ALIEN, às obras de Stephen King, Steven Spielberg, entre outros.
"- Ela não é uma super-heroína. Ela é esquisita. (Lucas)
- E por que isso importa? Os X-Men eram esquisitos!" (Mike)
Não é necessário conhecer essas inspirações, mas a grande aposta da série é justamente essa: a nostalgia. Quem viveu, relembra; quem não, fica tentado conhecer mais.

Apesar do elenco bem jovem, as cenas de violência e alguns xingamentos avulsos dão a classificação indicativa de 16 anos.

O suspense é bem trabalhado, tanto sobre o paradeiro de Will, os experimentos ou o Mundo Invertido. Conforme os desenrolar dos acontecimentos, as perguntas são respondidas, mantendo o entusiasmo para o próximo episódio.

Tanto os efeitos especiais, quanto os visuais, foram muito bem feitos. A única ressalva é sobre um personagem que parece ter sido esquecido com quase nenhum alarde.

Existem várias cenas engraçadas, afinal são crianças, a coragem e a inocência dão um ar mais leve, seja pela inexperiência de Eleven, ou pelas pequenas brigas entre eles.

Com foco no personagem Dustin, que quase sempre tem uma tirada legal sobre a Eleven:
"- Ela é nossa amiga e ela é louca!"
"- Nós nunca teríamos te irritado se soubéssemos que você tinha superpoderes."
Enfim, a questão principal foi resolvida, mas fomos presenteados com mais três dúvidas que serão a base para a próxima temporada. Com 18 indicações ao Emmy - incluindo na categoria Melhor Série de Drama -, promete uma segunda temporada mais sombria. Esta que será lançada dia 27 de outubro, então ainda tem tempo para assistir e dar a sua opinião.

Compartilhe este post:

Maria Luiza

Paraibana, apaixonada por séries de super-heróis (sempre disposta a discutir teorias), livros, química, poesia, músicas antigas, coisas verdes e palavras difíceis.

12 COMENTÁRIOS

  1. Tenho visto bastante elogios em relação a esta série, e quando assistir ao primeiro trailer fiquei bastante curiosa para saber qual será o desfecho deste suspense, e qual e o experimento que estão participando, e porque esta garota tem poderes, mas tenho muito medo de assistir e acabar me decepcionando, porém pretendo sim dar uma chance quem sabe acaba superando minhas expectativas.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Lana, dá uma chance, me arrependo de não ter assistido ela antes.

      Excluir
  2. Olá!
    Assisti a primeira temporada e gostei muito! Amei a atuação dos personagens, principalmente as crianças, claro! E todo o enredo de suspense e aventura, que envolve os mesmos. Os efeitos especiais também são bem legais. Estou com uma grande expectativa para a segunda temporada! Super indico a série!
    Sua crítica está ótima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, obrigada, também estou muito ansiosa!

      Excluir
  3. Ahh que gostoso poder ver alguém falando dessa série tão amorzinho *-*
    É muito legal! E tem tanta coisa boa que fica dificial saber o que a gente gosta mais. A trilha sonora me ganhou de cara. Sou viciada em musicas dos anos 80/90 e teve bastante coisa que conheço por lá e outras que fazia muito tmepo não ouvia e bateu aquela nostalgia boa. E esse elenco é tão fofo! Ê criançada que ganha nosso coração ^^
    As referências, a nostalgia boa que dá ao assistir a série e esse clima antigo e nerd dela é muito viciante. É pra fazer qualquer um cair de amores.
    Louca pela próxima temporada agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, é difícil mesmo, mas as crianças são as melhores ♡ viciei já na primeira cena delas.
      Ansiosa demais!

      Excluir
  4. Luiza!
    Gostei de ver que o filme/série é um retorno aos anos 80, como senti saudades, época da minha adolescência e as referências são ótimas.
    Adorei o elenco e toda nostalgia que traz o enredo.
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy!
      Assista então, há outras referências e o elenco em ação é melhor ainda.

      Excluir
  5. A fotografia e a ambientação são tão perfeitas, dá vontade de morar dentro dessa série. E a trilha sonora então? Muito nostálgica e sensacional.
    Essas crianças são MARAVILHOSAS, dá vontade de por todas em um potinho pra cuidar. A El principalmente, que é muito pura pra esse mundo e 100% badass.

    ResponderExcluir
  6. Justamente por causa das referências que eu adorei tanto essa série! Confesso que morri de medo do "Demogorgon" e das cenas no upside down, mas venci meus medos e maratonei a primeira temporada. Minha grande admiração fica para a atuação de Winona Ryder que não decepciona!

    ResponderExcluir
  7. Esta série faz parte da série " Você ainda não olhou? Por favor olhe!!!"
    Meu namorado vivia me amolando para olhar o tal seriado, e nunca fiz conta...Um dia resolvi ver o que dele sempre ficar falando a mesma coisa, e foi paixão já no primeiro episodio! Realmente a série é fantástica, nunca fiquei tão ansiosa por uma continuação. Ela é única e incrível♥

    ResponderExcluir
  8. Puxa, faz tempo que não assisto filmes com Winona Rayder. A série é bem interessante, apesar do terror que não gosto muito, mas suspense curto bastante. A netflix esta arrazando nas séries e filmes, todos de melhor qualidade.

    ResponderExcluir