IT - A COISA

SINOPSE: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.
DIREÇÃO: Andy MUSCHIETTI
DISTRIBUIÇÃO: Warner Bros.
ANO DA PRODUÇÃO: 2017
DURAÇÃO: 2H15
ELENCO: Bill SKARSGARD, Jaeden LIEBERHER, Finn WOLFHARD e Jack Dylan GRAZER.

Um bom filme sabe impactar logo nos seus primeiros minutos. Um menino pede para seu irmão mais velho construir um simples barco de papel para ele poder brincar na chuva. Aposto que você se lembrou dessa cena dos trailers, mas, felizmente, a cena presente no filme é ainda maior e mais chocante que as presentes no material de divulgação. Só posso dizer que ela se desenvolve de uma maneira que você nem imagina, em menos de 10 minutos de projeção a sua cara já está no chão.

IT - A COISA se desenvolve numa pequena e estranha cidade dos Estados Unidos, onde em determinadas épocas, uma série de mortes e desaparecimentos se propagam, quase sempre envolvendo crianças. O filme acompanha o “Clube dos Otários”, seis meninos e uma menina que passam por muitas dificuldades pessoais e na escola, encontrando no clube a diversão e sossego que falta em suas vidas, até coisas estranham começarem a acontecer.

A melhor coisa da produção é seu roteiro. Finalmente Hollywood aprendeu que um bom texto é o que faz um filme ser competente e não apenas efeitos visuais extravagantes. Começando pelos personagens, são muitos, porém cada um tem o seu tempo para se revelar. Temos um religioso, um desbocado, um medroso, um traumatizado e etc. E todos recebem espaço para se desenvolverem e criarem vínculos com o espectador. Só assim o público se projeta no filme e sofre junto com os personagens, você torce por eles como se fossem seus próprios amigos e familiares. O medo e a tensão só são plenos quando temos receio de que alguém querido vai morrer, não quando o susto é exagerado e o filme cria todo esse panorama com perfeição, perfeição que há muito tempo não se via em filmes do mesmo gênero.

A trama se fragmenta em vários pontos de origem que logo se encontram. O que liga todas as crianças é a escola, acompanhamos um pequeno arco onde todos são deslocados e sofrem muito com o “bullying”, abordado aqui em sequências fortíssimas, que causam grande revolta e incomodo no espectador. Em certos momentos, acabamos odiando mais o trio de adolescentes que perseguem as crianças, do que a própria coisa maligna que está à solta na cidade. “A Coisa” basicamente se transforma naquilo que você mais teme ou deseja, sendo diferente para cada um. Logo, no filme, temos várias criaturas apavorantes e incrivelmente realistas. Como ninguém acredita nas crianças, são as mesmas que precisam solucionar esse mistério, assim cessando essa onda de desaparecimentos.

Uma das figuras malignas que mais está presente no filme é o palhaço, interpretado pelo ator Bill Skarsgård, que nasceu para esse papel. Fica nítida a onipresença do palhaço e o menor dos seus movimentos já causa grande espanto, uma interpretação sem igual. O elenco mirim é gigante e todos competentes, a química é tão boa entre eles, que a coisa que você mais deseja assistindo IT é ser um membro do clube. Porém, os destaques vão para Finn Wolfhard e a jovem Sophia Lillis. O primeiro você já conhece como protagonista de STRANGER THINGS, seu personagem é extremamente desbocado e engraçado. Outro maravilhoso ponto do filme é seus diálogos impecáveis, outra coisa rara em filmes de terror. Sophia vive uma menina que é vitima, tanto na escola, como em casa, porém sua personagem tem um desejo de mudar de vida contagiante e sua presença garante momentos emocionantes em cena.

Acabaram as coisas boas? Claro que não! Tecnicamente, o filme é perfeição para ninguém botar defeito, só a sequência de abertura que eu comentei no inicio desse texto é tão bem feita que você ficará hipnotizado. Maquiagem e figurino são excelentes, a trilha sonora te assusta mais que os monstros, a câmera segue os personagens nos ângulos mais criativos e inusitados, tudo isso acompanhado de sua fotografia escura e densa, capaz de transportar o espectador para um Estados Unidos dos anos 80.

IT - A COISA teve um orçamento de 30 milhões de dólares, algo baixo para os padrões americano, e há muito tempo que não via um orçamento tão bem distribuído entre todos os quesitos do filme. As previsões apontam uma bilheteria capaz de botar o filme no patamar de projeto de terror que mais arrecadou na história. E não seria exagero esperar tal resultado, baseado num dos livros mais famosos de Stephen King, a trama do palhaço Pennywise já é um dos melhores filmes de terror produzidos e já garante seu lugar como um dos melhores do ano, corra para o cinema.

OBS: Texto produzido sem nenhuma base prévia do livro ou do telefilme feito nos anos 90. A resenha dupla do livro, você pode ler AQUI!

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá, não acredito que conseguiram criar uma adaptação decente de uma das obras de KIng. O livro é uma perfeição sem igual, e pela resenha vejo que sairei do cinema orgulhoso por ter presenciado um material de qualidade. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, finalmente esse ano eles acertaram em cheio adaptando um livro do King para os cinemas!

      Excluir
  2. Olá Rafael!
    Muito bom saber que a obra foi muito bem representada na telona.
    Já li o livro duas vezes, é um dos meus favoritos da vida! Pelo jeito os sustos foram todos mantidos!
    Preciso logo assistir esta produção tão bem elaborada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta do livro tem tudo para adorar o filme, tudo feito com muito cuidado e carinho!

      Excluir
  3. Rafael!
    Até que enfim fizeram um ótimo filme do livro do King, já estava ficando com medo que esse não prestasse... os úçtimos tinham sido catastróficos.
    Se o enredo, figurino, música, tudo foi perfeito, o que dizer? Só ir assistir.
    Só do trailler já senti a sensação de medo que o filme deve causar...
    Fui ontem, mas o cinema estava lotado, acabei desistindo, vou tentar de novo no começo da semana.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse ano eles já tinham queimado a torre negra e o nevoeiro com a serie, acertaram muito em It, já é um dos melhores filmes do ano.

      Excluir
  4. Eu sou apaixonada pelo livro, mas ainda não vi o filme. Na verdade vou a semana que vem conferir o filme e ver o que eu acho.
    E, finalmente, fizeram um filme bom das obras do King! Estou louca pra conferir ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro foi muito respeitado e ganhou uma adaptação feita com extrema perfeição, tenho certeza que vai gostar quando conferir!

      Excluir
  5. Tô aqui só vendo coisas desse filme e tentando criar coragem pra assistir. Esse livro sempre me deixou com vontade e sem vontade de ler. Queria pegar, tenho neura de pegar...aí já viu, fico só nessa indecisão. Mas com o filme parece que dá pra ter uma boa ideia da história e tá parecendo valer a pena. Tomara que seja bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o problema da insegurança é o medo, pode ficar tranquila que o filme não é só palhaços e mortes, por incrível que pareça emociona e vai garantir muitas risadas, assista sem medo de ser feliz!

      Excluir
  6. Não vou assistir esse filme pq sou muito medrosa ( não consegui nem ver o trailer inteiro hahaha)
    Desde o lançamento só ouço críticas positivas sobre esse filme.
    Como tenho uma amiga que gosta muito desse gênero sei que ela ficou muito satisfeita com o resultado desse filme.
    Já li comentários sobre esse filme ser o melhor de 2017 e é a primeira vez que ouço pessoas intusiasmadas com um filme de terror (geralmente eles sempre tem muitas críticas negativas e não é o que acontece com esse).
    Assim como não vou ver o filme, não tenho nenhuma intenção de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila o filme tem mais comédia e drama do que terror, as cenas de susto são bem poucas, tenta assistir em casa quando tiver oportunidade, tenho certeza que vai gostar.

      Excluir
  7. Oi! Ainda não assisti o filme, e nem pretendo. Pelo menos até eu conseguir ler o livro. Fico cada vez mais curiosa para conhecer a história com tantos comentários positivos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme ta valendo muito a pena, tenho certeza que vai gostar

      Excluir
  8. Oi, Rafael. Parabéns pela forma que escreveu sobre o filme, mostrando os pontos que o tornaram ser tão favorito agora. Eu li apenas o começo do livro e confesso que não continuei porque fiquei com medo do palhaço, então acho quase improvável que eu assista o filme.
    Uma coisa que chamou minha atenção na sua crítica é que várias coisas colaboram para o filme ser assustador, não só aquele susto que levamos quando acontece alguma coisa inesperada. E acho que isso que faz os filmes serem "terror", o que falta em muitos filmes do genero são essas junções de coisas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline, então eu te recomendaria assistir o filme sim, ele é mais que um filme de terror, a mensagem de amizade, ajuda e prosperidade é muito bonita. Pode ficar tranquila que o filme não é sobre um palhaço assassino, é sobre como o medo pode se transformar em qualquer coisa, ate mesmo coisas que você deseja. Tenho certeza que vc iria gostar e se emocionar, fica a dica. :)

      Excluir
  9. Meu sonho seria assistir ao filme com as partes de terror editadas, pra eu não levar os sustos! rsrsrs queria muito conferir a atuação do elenco mirim e observar os detalhes da década retratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista com amigos, um clima de maior descontração, com certeza vai se divertir e não ficará com medo rsrs

      Excluir