HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN

SINOPSE: Harry Potter é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa, e, além de tudo, ele é um bruxo. Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a atmosfera é tensa. Sirius Black, por muitos considerado um servo de Lord Voldemort, esteve preso durante doze longos anos na temí­vel fortaleza de Azkaban, condenado pela morte de treze pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu – os guardas de Azkaban o ouviram murmurar enquanto dormia: “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.” Harry Potter não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado de amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles. - J.K ROWLING - Editora ROCCO - 2000 - 348 páginas.

O terceiro ano de Harry em Hogwarts foi o melhor até agora. Como sempre, Harry é obrigado a aturar seus tios durante as férias de verão, já que não é possível permanecer na escola de bruxaria durante esse tempo. Nessas período, Harry ganha uma visita que considera pior que os Dursley: a tia Guida. 

Tia Guida pode ser comparada com diversas tias de verdade por aí, porque o gênio dessa mulher incomoda todo e qualquer ser vivo. Após discussões e acidentes inesperados, Harry acredita ter sido expulso de Hogwarts. 

O terceiro livro da saga traz personagens novos, como o professor Lupin; o passado de Thiago com seus amigos; a Professora Trelawney, com suas predições de morte; Hagrid como professor de Hogwarts; e aventuras não permitidas a Hogsmeade por Harry, com a ajuda do mapa do maroto. 

Conhecemos, também, Sirius Black, assassino condenado, seguidor de Voldemort e fugitivo de Azkaban. Contudo, padrinho de Harry Potter. Graças à sua fuga, a escola de bruxaria é tomada por Dementadores, que são seres com um proposito: sugar toda a felicidade que existe em você. Sirius foi melhor amigo de Thiago durante o tempo em que estudaram em Hogwarts, os dois viviam aprontando e tiveram muitas histórias juntos. Harry não consegue entender o que levou o padrinho a trair a confiança de seu pai, e sente raiva do mesmo. 

Podemos perceber, durante a leitura desse terceiro livro, que J.K. está trazendo fatos mais pesados no livro, envolvendo mais detalhes das mortes dos pais de Harry e mostrando mais sobre como era Voldemort. 

A única coisa que traz a Harry alguma distração, durante esse ano que ele considera ruim, é o Quadribol, um tipo de esporte no qual existem três tipos de bolas, com sete jogadores em cada time, e apenas o apanhador pode terminar o jogo capturando o pomo, mas Harry é muito afetado por Dementadores, e isso faz com que ele perca um jogo importante, já que eles invadem o campo. 

Essa perda faz Harry se sentir mais impotente perante esses seres, porque até então, ele já havia perdido a consciência dentro do Expresso. Então, ele busca ajuda, e Lupin se oferece, usando um feitiço um pouco avançado: o Expecto Patronum. 

Algo que chama muita atenção nesse livro, é o fato de Hermione estar simplesmente ficando maluca com tantas aulas que vem tendo. Os meninos tentam descobrir como ela tem mais de uma aula ao mesmo tempo, e isso traz outro fato bem importante nessa história. 

Malfoy também se mostra ser bastante desonesto nesse livro, mais do que ele já era, e ameaça a vida de um hipogrifo com suas mentiras deslavadas, tudo para se mostrar mais ainda para os amiguinhos sem cérebro dele. O mais interessante da história, é que todos os fiapos soltos durante todo o livro se encaixam perfeitamente no final.

Para ler a resenha de HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, clique AQUI!
Para ler a resenha de HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA, clique AQUI!


Compartilhe este post:

Amanda Mesquita

Moro em Guarulhos, São Paulo, sou do signo de trouxas, amo comer coxinha, torta de bis com morango, açaí e cachorro-quente de 50 metros de comprimento, sentada em uma mesa, ao lado da minha melhor amiga, no meio da bienal.

16 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho certeza absoluta que para mim, este foi o melhor livros de todos os livros do Harry que li(e olha que li todos).rs
    Sirius é sem sombra de dúvidas, meu personagem favorito. E sempre vou me recordar dele neste livro. Pois a história começa a ter algum sentido depois de todos os acontecimentos.
    Ando namorando esta nova roupagem dos livros, já que li e tenho os na versão antiga. Estes novos estão lindos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo a Pedra Filosofal no momento, adoro as histórias de Harry, e esse volume do Prisioneiro de Azkaban ainda não li, mas gosto muito do filme, é um dos meus preferidos. A historia flui de uma maneira que te prende, os personagens estão mais maduros e o fato de Sirius ser considerado um vilão dá um ar de suspense, o final entao, surpreende!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda!
    Este é o meu favorito da saga, talvez, como você disse, pelo fato de Rowling trazer aspectos mais sombrios para o universo de Harry.
    É um livro muito bem acabado!! E Sirius Black é um dos meus personagens favoritos, é o elo familiar que Harry tanto precisa! Também sou muito fã do Hipogrifo e achei fascinante o que é usado para explicar o fato de Hermione fazer tantas aulas! O objeto mágico mais fascinante para mim, que ajuda com que o livro tenha sido concluído do jeito que foi!
    Os Dementadores também são muito importantes na estória, bem como a prisão de Askaban, que chega a dar até calafrios!
    E Malfoy segue a safa sendo Malfoy! Estou relendo os livros em ordem, ainda este ano pretendo ler "Harry Potter e a câmara secreta".
    E estou ansiosamente aguardando a versão ilustrada deste livro, que acredito que vai ser a melhor de todas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, de HP infelizmente por enquanto só vi os filmes mas penso em ler os livros futuramente e curti a resenha, fui lembrando das cenas que vi a medida que ia lendo sobre Sirius, Harry, Hermione :) <3

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dos filmes do Harry Potter, porém ainda não li nem um dos livros, e como já assisti os filmes, acabei adiando a leitura, quem sabe futuramente eu leia a série Harry Potter.
    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban parece ser muito bom, quem sabe futuramente eu leia este livro.

    ResponderExcluir
  6. A saga de Harry é incrível!! E o Prisioneiro de Azkaban é o meu favorito. Tanto o livro quanto o filme. A partir da metade do livro, a história se torna ainda melhor, viciante rsrs E para mim, Sirius é um dos melhores personagens do livro. E de toda a saga, o melhor para mim é e sempre será o Professor Snape. :D Seu ar enigmático me instigou muito.

    Adorei a resenha, não vejo a hora de ler as próximas.

    ResponderExcluir
  7. Que bela resenha, ainda não li nenhum livro do Harry, estou com o primeiro aqui na estante, preciso tomar vergonha na cara e lê-lo kkkk Amo os filmes assistia muito quando era mais nova, por conta disso tenho muita curiosidade em ler os livros

    ResponderExcluir
  8. TOP COMENTARISTA!!!
    OI AMANDA!
    Quem não adora Harry Potter?
    Eu sou super fã e adoro todos os livros e filmes. O enredo é
    totalmente viciante e eletrizante mostrando como a vida do
    Harry a cada ano na escola pode ser feliz com suas amizades
    e também pode mostra como ele não esta seguro em lugar nenhum.
    HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN É FANTÁSTICO.

    ResponderExcluir
  9. Sou suspeita em falar, pois, sou fã.
    Mas essa edição está lindíssima!
    Reli esse livro da série a pouco tempo, é visível o amadurecimento na escrita da Rowling desse livro em diante.
    HP é vida!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amanda!!
    Gostei muita da resenha. Adoro Harry Potter mas infelizmente só li dois livros da série e assisti todos os filmes. Adorei essa nova edição da Rocco com os livros com capa dura.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Olá, o que dizer da melhor série de todos os tempos? No terceiro livro a forma como a autora joga as informações e depois as interliga só melhora, sem contar na evidente evolução de alguns personagens e introdução de outros queridinhos (A.K.A. Lupin). Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu li este livro muitos anos atrás, antes mesmo de ser lançado o ultimo filme de HP, eu particularmente amei toda a saga e cada livro me surpreendeu muito! E algo que gostei muito foi isso que você mencionou, as pontas soltas! A autora consegue fazer com que tudo se encaixe no fim eu gosto muito de autores assim.

    ResponderExcluir
  13. Amanda!
    Os livros do Harry são tão envolventes e poder ir acompanhando o crescimento dele, tanto nas escola como na vida pessoal, sem contar que aos poucos seus segredos vão sendo revelados, torna a leitura ainda mais estimulante e agradável.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler esta série, pois já assistir ao filme e pela sua descrição foi possível lembrar de alguns momentos, como por exemplo, a Hermione está tendo várias aulas ao mesmo tempo, e o fato de estar ficando louca com tantos deveres, o jogo pelo qual Harry esta participando, que e muito divertido. Enfim, quem sabe quando eu tiver oportunidade, não dou uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Eu li somente o primeiro livro da saga. Conheci a história através dos filmes mesmo. Estou babando nessa nova edição dos livros. Fica ate difícil saber qual comprar, já que uma é mais bonita que a outra. Mas independente da edição, espero ler os livros em breve para saber de detalhes que o filme não conta. Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi Amanda :)
    Eu não nunca li Harry Potter, mas pretendo ler essas edições novas de capa dura. Estou apaixonada nelas completamente s2
    Meu filme preferido de toda a saga é esse terceiro livro. Eu adorei demais e foi o que me motivou a continuar assistindo os outros filmes.
    Adoro a Hermione s2s2 ninguém sabia como ela assistia todas as aulas ao mesmo tempo rsrs
    Sirius Black *-* Eu quase morri com a cena em que o Harry enfrenta os dementadores sozinho. Acredito que tenha essa cena no livro também.
    Espero sentir medo deles como senti no filme.
    Abc

    ResponderExcluir