MENINA VENENO

SINOPSE: Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor - Carina RISSIEditora GALERA - 2017 - 189 páginas. 

MENINA VENENO, da Carina Rissi, é uma dessas histórias curtinhas, pra ler em algumas horas. Com uma narrativa bem simples, inspirada em uma história que todos conhecemos, Branca de Neve, ela traz uma inovação, recontando a famosa fantasia no contexto do mundo da moda atual, com a cativante característica de manter os detalhes essenciais presentes na narrativa original, sendo, portanto, bem fácil perceber quem é quem enquanto a história avança. 
"Ainda não conseguia acreditar. Como aqueles idiotas puderam pensar um absurdo desses? Bianca não tinha a metade da minha beleza, do meu carisma, do meu talento! Era um absurdo terem me trocado por aquela coisinha sem graça esfomeada. Uma ofensa! Um insulto! Não diga nada, você não conhece a verdade." página 28
Malvina, a narradora, dialoga diretamente com os leitores em algumas partes e é a personagem que faz referência à madrasta da Branca de Neve. Ela é uma modelo, agora bem sucedida e totalmente apaixonada pelos mimos do mundo fashion. Mas não foi fácil pra ela chegar onde chegou e, por isso, ela defende com unhas e dentes todas as coisas que conquistou. Uma das falhas da história é que, embora a personagem seja uma vilã, algumas de suas ações são, de certa maneira, forçadas. Como quando ela foi presa e começou um "mini ensaio fotográfico" (como se a mesma gostasse da situação, o que fica bastante desconexo dentro da situação). Por ser uma narrativa que traz tão bem os detalhes, situações como esta fazem com que a história deixe um pouco a desejar, extrapolando o necessário. 

Malvina seria a clássica famosa mesquinha, que adora ser o centro das atenções, é até é (na maioria das vezes... tudo bem, quase sempre) se olhada fora de sua perspectiva. Porém, sob seu olhar, algumas de suas ações são até justificáveis, enquanto outras ainda parecem exageradas. Não que a mesma fosse achar isso, já que em sua consciência, está plenamente consolidado que ela está sempre certa. Bianca - preciso dizer a quem ela faz referência? - é a filha de Henrique Neves, o piloto de F1 que morreu aos 37 anos em uma de suas corridas. Malvina claramente não se importa com a garota, mas também não interfere em suas escolhas, de forma que, quando Branca é chamada para substituí-la em um de seus trabalhos, ela começa a ficar bastante irritada. 

Este é o primeiro ponto para o despertar da raiva da Rainha Fashion. Ela tenta ao máximo se afastar de Bianca, mas a garota, que deveria logo parar de importuná-la (por estar quase completando a maioridade), se intromete cada vez mais em sua vida. A "malvada" teria que agir. E o questionamento que tem se tornado cada vez mais presente nos livros, não poderia faltar: quem é o verdadeiro vilão? Nós realmente conhecemos esta história? E se, por um milésimo de segundo, a história tivesse, com o perdão do trocadilho, sido maquiada?



Compartilhe este post:

ana lu

Sou Ana Lu e uma das coisas que mais gosto de fazer é ler e ouvir música. Meus livros favoritos são Perdida da autora Carina Rissi e Belo desastre de Jamie McGuire. Eu espero poder compartilhar muitas experiências literárias seguindo sempre o lema "a persistência fez os grandes líderes".

18 COMENTÁRIOS

  1. Estava louca para ler esse livro. Ele traz o que chamamos de "o outro lado da moeda." Por exemplo, conhecemos apenas uma versão da branca de neve. A versão Onde a rainha é a malvada e a Branca de neve é a vítima da história. Mas e se não for bem assim? É como eu realmente acho. Em algumas histórias eu sempre torço para o vilão se dar bem rsrs é porque já se tornou tão clichê o "bonzinho" sAires ganhando. Bom, voltando ao livro, gosto desse tipo de narrativa, simples, rápida de se ler. Que não nos traz monotonia. Menina veneno é um livro que eu quero muito ler. Quero saber se Malvina vai se dar bem. Rsrs

    Ps: bela resenha. Como sempre 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Lu, tudo bem?
    Estou doidinha para ler este livro, já está na minha lista de desejados desde o lançamento.
    Sempre gostei muito de livros que trazem uma recriação dos contos de fadas, principalmente aqueles que mostram o lado dos vilões (desde criança sou fã deles!)
    A rainha má da Branca de Neve é uma das minhas personagens favoritas. Agora, ao dialogar diretamente com os leitores, Malvina se torna mais "real", podemos conhecer seus sentimento e angústias.
    Com certeza um livro que procuro conseguir o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Lu, a história tem o diferencial de ser narrado pela "vilã" (mesmo que a história nos leve a questionar sobre quem é o verdadeiro vilão) e isso pode ser interessante, mas infelizmente não me senti tão cativada pelos personagens e essa deve ser a primeira história da Carina que tô sem vontade de ler :/ Ainda assim, gostei muito da resenha, é a primeira que vejo dessa história, que tá com uma capa linda *__*

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Carina. Conheci esse livro em um evento da Record.
    Confesso que esse não me chamou atenção, essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei da resenha, mas o livro não me interessou.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Adoro esses livros inspirados em histórias famosas que já conhecemos! Sempre me divirto lendo as resenhas, uma pena eu nunca ter lido o livro em si. Nunca li nada da Carina, mas vejo bastante comentários positivos sobre ela. Uma pena que dessa vez o livro deixou a desejar em alguns pontos. Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá, releituras com o fito de humanizar os antagonistas dos contos de fadas não são raras, mas aqui a autora faz uma fusão de elementos da atualidade e de traços da obra original que convergem para um final cheio de expectativas e reflexões. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Hummm...
    Acho muito legal estas leituras de contos de fadas, e inspirada nos vilões parece ser melhor ainda.
    Estou louca pra ler Menina Veneno, mas só conhecia a sinopse e fico tentando imaginar como Malvina mostrará a sua versão. Sei lá, achava que ela se mostraria boa. E pelo visto não é assim... Vou esperar até que eu faça a leitura para ter uma opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Leio muitos comentários positivos referentes aos livros da Carina Rissi, porém ainda não li nem um livro dela.
    Inicialmente este livro me chamou a atenção pela capa, pois está muito bonita; Gostei de sua resenha, este livro parece ser muito bom, fiquei bem curiosa para ler ele.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro, em especial por ser muito fan das obras da Carina Rissi, e sua escrita possuir um toque de magia que transporta para estórias maravilhosas. E acredito que esta releitura do conto da Branca de Neve se passando nos dias atuais vai nos proporcionar várias reflexões, mas também uma leitura prazerosa e encantadora.

    ResponderExcluir
  10. Uma história da Branca de Neve só que mais moderna, gostei da resenha, gosto de ler histórias assim!! Os livros dessa autora Carina Rissi são bem populares, nunca li nenhum, mas fiquei curiosa para ler não só esse quanto os outros dela.

    ResponderExcluir
  11. Realmente 189 páginas é pouca coisa, mas achei a história meio fraca lendo a resenha, não pelo fato de ser narrada no ponto de vista da “vilã” e sim pelas atitudes e pelos acontecimentos, achei meio fraco... tem continuação?

    ResponderExcluir
  12. Eu conheço a escrita da Carina e adoro a forma de escrita dela. Não sei se irei ler esse, pois já estou saturada de releituras e histórias com pano de fundo do mundo de contos de fadas. Acho a rpoposta do livro bacana até, inverter a história e trazer essa confusão de quem é "do bem" e "do mal". Fiquei curiosa pra descobrir um pouco sobre a vida da Malvina.
    Valeu pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  13. TOP COMENTARISTA!!!
    Sou suspeita para falar sobre Carina Rissi rs rs
    porque eu amor tudo que ela escreve.
    Eu gostei bastante do enredo pois nas
    maioria dos livros é contado do ponto
    de vista da mocinha. Eu vou gosto de
    saber como a autora vai mostra a visão
    da Malvina pois pelo que li no post
    ela não é a protagonista perfeitinha
    que lemos em vários livros.

    ResponderExcluir
  14. Ana Lu!
    Muito bom uma releitura da Branca de Neve pelo ponto de vista da madastra, acredito que é por essas e outras inovações que a Carina Rissi faz tanto sucesso com seus livros.
    Entender melhor o ponto de vista da Rainha Malvada é bem diferente e interessante, deve ser uma leitura prazerosa.
    Um final de semana alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  15. Carina tem sido uma das autoras nacionais que só tem crescido nos últimos tempos! Começou fraquinha e hoje já alcançou uma legião de fãs. E como é bom ver o quanto a autora cresceu em suas letras!
    Este novo livro dela só tem resenhas positivas pelo mundo literário e elogios demais ao trabalho da autora.
    Vai para a lista de desejados, com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Carina está fazendo muito sucesso hoje, ainda não li nenhum livro dela, mas estou interessada em Perdida, só vejo comentários positivos dele. Sobre Menina Veneno confesso que não me chamou atenção em nada, acho que provavelmente eu não iria gostar!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana Lu!!
    Adoro as estórias da Carina Rissi, esse livro parece ser bem interessante por falar um pouco sobre a Rainha Má!! Sem dúvida vou gostar bastante dessa estória da Carina também!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Esse livrinho é muito legal mesmo e tendo poucas pàginas é melhor ainda. Ainda não li nada da autora, mas acho esse livro uma boa escolha para começar.

    ResponderExcluir