O NEVOEIRO

SINOPSE: Uma família é separada quando uma estranha névoa isola sua pequena cidade do mundo exterior. E o pior: a neblina esconde terríveis criaturas.
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 10
GÊNERO: Suspense/Terror
DURAÇÃO: 48 minutos
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
CANAL: Netflix

Publicado em 1980, O NEVOEIRO é um dos contos mais famosos de Stephen King. Isso se pode ser considerado um conto, uma vez que tem mais de 133 páginas. Em 2007, ele foi adaptado para o cinema de forma bastante fiel, com exceção do final, que foi modificado e deixou um gosto amargo na boca. Agora, chega pela Netflix, uma série com 10 episódios que prometia a mesma qualidade do filme, com um final mais digno ou, no mínimo, igual ao do conto.

Na história original, os eventos se concentravam nas pessoas presas dentro de um supermercado pelo nevoeiro e pelas criaturas gigantes do lado de fora. Na série, os eventos se dividem em três núcleos distintos, que convergem, aos poucos, para um encontro no último episódio. O primeiro grupo tenta chegar a um shopping; o segundo, está em uma igreja; e o terceiro, é o grupo que está no shopping. Em todos os três, temos personagens dúbios, ou seja, que não são o que parecem, tanto em carácter, como em identidade.

Apesar de parecer mais interessante essa diversidade de locais e situações, na verdade não é. Primeiro, porque todos os históricos são permeados por clichês básicos, como a garota que foi numa festa da escola e acabou sendo violentada; o herói do futebol que é acusado de estupro mas jura inocência; o melhor amigo gay da garota; o policial linha dura que tem seu lado corrupto; a beata maluca; o padre que enxerga as coisas pelo lado errado; os agentes do exército escondidos, e por aí em diante. Praticamente, com relação ao comportamento dos personagens, não existe surpresa, você sabe exatamente onde a história irá levar.

Outro problema, são o nevoeiro, tão falso e mal feito que incomoda, e as criaturas escondidas nele, feitas por efeitos de terceira qualidade. No livro e filme, os monstros eram insetos gigantes. Na série, não há uma coerência sobre qual é o inimigo. Por vezes, são pequenos insetos que se comportam com qualquer coisa, menos insetos. Logo em seguida, são criaturas humanoides formadas por fumaça. E outras vezes, é algo etéreo, sobrenatural. Mas, desde o início, fica claro que se trata de uma experiência militar que deu errado e saiu do controle. Então, fica confuso essa mistura de gêneros.

Juntando essa previsibilidade com uma indefinição sobre os monstros, aos poucos a série perde o interesse e fica cansativa. Eu apenas não desisti, porque queria ver como ela terminava. Nesse ponto, posso dizer que ela encerra todos os eventos clichês e deixa uma ponta para a segunda temporada onde os roteiristas têm a chance de desenvolver algo novo, original. Só não sei se farão isso.

O fã de Stephen King irá fugir de O NEVOEIRO por não se tratar de uma adaptação, mas de uma história nova com alguns detalhes tirados do conto. O fã de terror irá se decepcionar pela falta de suspense e de sustos, bem como pela inexistência de algo que represente realmente um perigo, além do tédio. Todas as outras pessoas, talvez prefiram esperar a estreia de STRANGER THINGS.

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

8 COMENTÁRIOS

  1. Prefiro ficar assistindo a tinta secar do que ver essa serie, to fora. Dobradinha destruição do King em 2017 hein, fuderam a torre negra e agora o nevoeiro. Discordo um pouco, o filme do nevoeiro é mara e o final incrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o final do filme é forçado e foi feito apenas pra chocar. Ninguém chegaria à conclusão que eles chegaram, morando numa pequena cidade do interior dos EUA. :P

      Excluir
  2. Carl!
    Tive oportunidade de assistir o filme carregado de suspense e de sustos inesperados.
    Como não tenho assinatura da Netflix, não assistirei, mas também, pelo que falou, o final foi bem esdrúxulo e talvez nem valaha a pena....
    Desejo um ótimo feriado!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Seria então uma completa desilusão? Não me interessei em assistir, pelo fato de ser na verdade uma nova história. O que nem poderia ser chamada de adaptação?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tendo lido o conto fiquei em expectativa com a série, que decepciona não só por não contar com alguns elementos originais, mas também com as péssimas atuações. Parei no terceiro episódio, e realmente o jeito é esperar por Stranger Things. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei dia e noite esperando lançar a série pra descobrir que não é igual o livro? Na verdade, tudo que é baseado em algum livro, a adaptação é não exatamente igual. Ainda não vi o filme, mas já li o livro - é uns dos meus preferidos do King.
    Vou começar a ver a série esta semana e tirar minhas próprias conclusões, mas já sinto que vou me decepcionar. FATO!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou fã desse género de série então depois de ver o trailer decidi não assistir ( sou muito medrosa hahaha)
    Mesmo não gostando sei como é decepcionante colocar expectativas eu algo que eu gosto e espero anciões e no final a série não é o que eu espero.
    Efeitos especiais ruins eu até deixo passar em uma série ( levando em consideração o baixo orçamento que algumas tem), mas com relação à personagens acho que elas têm que ser bem trabalhadas.
    Quem sabe um dia eles não fazem uma adaptação melhor do livro.

    ResponderExcluir
  7. Lendo esse post percebi que sou desinformada, pensei que O Nevoeiro, da netlfix, era um filme :p
    É decepcionante quando criam alguma coisa prometendo monstros e tal, e depois a gente descobre que não são nada demais, aff. VOCÊ FALOU STRANGER THINGS??????????? Amei a primeira temp e estou ansiiiiosa pela segunda <3

    ResponderExcluir