A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

SINOPSE: Um verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 (depois de ter sido rejeitada por várias editoras), essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. - George ORWELL - Editora COMPANHIA DAS LETRAS - 2007 - 152 páginas.

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial, em um mundo polarizado, dividido entre o capitalismo e o socialismo. Possui uma mensagem política bastante intensa e, até os dias atuais, é lido e aclamado pelo público mundial, tendo sido traduzido para as mais diversas línguas. Mas, acima de tudo, além da abordagem política e suas críticas, ele nos fala sobre LIBERDADE.

Esta obra se passa no interior da Inglaterra e é uma fábula protagonizada pelos animais da Granja do Solar, que decidem se unir para lutarem contra seus donos exploradores. Um dia, todos os bichos da fazenda se unificam e fazem uma revolução, expulsando os proprietários com a intensão de se tornarem livres e independentes. À partir daí, surge a Granja dos Bichos e o Animalismo. Dessa forma, os animais criam uma nova sociedade com o lema "quatro pernas bom, duas pernas ruim", na qual todos eles são iguais e bons, possuem os mesmos direitos e tarefas, ninguém é explorado (trabalham para si próprios). No entanto, com o passar do tempo, os porcos, considerados os mais inteligentes, assumem a liderança do grupo, o que promove uma hierarquização. Pouco a pouco, a tirania toma lugar na granja: regras inicialmente propostas visando igualdade passam a ser modificadas de acordo com os interesses de poucos, há o retorno da exploração, desigualdades surgem, a população é manipulada constantemente pelos líderes,...

Ao longo da leitura, tornam-se muito evidentes as referências e críticas feitas por George Orwell à Revolução Russa (1917). O autor, que era socialista e contra qualquer tipo de manipulação política, criou personagens (animais) que simbolizam figuras importantes da revolução: Napoleão representando Stálin, e Bola-de-Neve, Trotsky. Orwell nunca negou que esta narrativa fosse uma desaprovação direta à União Soviética, e as críticas feitas à política da época são extremamente claras e, algumas delas, conseguimos visualizar até hoje (como por exemplo, as manipulações feitas por representantes políticos sobre o povo visando somente seus interesses particulares).

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS é um livro extremamente rico em críticas e cheio de conteúdo (histórico, político, social,...). E, diferente do que muitos pensam, é uma leitura muito rápida e de fácil compreensão. Eu sempre tive expectativas muito altas em relação a ele, o que prejudicou um pouco minha opinião final; mas, de qualquer forma, foi uma leitura que me surpreendeu demasiadamente pela forma como Orwell soube criar uma alegoria tão bacana acerca do cenário político. É impressionante como o autor tinha uma visão à frente de seu tempo já naquela época: conseguiu enxergar claramente a tirania, desigualdades, dominação das classes, exploração de serviços e outros problemas sérios, quando todos fingiam não perceber nada (ou realmente não percebiam).

É uma obra que todos deveriam ler para abrir a mente das pessoas acerca de tantos problemas sociais que ainda persistem no mundo atual, incentivar reflexões sobre utopias e realidade e encorajar questionamentos a respeito de sociedades supostamente "mais justas e igualitárias".

Compartilhe este post:

Sara

Mineira, bookaholic e futura fisioterapeuta. Sou apaixonada pela vida e por tudo que ela nos oferece. Ler, viajar, conversar, dançar, comer e dormir são algumas das coisas que mais amo.

30 COMENTÁRIOS

  1. Bacana a idéia do livro, de contar a história do ponto de vista dos animais. O problema da desigualdade e exploração acontece ainda nos dias de hoje, infelizmente. Sempre vai ter aquelas pessoas no poder que só beneficiam a elas mesmas, não trazendo nenhum tipo de melhoria para o povo. Um livro para ler e refletir sobre vários pontos que poderiam melhorar a convivência de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina. Exatamente, desigualdade predomina nos dias de hoje (triste realidade). Essa obra nos traz muitas reflexões com toda certeza. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Sara!
    Eu já tinha mta vontade de ler esse livro, e lendo sua opinião me deu mais ânimo pra ler viu, o enredo eh bem rico de informações que deixa o leitor refletindo, vou tentar ler logo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! É um clássico fantástico rápido de ler e cheio de reflexões. Boa leitura, espero que goste. Beijos.

      Excluir
  3. Engraçado que mesmo este livro sendo um clássico, eu ainda não o tenha lido, infelizmente.
    Orwell é um ícone da nossa história e ter escrito este livro há tanto tempo e o manter vivo até hoje é dádiva de poucos autores e só os grandes realmente conseguem.
    Espero ainda poder ter este livro na minha estante!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Orwell definitivamente é um clássico até hoje por sua extrema inteligência. Ele via as coisas no seu tempo de forma única e, muitas de suas ideias são atemporais. Se você gosta de clássicos inteligentes, vai amar "A revolução dos bichos". =D Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  4. Olá Sara!
    Que delícia ver este livro aqui. Um dos meus favoritos da vida! Como pode uma metáfora usando animais representar todo um conteúdo histórico e político? É com certeza um livro que nos faz pensar muito, e concordo plenamente com você quando fala sobre liberdade.
    Apesar de descrever um período específico, o livro é cada vez mais atual, podemos lê-lo e encontrar críticas sociais que se aplicam à sociedade na qual vivemos.
    Com certeza é um livro que deve ser lido por todos! Abrimos nossa mente e questionamos tópicos essenciais presentes na nossa realidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Queria ler esse livro há anos, finalmente li e amei! As ideias de Orwell são incríveis e muito inteligentes. Uma obra atemporal que todos deveriam ler e refletir. Beijos.

      Excluir
  5. Tinha uma professora que indicou muito esse livro pelo conteúdo histórico e as críticas. Deve ser muito legal mesmo. Nem sabia quando ele tinha sido escrito e agora só imagino o quanto daquele clima deve ter refletido na história. A fábula, a coisa dos animais e como a gente deve conseguir tirar umas críticas fortes disso,  pelas coisas que dá pra refletir.. .ahh deve ser bem legal. Uma hora tinha que ler, ainda não  consegui e tem uns do autor que me deixaram bem interessada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. Vale muito a pena ler, porque é um livro curto e rápido de ler, mas, ao mesmo tempo, nos faz refletir muito. Espero que leia um dia. Beijos.

      Excluir
  6. Olá! Li faz um tempinho esse livro, e achei perfeito, com um enredo simples, mas como você disse cheio de conteúdo, com muitas mensagens importantes, e que continuam muito atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizete. Sim, o autor conseguiu falar de um tema tão difícil de forma simples, direta e atemporal. Beijos.

      Excluir
  7. A livro trás uma boa ideia, mas não é um daqueles que leria. Sempre ouvi (bons) comentários sobre o mesmo, mas nunca algo que me chamasse a atenção. É uma boa forma de abrir as mentes e trazer a História para todos. Adorei a resenha, porém é um livro que não pretendo ler. Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana. Entendo hahaha Que bom que gostou da resenha. Beijos.

      Excluir
  8. Sara!
    A princípio o livro pode parecer bem desproporcional, entretanto, a mensagem passada pelo autor acaba se tornando clara: é um comparativo com nossa própria sociedade e como as pessoas mudam quando estão com o poder na mão.
    Deve ser um livro fabuloso.
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. O livro tem várias referências à época em que o autor viveu, mas suas ideologias são atemporais e se aplicam até mesmo aos dias atuais (com essa péssima distribuição de poder e muita desigualdade). Vale a pena ler. Beijos.

      Excluir
  9. Olá, ainda não tive contato com a escrita do autor, mas já percebi que sua escrita repleta de uma acidez proposital referente aos acontecimentos da época deixa o leitor fascinado com seu enorme talento. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alison. A escrita do autor é muito inteligente e direta. Vale a pena! =) Beijos.

      Excluir

  10. Esse livro é muito bom! Dá vontade de sair fazendo revoluções por aí...hahaha
    Para estudar e entender melhor a Revolução Russa é maravilhoso, ele vira um excelente complemento! To até com vontade de reler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela! Concordo plenamente (adorei a parte: "Dá vontade de sair fazendo revoluções por aí" kkkkkkkkkkkkk). Beijos.

      Excluir
  11. Olá!
    Li este livro no segundo semestre de Direito na Universidade. É um livro bem interessante e deveria ser obrigação de todos á ler, rsrs. É um dos livros mais representativos e clássicos da literatura moderna. Gostei bastante pois envolve questões políticas e suas manipulações e totalitarismo também. Boa análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda! Também acho que todos deveriam ler hahaha Ele consegue envolver vários aspectos históricos sem ser maçante. Que bom que gostou, obrigada. Beijos.

      Excluir
  12. OOi!! Os meus tipos de livros fogem de assuntos assim, assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, mas eu gostei muito do tema abordado por esse, por se tratar temas que acontecem e sao bem alarmantes e preocupantes na sociedade em geral!! Então é um livro bastante válido devido ao seu conteúdo!! Obg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Eu também não tenho costume de ler livros assim, mas decidi sair um pouco da minha zona de conforto e me surpreendi muito com este. Valeu a pena ler. Beijos.

      Excluir
  13. Oi Sara!
    Olha, vou confessar que nunca li esse livro pode medo de não conseguir compreender o que nele é passado, não sei nada sobre a Revolução Russa, e em algumas resenhas fiquei perdida. Lendo sua resenha consigo entender que a crítica se estende até hoje não é? No nosso dia a dia ... Sabendo que o autor conseguiu mostrar de forma simples e clara o objetivo da história eu fico interessada em ler! Todos que lêem elogiam muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória! Eu também tinha esse medo de não entender as mensagens passadas pelo autor, mas te garanto que o livro é super tranquilo de ler. Se você tiver muita dificuldade em história, faça uma pesquisa sobre revolução russa (pode ser superficial, já vai ser suficiente). O livro possui críticas atemporais, que podemos encaixar até na política atual ahahaha Com toda certeza você consegue! Beijos.

      Excluir
  14. Oi, Sara!!
    Tenho muita vontade de ler essa estória incrível do autor, sem dúvida o autor consegui passar várias mensagens para nós leitores e certamente é um livro bem interessante!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Vale a pena ler, muito bom. Beijos.

      Excluir
  15. Oi,Sara!
    Gostei da sua resenha, a forma como você a escreveu é ótima.
    Gostei do fato do livro tratar de assuntos importantes a partir do ponto de vista dos animais.
    Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hannah. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! =D O ponto de vista dos animais é, definitivamente, muito interessante. Espero que goste. Beijos.

      Excluir