A NOIVA

SINOPSE: Nastya é uma jovem mulher que viaja com seu futuro marido para a casa da família dele. Logo após chegar, ela percebe que a visita pode ter sido um erro terrível. Rodeada por pessoas estranhas, ela passa a ter visões horríveis à medida que a família do seu futuro esposo a prepara para uma tradicional cerimônia de casamento eslava.
DIREÇÃO: Svyatoslav PODGAYEVSKIY
DISTRIBUIÇÃO: Paris Filmes
ANO DA PRODUÇÃO: 2017
DURAÇÃO: 1H33
ELENCO: Vyacheslav CHEPURCHENKO, Aleksandra REBENOK e Igor KHRIPUNOV.

Quando o assunto é filme ruim, eles podem causar dois sentimentos no espectador. Quando a produção, já desde seu inicio, apresenta ser uma porcaria, o sentimento que fica é a raiva; ou quando o filme tem potencial para ser bom, mas no final joga tudo no lixo, o que sentimos é decepção. No caso que iremos analisar hoje, a decepção vai prevalecer.

Um casal apaixonado recém-casado no cartório viaja para a casa de campo da família do noivo, a fim de realizar uma cerimonia típica nos costumes eslavos. Porém, estranhos acontecimentos rodeiam essa antiga casa, e tudo só piora quando o noivo desaparece, deixando sua esposa sozinha com seus estranhos parentes.

Logo no inicio é explicado, em um arco de quase vinte minutos, um antigo costume eslavo de fotografar os falecidos como se estivessem vivos, em poses sentados e com olhos pintados em suas pálpebras. E o que isso tem a ver com a trama? Nada, é apenas uma das várias informações jogadas para o espectador de graça.

E como seria uma “cerimonia típica eslava”? Eu não sei, e você também não saberá, pois o filme em nenhum momento sente necessidade em explicar o que isso significa, mesmo essa informação estando em todo o material de divulgação. Pelo trailer, podemos perceber que no filme tem alguma coisa sobre uma noiva morta e assassina, correto? Errado de novo, a trama tem tantos furos que praticamente esquece e não se importa com nada que aconteceu no passado da sua própria história.

Para quem não sabe, o termo “eslavo” é usado para os povos que hoje vivem nos países do leste europeu: Rússia, Polônia, Estônia e etc. A NOIVA é uma produção russa que foi distribuída para muitos países. É raro filmes estrangeiros serem exibidos em grande escala e, infelizmente, esse é o único diferencial que esse filme pode nos oferecer. O primeiro ato é extremamente interessante para os curiosos, quase como um guia turístico sobre a beleza da Rússia, algo que não se vê todos os dias nos filmes que normalmente chegam até nós. É interessante observar como vivem e como tratam o medo.

Mesmo a trama sendo confusa, desinteressante e apelativa, a direção do filme se mostra muito focada. Os planos longos ajudam a criar uma pequena tensão, a fotografia realça o desconhecido e a trilha sonora arrepia, pena que tudo isso só funciona nos primeiros 30 minutos de projeção. É vendido como um filme de terror, porém está mais para um suspense capenga que não se sustenta na própria narrativa. Você não vai se sentir amedrontado, apenas o tédio vai prevalecer.

E para piorar ainda mais, o elenco é péssimo, são atores inexpressivos e preguiçosos. Querem botar medo no público, sendo que nem fingir um grito de susto os mesmo conseguem em uma sequência tensa. Por incrível que pareça, não temos diálogos bobos, mas as motivações dos personagens são, além de burras, questionáveis ao extremo. As pontas soltas na trama serão o brinde que você vai levar para casa depois de assistir A NOIVA. A cena final chega a ser hilária, com o roteiro deixando abertura para novas continuações, continuações que torcemos para não acontecerem, um filme ruim já basta, imagina dois?

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Terror no cinema nunca foi meu ponto forte. Assumida como medrosa, eu sempre consigo fugir de filmes assim..rs
    Andei dando uma olhada na chamada para este filme assim que começaram as divulgações,mas claro, a propaganda enganosa era forte demais. Só não imaginava que seria tão ruim assim.
    Não digo que não verei,mas tentarei fugir!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu imaginava, a proposta era interessante e ainda mais legal por ser um filme russo, mas infelizmente é bem fraco.

      Excluir
  2. Oi Rafael!
    Quando assistir ao trailer pela primeira vez eu imaginei que seria um ótimo filme, até que as críticas começaram. Muito se fala da atuação dos atores escolhidos, que são péssimos, e sobre a história, tinha realmente tudo para ser ótima, pena que não souberam manipular ela!
    Enfim, por curiosidade ainda devo assistir, mas com baixas espectativas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os atores são horrorosos, não conseguem passar nada para o espectador, não sei se são ruins mesmo ou se o diretor não conseguiu extrair deles o seu melhor, fica a dúvida, mas neste filme ninguém do elenco se salva.

      Excluir
  3. Nem assisto coisa de terror e um troço que me desanima ainda mais é quando o filme é muito meia boca. Vishi, mas esse aí não parece salvar nada. Talvez por mostrar um tiquinho de outro país, mas não compensa. Cheio de furos na trama então? Putz...
    Uma pena. É legal ver filmes de outros países e coisas assim, mas se não vale o tempo não vale o esforço de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse não vale nem seu tempo, com certeza vai ter opções melhores do que A Noiva rs

      Excluir
  4. Rafael!
    Nossa! Que produção horrorosa!
    Uma pena porque andava toda animada para assistir, porque nunca assisti nenhum filme Russo e pelo jeito, ainda não assistirei...
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também estava animado por ser um filme russo e não imaginava que seria essa atrocidade, decepção do inicio ao fim.

      Excluir
  5. Rafael pensa numa decepção? Foi esse filme pra mim...
    Estava bem curiosa pra ver, e qdo tive a oportunidade...Meu Deus que horror!
    Td mto péssimo!!
    Não recomendo não...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruim demais né, vale nem o nosso tempo

      Excluir