RAIO DE SOL

SINOPSE: Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo - Kim HOLDEN - Editora PLANETA - 2016 - 448 páginas.

É difícil falar sobre um livro que te marca tanto, principalmente porque faltam palavras para descrever o quão bom e doída foi essa leitura para mim. Eu poderia começar falando sobre uma personagem que me ensinou uma grande lição, que é: sempre aproveitar o máximo de tempo que temos, cultivar amizades e amar intensamente, mas não é só isso. Viver como se hoje fosse o último dia de sua vida, para que quando o amanhã chegar, não sobre arrependimentos.
"É toda Raio de Sol. Ela não só vê o lado bom das coisas... ela mora lá."
Kate é uma menina de 19 anos que, apesar de sua tenra idade, já viveu e passou por diversas adversidades. Ela é aquele tipo de pessoa que toma conta do espaço e que deixa todos felizes pelo simples fato de que ela existe. Na vida dela, não há lugar para tristezas nem lamentações, ela é literalmente um Raio de Sol na vida das pessoas que a rodeiam.
"Na hora que você pensa que conhece alguém, essa pessoa muda. Ou você muda. Ou os dois mudam. E isso muda tudo"
Ela se mudou recentemente para Minnesota para fazer faculdade e realizar seus sonhos. Ela esperava cultivar novas amizades e viver a vida intensamente, só não estava preparada para uma coisa: o amor. Keller trabalha na cafeteria que ela frequenta, no primeiro momentos os dois cultivam uma boa amizade, mas com o passar do tempo, os sentimentos vão surgindo, e lutar contra é em vão.

Keller é um jovem responsável, que teve uma vida muito difícil, ele é um personagem cativante e muito, mas muito fofo. Quando ele conheceu a Kate era um cara sério que vivia para superar as expectativas que seus pais tinham nele, ele não vivia para ele, mas para o que os pais queriam que ele fosse, e Kate veio para mostrar que a vida está aí para ser vivida.
"Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fiquei esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia."
Gus é um personagem que me cativou bastante, ele é amigo da Kate desde que eram crianças, por isso cresceram juntos. O amor que um sente pelo outro é incrível, é bonito e é emocionante. Ele vive e respira seu Raio de Sol, e se eu não tivesse me apaixonado pelo keller, ele, com certeza, seria meu Crush.

Kate é a personagem mais alto astral que eu já tive o prazer de conhecer, ela não leva nada pelo lado ruim, lógico que ela tem seus momentos, mas são raros e a positividade volta com força total. Além de ter um senso de humor incrível, ela também é ótima dando uma de cúpido, diga-se de passagem.
"Sorrisos não são sempre felizes, mas o dela é. É aberto, satisfeito e confiante. Ela parece simpática no sentido mais literal da palavra, como se você pudesse jurar que a conhece há anos e que ela sabe todos os seus segredos. E que ainda gosta de você apesar disso."
Desde o começa, nós sabemos que Kate esconde um grande segredo, mas isso para mim não foi uma surpresa. Nas primeiras 20 páginas, eu já tinha uma boa noção do que veria pela frente. Isso foi bom, porque tive tempo para me preparar emocionalmente, mas por outro lado, perdeu um pouco o sentido, já que as dicas dadas pela autora deixaram tudo um pouco óbvio demais.

Em contrapartida, o segredo de Keller continha uma incógnita para Kate, e para nós leitores. Eu fiquei um tanto decepcionada, porque esperava mais esqueleto no armário, mas no contexto geral, gostei e tenho certeza que, assim como Kate, também fui pega de surpresa.
"Sempre fui boa em aceitar as pessoas por inteiro, o bom e o ruim."
O livro tem vários clichês, mas isso torna o livro o que é. Eu, inicialmente, fiquei com medo que tivesse um certo triângulo amoroso, mas em momento algum Kate pôs em dúvida a pessoa pela qual ela estava realmente apaixonada.

RAIO DE SOL foi feito para fazer o leitor chorar. Apesar de toda positividade, o livro traz uma carga emocional muito grande e, mesmo agora, quando estou escrevendo a resenha, ainda estou com um caroço na garganta por segurar o choro.

Às vezes, eu me pergunto se não é bobo chorar por algo que você sabe que não é real, e cheguei à conclusão que não é, isso apenas faz de mim um ser humano como qualquer outro. Há livros que deixam o leito feliz, outros tristes, e tem livros que te marcam para toda a vida, e esse é um deles.
"O amor é um conceito elusivo, irreal e estranho. Sei que algumas pessoas sentem e não é que eu tenha o coração endurecido. Sou otimista, mas acima de tudo sou realista. Minha vida não vai seguir um conto de fadas, e tudo bem. Minha vida é a realidade. E, na minha realidade, as pessoas não se apaixonam, se casam e vivem felizes para sempre, porque a vida é complicada. E confusa."
A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Kate e do Keller. Eu esperava que tivesse também do Gus, acho que tornaria tudo mais interessante. A capa é um amor e tem tudo a ver com o livro. A divisão não se dá por meio de capítulos e, sim, por dias. Isso foi algo que me deixou um pouco estranha no começo, mas me acostumei rápido. Não encontrei nenhum erro ortográfico.

RAIO DE SOL é um livro que conquista nas primeiras páginas, e te leva a uma jornada que, no fim, deixará seu coração partido, mas também me fez ver a vida por outros olhos e me mostrou que devo aproveitar os momentos bons que tenho, porque, infelizmente, eles não voltam mais. E arrependimento de nada adianta em momentos como esses.
"Faça Épico."

Compartilhe este post:

Marlene Conceição

Meu nome é Marlene, moro em São Paulo, sou apaixonado por livros, leio conforme meu humor, não tenho um gênero literário definido, gosto de tudo um pouco, irei cursar faculdade de Medicina, amo séries e filmes.

16 COMENTÁRIOS

  1. Por tudo que li acima,entendi que não é somente mais uma história de amor, é bem além disso. É amor, cumplicidade, viver. É não se deixar abater pela vida, mas sim, levantar e bater poeira fora e tocar em frente.
    Como não conhecia o livro, já estou indo o colocar na lista de desejados.Este tipo de história, que literalmente, nos faz colocar nossa vida em jogo e claro, cogitar mudanças até radicais, me anima muito!
    Espero poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlene, esse foi aquele livro que peguei já esperando me emocionar mas pensando que não iria me causar grande impacto porque já tinha uma noção da história, contudo não teve jeito, me envolvi a ponto de terminar em prantos ao longo da leitura do livro, sou dessas rsrs, e não acho bobo também chorar com um livro, só demonstra o talento do autor ao conseguir nos envolver com a história :)
    Inicialmente também tinha medo do triângulo amoroso, mas ele não existe e isso é ótimo e a história vai além do romance, é uma lição de vida e achei lindo você afirmar o quanto ela te marcou, me marcou também, a história e os personagens, e fico na expectativa da editora vir a lançar o livro do Gus :D
    Amei a resenha *__*

    ResponderExcluir
  3. Como eu chorei lendo este livro, ainda mais porque eu não desconfiava de nada, imaginava que o segredo tinha haver com outros motivos, enfim, talvez esta tão imersa ao cotidiano da vida dela, a forma como conseguia compreender que estava ao seu lado, que me perdi. Chegou em momentos que vi tudo como uma lição de vida, me coloquei no lugar dela e pensei qual decisão tomaria se estivesse passando pela mesma situação. E sinceramente nem no pior dos meus pensamentos seria forte como foi. Também estou ansiosa pelo livro do Gus, e espero que esta publicação não demore.

    ResponderExcluir
  4. Também me emociono quando leio certos livros, não tem como não se colocar no lugar dos personagens como se fôssemos nós mesmos lá. Esse livro deve passar uma mensagem bem positiva, pois apesar da Kate ser nova, ela tira coisas boas de situações ruins e transmite isso a quem está a sua volta. Fiquei curiosa sobre que segredo ela e Keller guardam.

    ResponderExcluir
  5. Olá, confesso que já li outras resenhas do livro mas não tinha me interessando pelo história. Contudo, depois dessa descrição mais emotiva da trama, vejo que O Raio de Sol é um daqueles livros que conta com personagens marcantes que evoluem ao longo das páginas. Espero ler a obra em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Já li diversos comentários positivos referentes a este livro, e isto acabou me deixando bem curiosa para ler ele; Que bom que esta história foi boa para você, gosto muito de livros com histórias emocionantes, que como este livro, trazem uma carga emocional muito grande, sem dúvidas pretendo ler Raio de Sol.

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por livros que nos cativam. Que nos faz chorar, rir, e ao terminar de ler, nos dá aquela sensação maravilhosa de prazer misturado a uma pitada de tristeza por já ter acabado. Raio de sol, pelo que acabei de ler na resenha, não é diferente. E juro que o livro teria um triângulo amoroso, mas que bom que não teve rsrs porque as vezes acabamos torcendo para todos, mas no fim um acaba não sendo tão feliz. Este é mais um livro que pretendo ler. Nossa, esse blog a cada dia, está fazendo minha lista crescer hein rsrs fico feliz por conhecer novos livros e expandir meus horizontes. Amei a capa do livro, e já amei a história.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marlene!
    É sempre bom quando encontramos uma leitura que nos toca e nos faz rever nossa vida e a simplicidade dela.
    Consegui este livro através de uma troca e acho que agora vou colocá-lo na frente dos outros! Uma leitura que parece até nos deixar mais leves (apesar da grande carga dramática e da quantidade de lágrimas que ela provoca)!
    Gostei bastante dos quotes selecionados, eles nos mostram bem como o livro será trabalhado. Como até os clichês também são positivos, e fiquei super interessada em ler o livro loguinho, loguinho!

    ResponderExcluir
  9. Sou muito chorona com esses livros assim, aposto que vou me emocionar muito com ele. Raio de Sol parece ser bem cativante e reflexivo, esse tipo de leitura é muito boa para que possamos parar para pensar sobre nossa vida <3

    ResponderExcluir
  10. TOP COMENTARISTA!!!
    OI MARLENE!
    RAIO DE SOL parece ser aquele livro que vai me deixar amarrada
    do começo ao fim. Um livro que nos faz pensar e refletir sobre
    viver como se não houvesse amanhã. Os personagens já me deixaram
    totalmente apaixonada e louca para descobrir os segredos escabrosos.

    ResponderExcluir
  11. Romances não são o meu forte. Não sei, não acho inovadores.
    Acho interessante um segredo central no enredo, isso acaba dando um vigor, li outras indicações do livro, mas acho que esse não vai para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marlene!!
    Adoro livro de romances e sempre acabo chorando e muito quando o livro e muito emotivo, Já conhecia essa estória mais ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, amei a resenha e a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Eu não curto muito livros clichê, mas gostei dessa resenha, ainda mais por você ter dito que não existiu o triangulo amoroso! Ufaa! Quando tem triangulo amoroso eu tenho vontade de vomitar lendo o livro kkk não acho legal. Se um dia eu tiver a oportunidade, lerei esse livro com ctz!

    ResponderExcluir
  14. Marlene!
    Acabei de ler esse livro e ainda choro quando lembro da coragem de Kate e de como optou por viver...
    Gus é um grandão roqueiro maravilhoso, quem não queria ter ele como amigo? 'Xonei' nele e já soube que o próximo livro da série é exclusivo dele, aguardo ansiosa.
    Keller é um fofo e amei o segredo dele, não esperava mais coisas no armário não, afinal, ele parece e é um cara do bem...
    Sei que o livro foi um dos melhores do ano para mim.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Acho que já saquei também que segredos a protagonista esconde. Achei legal o fato dela ser uma pessoa tão positiva, mas o personagem não me transmite "verdade". Eu pelo menos, nunca encontrei alguém que conseguisse ser sempre feliz e não demonstrar suas tristezas. Apesar disso, que bom que o livro nos faz pensar e refletir sobre essas questoes de aproveitar e dar valor para as coisas. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que bom que não tem triângulo amoroso. Eu não curto muito, na verdade, detesto.
    Eu quero muito ler esse livro há algum tempo, principalmente porque tem resenhas bastante positivas.
    Acho que vou gostar muito da personalidade da Katy. Gosto de personagens extrovertidas e com senso de humor elevado.
    Essa capa é um amor *-*
    Espero gostar tanto quanto você *-*

    ResponderExcluir