RECADOS DO BEM

SINOPSE: Este livro foi inspirado no projeto do @instadobem e traz 52 textos pensados para te ajudar a enxergar a vida de forma mais positiva. Com ele você também pode planejar, semana a semana, a prática de novas ideias e de novos olhares sobre a vida que leva. Com certeza seu ano não terminará da mesma forma que começou - Ariane FREITAS e Jessica GRECCO - Editora GUTENBERG - 2017 - 256 páginas.

As paulistanas Ariane Freitas e Jessica Grecco conheceram-se na universidade de comunicação e, através de uma brincadeira sobre as ofensivas indiretas publicadas na internet diariamente, surgiu a brilhante ideia de começar um projeto com apenas frases inspiradoras e alto astral. Assim, a partir de um estalo momentâneo, as garotas passaram a dominar a Internet com o Indiretas do Bem. O nome icônico agora é uma marca que levam as ideias das garotas em livros, cadernos, cases... Enfim, elas estão onde a novidade e o bom humor apresenta-se. Não seria diferente com a moda surgida no Tumblr, os planners. Cadernos coloridos e organizadores de rotina, que fazem qualquer pessoa parecer uma portadora de um vira-tempo! Unindo a tendência com o estilo próprio, apoiado pela editora Gutemberg, foi lançado, em 2016, o planner fofíssimo da dupla.

Logo nas primeiras páginas, já é perceptível o grau de intimidade que teremos com o livrinho. Com um espaço para colocar o nome e um mantra para as horas difíceis, já previ que o levaria para todos os lugares. Em seguida, o calendário mensal com doze meses e lacunas para colocar as datas, permite utilizar como e quando quisermos. Eu adquiri o meu exemplar no meio do ano, mas posso iniciar o próximo ano até terminar o ciclo. Sem dúvidas, essas foi a parte que mais gostei.

Passando as páginas, encontramos um texto e uma ilustração para cada semana. Foi nessa parte que senti a maior impressão artística e jornalística das autoras. Mantendo as boas vibrações já encontradas nas redes sociais do projeto, os textos são leves, mas naquele estilo que muda seu dia e traz reflexões necessárias. Juntinho a estes, estão ilustrações lindas e coloridas, que já indicam o tema. Uma bela forma de começar a organização da semana com certeza, honrando o título do livro.

Logo após, vem a parte semanal do planner, que é bem pequena, mas o suficiente para não te deixar esquecer o essencial. Em tons pastéis, com os dias da semana e espaço para data, são um aliado para quem tem muitos compromissos. Ao lado, tem um espaço com atividade interativa, geralmente voltadas para autorreflexão e auto-estima. Eu sempre reservo um tempinho para deixar desenhos e uma lista bem bonita, o que não deixa de ser uma atividade relaxante.

Além disso, cada semana tem sua música relacionada com o tema. Unindo isso às referências da cultura pop (como o clássico guarda-chuva amarelo de How I Met Your Mother), fica impossível não identificar-se com pelo menos uma partezinha do livro/planner. As fontes desenhadas e os tons pastéis são um atrativo a mais, que super contentaram meus olhos atenciosos.

Como se não bastasse o miolo lindo, o livrinho tem capa dura e uma cobertura em metalizado rosé na lombada. A boa qualidade continua no papel, que possui gramatura alta, mas não o suficiente para desenhar e escrever com hidracor.

Para quem está a procura de um planner barato (o que não é comum no Brasil) com ilustrações e textos fofos, eu indico RECADOS DO BEM. Além de super-útil e portátil, inspira e acompanha na organização do dia a dia.



Compartilhe este post:

Mylane Damasceno

Além de ser amante da literatura, amo blogar. Gosto de atualidades ou de algo mais retrô. Leio de economia à literatura, de Rick Riordan a José de Alencar. Me emociono facilmente com filmes e livros, e tenho vontade de fotografar quase tudo que vejo. Sou fã de dias chuvosos e músicas calmas.

21 COMENTÁRIOS

  1. Ai que amor! Gosto muito dos planners que vejo lá no Tumblr. A galera mais criativa (da qual não faço parte) desenvolve alguns bem legais.
    A proposta é super válida e bem motivacional. Esse da Gutenberg é tão delicadinho que eu teria um pouco de receio de arruina-lo com minha letra haha
    Mas adorei a ideia! 😍

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que amor de livro!
    Já quero. É tão incrível o trabalho destas garotas, encher a redes sociais de palavras positivas, de amor, com mensagens do bem; estamos tão carentes disso.
    E a capa é lindíssima, e amei saber que é capa dura e dos detalhes que contém no livro/planner.
    Amei a indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Gostei muito desse livro lindo!! A edição está linda demais e ainda vem recheado de palavras positivas e mensagem belíssimas!! Adorei o vídeo de apresentação!! Muito bacana essa indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Que amor de livro/planner 😍 Gente preciso de um. Muito bom ver uma iniciativa tão bela que se iniciou nas redes sociais, ir para o papel. Muito fofo e muito criativo. Irá me ajudar bastante. Super amei e já super indico 😄

    ResponderExcluir
  7. Bacana esse livro/planner, a ideia de passar mensagens positivas é muito boa, além da pessoa poder se organizar em seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  8. Achei a ideia do livro bem interessante e a premissa também. É tão bom acordar de manhã com uma mensagem positiva, isso alegra o dia.
    Gostei mesmo e já quero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Eu ia amar ter um livrinho deste comigo. É gostoso quando a gente precisa de uma mensagem mais positiva no nosso dia, para dar um "up" na autoestima! Gosto dos videos que vocês postam, mostrando como o livro é no interior!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus meu sonho!!! Sempre quis algo assim, que fosse lindo e fofo e que eu pudesse deixar com 'a minha cara', de certa forma. Alem do fato de possuir mensagens inspiradoras e referências a séries (espero que tenha outras além de himym, não que eu não ame essa), Deus sabe o quanto sou viciada em séries e livros e algo que traz um pouco dos dois e o fato de ser capa dura é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  11. Eu achei que pra planner ele é bem ruim, é pra quem realmente tem pouca coisa pra colocar, muito pequeno o espaço da semana :/
    Mas bem bonitinho e super alto astral como tudo que elas fazem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Mylane!
    Gosto de livros do tipo, que nos faz pensar na organização, ao mesmo tempo, nos faz interagir, manter a ação e ainda planejar o que faremos.
    Sem contar com as mensagens incentivadoras e de elevação espiritual.
    Não tem como não desejar.
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  13. Realmente não me interesso por livros que seguem essa linha, mas fico muito contente em saber que ele surgiu através de redes sociais. As ilustrações é mais um ponto positivo, fora a estética do livro que já nos deixa com vontade de ter na estante.

    ResponderExcluir
  14. Gente, que coisa mais linda!
    Sou aficcionada por livros e por materiais de papelaria. As autoras conseguiram colocar as duas coisas em uma só com este planner, eu também levaria comigo para onde eu fosse.
    Fiquei curiosa para conhecer a página na internet, e encontrei frases e mensagens lindas. Sempre quis ter um planner e nunca comprei justamente pelo preço tão alto! E este aqui, sendo lindíssimo com todas as frases e referências músicas, tem um preço mais acessível.
    Vou procurar para comprar, sim ou claro:

    ResponderExcluir
  15. Mylane,
    Antes de mais nada que resenha maravilhosa! Fala sobre o livro, sobre seu material externo e sua essencial sem tirar a surpresa de quem pretende lê-lo. ♥ Parabéns!
    Que livro mais amor e cheio de positividade. Como não desejar? ♥ ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu usava tanto planner e agendas na época de escola que Recados do Bem me trouxe muitas lembranças s2
    Hoje em dia eu uso mais o calendário do celular, mas por conta da falta de tempo mesmo.
    Faz um tempo que to querendo voltar a escrever nas agendas meus livros lidos e meus favoritos, e adorei que as meninas conseguiram inserir um livro no planner *-* Achei bem inovador.
    Adoro tons pastéis e ilustrações!
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  17. Olá, achei a proposta de Recados de Bem bem criativa e dinâmica, sem contar que faz com que adotemos hábitos de organização em nossas vidas de uma forma super fofa. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. TOP COMENTARISTA
    Confesso que sou bem atrapalhada e
    Desorganizada kkkkkkk... então esse livro/planner
    Seria a união do útil ao agradável kkk
    Também tenho um tipo de frenezee
    Eu adoro esta escrevendo coisas
    Me da aquela sensação de alivio... De organização kkk
    Poder leva-lo para qualquer lugar é com certeza a melhor parte.
    Bem legal a iniciativa de colocar nas redes sociais
    Palavras positivas, de amor, com mensagens do bem. Adorei o Post!!!

    ResponderExcluir
  19. Depois de ler sobre planner, eu vi o video e achei super fofo.
    Nao costumo anotar os meus compromissos e se eu comprasse um desses seria so pra guardar pq eu não teria coragem de usar.
    Achei legal essa ideia de ter mensagens positivas nas paginas.

    ResponderExcluir
  20. Achei a ideia da publicação super original!
    Além de super fofa, ainda pode ser útil. Mas se eu me conheço bem, iria ficar com pena de usar rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Oi! Adorei a ideia do livro. Seria muito útil para mim pois vivo usando agendas para anotar meus compromissos, e misturar isso com frases inspiradoras e atividades voltadas para auto-estima deve ser sensacional. Beijos

    ResponderExcluir