ECOS

SINOPSE: Ecos, a aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs - Pam Muñoz RYAN - Editora DARKSIDE - 2017 - 368 páginas.

ECOS é mais um lançamento do selo DarkLove, da Editora DarkSide Books. A história se inicia 50 anos antes da Primeira Guerra Mundial, quando Otto se perde na Floresta Negra em uma brincadeira de esconde-esconde com os amigos. Lá, ele encontra três irmãs encantadas que são prisioneiras de uma bruxa, todas personagens de uma história que Otto acreditava ser apenas uma lenda. Por acreditarem que o garotinho é um mensageiro, as irmãs mostram para ele como voltar para em casa e, em troca, Otto promete libertá-las, levando o espírito das garotas dentro de uma gaita de boca, cujo som é tão encantador que hipnotiza todos que a escutam. 

Assim, com o passar dos anos, a gaita passa pelas mãos dos quatro protagonistas que conhecemos em ECOS, durante as quatro partes encantadoras: Friedrich, os irmãos Mike e Frankie, e Ivy. O diferencial dessas histórias é que todas se passam em momentos importantes, como a ascensão do nazismo,  a Grande Depressão americana e a Segunda Guerra Mundial. O que eu mais gosto nesse tipo de narrativa são as informações que os livros de História não trazem.

Além da gaita, todas as três histórias têm algo em comum: música. Em ECOS, a música é a personagem que salva essas crianças. Assim como, por exemplo, a leitura é um ponto de fuga para mim, uma coisa que faço por prazer e para esquecer todos os problemas, a música significava exatamente isso para Friedrich, Mike, Frankie, e Ivy. Todos eles foram criados em um ambiente artístico, o que contribuiu, e muito, no caráter de cada um.

A escrita de Pam Muñoz Ryan é extremamente cativante e fácil de acompanhar, mesmo com a temática difícil, que na maioria das vezes deixa a narrativa naturalmente mais lenta. As histórias contadas em ECOS são do tipo que deixam o coração apertado, porque a gente sabe que todas essas dificuldades foram reais para várias famílias durante essa época tão difícil.

Como sempre, o trabalho gráfico da DarkSide Books está impecável, mas diferente de outras obras que li da editora, não é só um livro bonito que a gente quer ter na estante. Provavelmente ECOS foi a maior surpresa literária que tive até agora em 2017. É uma fábula tão digna que acredito que renderia elogios até dos Irmãos Grimm.

ECOS é um livro sobre ter esperança, mesmo quando tudo parece dar errado, mesmo nos tempos sombrios. E é justamente por isso que é uma literatura tão atual, tendo em vista todos os problemas que estamos passando, incluindo preconceito e intolerância. Pam Muñoz conseguiu unir de forma maestrosa, música, história e ficção, pontos que têm de tudo para dar certo e, felizmente, deram.

Compartilhe este post:

Ana Clara

Nasci em uma cidade do interior de Minas Gerais, chamada São Domingos do Prata. Já rodei todos os cantos do estado, até que surgiu a oportunidade de eu vir estudar em Diamantina. Amante de livros desde pequena - devo agradecer à minha mãe por isso -, sonho em ter uma biblioteca pessoal.

14 COMENTÁRIOS

  1. Livros que contém em sua história o real contexto histórico de determinada época são sempre fascinantes. E Ecos não seria diferente disso. Já chama atenção pela capa, que é fantástica. Incluir música também nem se fala. Tenho um certo fraco por livros assim. Eu achava que a DarkSide books era uma editora que só publicava livros obscuros e de suspense e terror. Estava completamente enganada. E é bom ver histórias como essa, onde o contexto histórico é de uma época um pouco distante, mas que é tão atual. Com certeza é um livro que temos por obrigação de ler.

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionada ainda como a DarkSide consegue ter títulos e capas tão grandiosas!!A capa deste livro está um escândalo de linda!
    Eu não conhecia a história, mas estou encantada com tudo que li acima. A magia, a esperança...e também esta pontinha de poesia contida na vontade de que tudo saia ou seja diferente! Adorei o enredo e se tiver oportunidade, quero muito poder conhecer o livro e ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Livros assim sempre me chamam a atenção, mas esse me conquistou e me deixou curiosa de uma maneira incrível. Nunca fui de acompanhar muito a DarkSide, mas sei mais ou menos os gêneros. Livros como ECOS dão um toque a mais na vida de cada um, principalmente porque cada pessoa consegue se encaixar em certos momentos da história. Livros que tem como tema "ter esperança" causa esperança nos leitores, afinal, não estamos na 2ª guerra mas o mundo de hoje está causando calafrios. Com certeza entrou pra lista!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma queda enorme por coisas dessas épocas, a história desses anos e todos os momentos marcantes que aconteceram no século. Tem uma graça enorme pra mim poder ver alguma coisa que fale desses tempos. Adorei esse detalhe da musica na trama também e deve ser interessante ver como isso afeta a vida desses personagens, como é importante...
    Pode ter uma escrita mais lenta, mas acho que iria amar porque fala de muita coisa real e faz a gente imaginar os sofrimentos, as coisas que passaram e viram. Estou com o livro aqui pra ler e não vejo a hora de conhecer essas histórias. Parecem lindas.

    ResponderExcluir
  5. Ana tô precisando ler esse livro...
    Vai cair como uma luva pra mim no momento.
    O enredo parece ser bem bacana, nunca tinha lido sobre ele, vai pra minha listinha...
    Bjs e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Parece ser um livro emocionante, é muito bacana como os autores conseguem criar enredos tão fantásticos tendo como ponto de partida eventos que ocorreram de verdade, e ainda abordam temas atuais, como o preconceito e intolerância, dica anotadíssima.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é simplesmente encantador!! Se tornou um dos meus preferidos da Darkside, todas as histórias se interligam no final, o que o torna mais emocionante, adorei conhecer cada um dos personagens e seus desfechos!!

    ResponderExcluir
  8. Livros baseados em aventuras e ação, e principalmente de época sempre são interessantes e fazem parte da minha lista de livros para ler. Gostei bastante da apresentação do livro e sinopse, possivelmente estará inclusa na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Clara,
    Gosto muito da coleção Dark Love, e entre eles estão alguns dos meus favoritos da vida, como "A guerra que salvou minha vida" e "Minha vida fora dos trilhos".
    Tive a oportunidade de ler Ecos no mês passado, e ele já foi para minha seleta lista de grandes favoritos. Ele é todo maravilhoso, desde a capa e diagramação, até a maestria da autora em contar as estórias e entrelaça-las no final.
    Também fiquei com o coração apertado ao ler as estórias, e ao perceber como a música pode mudar vidas e trazer esperança nos momentos mais difíceis. Momentos estes que retratam fatos históricos tão importantes, contados de forma direta e emocionante.
    Como você, fiquei fascinada com os fatos que o livro traz que não estão presentes nos livros de História. Fiquei tão envolvida com o livro, que peguei emprestada a gaitinha do meu irmão para ver se consigo aprender a tocar alguma coisa!
    Muito contente de ver esta resenha aqui! Livro lindo em todos os sentidos!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse é um dos livros que me deixou muito curiosa..alem de ter uma capa linda e maravilhosa, o enredo dele me deixou bastante intricante! Então já ta na lista de "quero muitoooo ler!" kkk
    http://carolsthing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. olá,
    Esse livro parece ser maravilhoso, começando por essa edição impecável da Darkside Books(vamos combinar, nunca decepciona).
    Livro + musica + determinadas épocas da história = tudo para dar certo.
    Livros que transmitem esperança, me deixam feliz. Eu quero muito ler ECOS, só tenho ouvido falar bem desse livro e da escrita dessa autora.

    ResponderExcluir
  12. Ana!
    Gosto de livros de contos e ver que aqui eles estão interligados e trazem várias histórias diferentees para cada personagem e abordando temas como guerra, abandono, preconceito que nos mostra várias realidades diferenciadas, causa mesmo certa curiosidade em poder ler o livro.
    Edição da Darkside sempre fabulosa, né?
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Que livro mais maravilhoso 💕 ele parece que derreteu muitos corações,pois só vejo críticas positivas dele. Ecos parece ser muito tocante mesmo, to doida para ler

    ResponderExcluir
  14. Olá, dizem que a Darkside possui capas maravilhosas mas títulos genéricos, porém Ecos prova o contrário. Essa mistura de fantasia e Segunda Guerra parece dar certo aqui, ainda mais pelo fato de a autora dividir a história em duas partes, convergindo para um maior entendimento da trama. Beijos.

    ResponderExcluir