MITOLOGIA NÓRDICA

SINOPSE: Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte. Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador. Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas. Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente. - Neil GAIMAN - Editora INTRÍNSECA - 2017 - 288 páginas.

MITOLOGIA NÓRDICA é narrado pelo autor internacionalmente renomado por seus enredos obscuros: Neil Gaiman.

Em duzentas e poucas páginas, somos agraciados com as lendas dos deuses de Asgard, que o autor tenta ao máximo não modificar a fim de não perder a sua essência, mas não deixando de lado o humor sútil que ele sempre traz em suas narrativas.

Conhecemos um Thor que, entediado, mata qualquer um só para satisfazer o seu ego. Vemos quando Mjölnir é entregada a ele como presente feito pelos anões. Presenciamos a criação de Asgard, de Midgard e dos outros mundos.

Confesso que é bem estranho aceitar toda a mitologia, uma vez que as explicações para a existência de cada ser e lugar são das mais absurdas. Só para exemplo de conversa, cito a Audhumla, que é uma vaca que deu origem aos ancestrais dos deuses através de suas lambidas e que corria leite de suas tetas para alimentar todos. A razão, por vários momentos, tentou me guiar, mas resisti e tentei aceitar a visão dos nórdicos. Afinal, é uma mitologia que foi fortalecida e seguida durante milhares de séculos, até perder a sua credibilidade para outras mitologias e religiões.

MITOLOGIA NÓRDICA pode não ser uma leitura fácil para aqueles que tem a ciência como base ou as religiões tradicionais como pilar. É preciso se desprender da Terra, ver por fora da caixa, imaginar um mundo onde a Yggdrasill existe e gigantes do gelo são inimigos dos deuses. É aceitar que um deus pode ter filhos com imagens distintas e que esses trarão o Ragnarök, o fim do mundo para todos.

Foi uma aprendizagem e tanto poder conhecer essa mitologia, que até então era-me desconhecida praticamente em toda a sua totalidade.

Com uma capa poderosa nos tons de preto e dourado, e ainda em capa dura, a obra possui páginas amareladas e letras num tamanho confortável para leitura. A divisão do enredo é feita no formato de contos, o que nos permite explorar e ter um panorama geral do mundo dos Aesir.

Recomendo bastante a obra para todo aquele que tem curiosidade sobre a mitologia nórdica, que procura não somente aceitar a visão dessa mitologia pelos olhos dos Estudios Marvel, mas que procura fazer uma comparação dessa mitologia com as outras que existiram no decorrer dos milênios.



Compartilhe este post:

Bruno Marukesu

Um guri que é apaixonado pela 7ª Arte. Desde cedo procurou abrigo nos livros e de lá não saiu mais. Quando está em momentos de dificuldade os livros são o seu porto seguro. Atualmente, ele vive em vários fandons. Tornou-se seriador, é bookaholic, dorameiro em hiatus, kpopper desatualizado. Ah, e que é apaixonado por pandas, zumbis, lasanha, pizza e farofa.

17 COMENTÁRIOS

  1. Sempre vejo comentários sobre esse livro, eu conheço pouco da mitologia nórdica e não vi todos os filmes da Marvel.. rs.. mas me deu curiosidade de ler esse livro, gosto do gênero de fantasia. A capa desse livro é linda também.

    ResponderExcluir
  2. Amo mitologia, seja ela grega, nórdica... gosto de mergulhar nesses mundos diferentes e tão incríveis. E esse livro é ótimo para isso. Super recomendo. A mitologia nórdica é fascinante. Sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Amo livro que aborda qualquer tipo de mitologia. Amo saber mais um pouco sobre essas lendas e como surgiu tal coisa. Quero conhecer mais sobre a mitologia nórdica e acho que esse livro vai ser uma boa!
    Adorei, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Antes eu tinha um preconceito gigantesco com mitologia nórdica, mas sem nenhum argumento lógico pra isso. Gostava da grega e não me interessava nem um pouco pela nórdica. Mesmo assistindo filmes da Marvel, ainda sim, nada de interesse. Isso mudou um pouco depois que assisti algumas temporadas da série Vikings, mas ainda não posso dizer que é minha mitologia preferida.
    Mesmo eu tendo como pilares ciências e uma religião tradicional, acredito que não será uma leitura dificil pra mim. Consigo facilmente ignorar meus princípios para aproveitar uma obra.

    Parabéns pela resenha :D

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito a mitologia nórdica e depois de saber dessa da vaca, eu não curti muito rsrs
    As lendas dos deuses de Asgard não me interessam tanto quanto as outras mitologias. Sinto falta de coisas mais concretas ou algo do tipo.
    Adoro capa duras e já vi essa edição nas livrarias da minha cidade e é muito bonita e trabalhada.

    ResponderExcluir
  6. Já estava aqui admirando a capa, belíssima, e depois de saber que é em capa dura... Uau, uma edição e tanto.
    Mitologia é um tema muito bacana, apesar de não conhecer muitas mitologias. Sei pouco (quase nada) da grega e romana.
    A nórdica parece bem interessante, mas não sei se conseguiria me desprender facilmente afim de realizar esta leitura.
    Mas gostei da indicação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Você disse enredos obscuros?
    Quero!
    Ainda não li nada do Neil Gaiman. Tenho muita vontade de ler "Coraline".
    E agora "Mitologia Nórdica".
    Nunca tive tanto interesse na mitologia nórdica, acho que esse livro pode mudar isso.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruno!
    Com certeza é um livro muito, consegui comprar na promoção do app do Submarino. Pretendo ler ainda este ano. O pouco que conheço de mitologia nórdica foi através da série dos deuses nórdicos de Rick Riordan.
    É uma mitologia muito diferente da nossa, fiquei impressionada com a estória da lambida da vaca!
    Gosto muito da escrita de Neil Gaiman, e esta parece ser uma leitura que não vai desapontar. Tomara que eu consiga pensar fora da caixa o suficiente para ler sem tomar como base o nosso ideal de mundo.
    Muito bom saber um pouco mais sobre o livro, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Realmente temos que nos desprender de certas coisas como pilar, eu sou cristã, mas obvio que não deixo de ler livros por causa do que acredito, creio que os livros estão ai para fazer a gente se desprender do nosso mundo. Um pouco da resenha me lembrou Percy Jackson, mas a questão da vaca... 😖
    Tem certas coisas que ate da para aceitar, mas existem umas viagens meio tediosas de ler, quando o livro viaja até demais fica meio tosco.
    Mas acho que eu tentaria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá, já li uma obra do autor e não me decepcionei, pois sua escrita única prende o leitor. Não conheço quase nada dessa mitologia (Os filmes do Thor não contam, né?) e por isso estou curioso para me aventurar nesses contos. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do autor,
    Mas adorei o post e discrição do enredo.
    Cofesso que não é meu gênero literario favorito
    Mas fiquei bastante curiosa!
    Já vi os filmes da marvel
    Mais claro que é totalmente diferente
    A visão do autor trás como exemplo um Thor
    Mais egocêntrico e que gosta de matar por matar!
    Enquanto no filmes Thor é mais herói e honrado
    e que pensa nos outros antes de si.
    TOP COMENTARISTA!

    ResponderExcluir
  12. Bruno!
    O mais bacana é poder adentrar no mundo nórdico de forma a entender, porque tem muitas raízes, toda uma teia envolvendo os fatos e acontecimentos e o autor consegue mostrar de forma tranquila e simples, onde o leitor de primeira viagem, como você, possa entender direitinho.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruno!!
    Gosto muito de estória que falem sobre a mitologia nórdica, mas não li tantos livros assim sobre o assunto. Tanto que ainda não conheço de fato a forma que o Neil Gaiman escreve nesse livro, mas fico bem curiosa para desvendar esse mistério.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. É aquilo né, a gente lê tanta coisa ficcional, mas é mais fácil aceitar um dragão destruindo cidades do que a vaca aí que alimentava todo mundo hahahaha
    Eu amo Neil Gaiman, mas não vejo graça (?) em mitologia nórdica, se for pra escolher prefiro a grega. Então to meio sem pressa pra esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Ainda não li nenhum livro desse autor.
    Conheci a estória através dos filmes da marvel, mas como sei que eles sempre enfeitam pra ficar bonito para o publico, quero ler outros livros que fala do assunto.
    Gosto de ler livros que de a opção de conhecer outros deuses e saber um pouco mais de suas estórias.
    Ja adicionei esse livro na minha lista.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito quando os dois formatos se complementam: livros e mídias visuais! Mesmo com suas diferenças, é sempre maravilhoso poder conhecer e descobrir as variações das histórias. Adoro os filmes da Marvel, adoro as série citadas (Vikings, American Gods - esta última não fazia ideia que era uma adaptação!) enfim; agregar conhecimento é sempre um prazer!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tenho que dizer que não sei nada da mitologia nórdica, apesar de gostar bastante de mitologias. Achei bem legal a ideia do livro nos mostrar como é, sem ser através dos olhos da Marvel. Pretendo ler e conhecer. Beijoss

    ResponderExcluir