JOGO DE ESPELHOS

SINOPSE: Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? - Cara DELEVIGNE, Rowan COLEMAN - Editora INTRÍNSECA - 2017 - 304 páginas.

No começo de JOGO DE ESPELHOS, conhecemos os personagens principais: Red, Naomi, Rose e Leo. Eles não se conhecem, contudo, uma atividade da escola, une os quatro, eles acabam formando a banda Mirror Mirror. Todos eles possuem seus problemas fora da escola, seja com os pais, escola, namorados, enfim, alí tudo é esquecido e focam apenas no prazer de fazerem algo de que gostam.

Vou dividir a resenha entre os personagens para não ficar tão complicado de entender. Red é o chiclete entre eles. Vive com a mãe, irmão e às vezes com o pai, que vive mais fora de casa do que dentro. A mãe alcoólatra, que não se importa com os filhos como deveria, e sua irmã mais nova, que não tem culpa de nada em tudo isso, mas acaba sendo vítima da sua mãe quando esta bêbada.

Léo, mora com sua mãe em um apartamento pequeno, contudo vive com medo, já que seu irmão mais velho foi preso. Contudo, sua maior preocupação é que ele será solto em breve e não deixará o culpado por sua prisão impune. No caso, pretende levar Léo para esse mundo, mas ele está perfeitamente bem, aproveitando a banda, escola e seus amigos. 

Rose vive com o pai e a madrasta, que pode ser sua irmã mais velha. Infelizmente encontra "felicidade" no sexo e nas drogas, deixa seus amigos preocupados com essa maneira de ser feliz, mas acaba maneirando de vez em quando.

Naomi, a personagem que aparece e não aparece ao mesmo tempo na história. Ela se esconde atrás de muita maquiagem e perucas, então só descobrimos como é sua aparência em mais da metade do livro. Ela é o pontapé para a história realmente começar. Naomi simplesmente some. No começo, ninguém desconfia, já que ela dá esses sumiços de vez em quando, mas quando se passa mais de uma semana, todos ficam preocupados e começam a falar entre si sobre o sumiço dela.

A partir daqui, a história do livro se desenrola nesse meio. Semanas depois, Nomi é encontrada entre a vida e a morte, toda machucada, com cortes no rosto, braços e pernas, com lesões e hematomas. Todos ficam assustados com o que aconteceu com ela e ficam se perguntando quem poderia ter feito isso, já que ela sempre foi uma garota calma e não se envolvia com certas pessoas, mas era apenas mero engano de seus amigos.

Uma personagem que apareceu após Naomi ser encontrada, foi sua irmã Amy. Totalmente diferente da irmã, prefere ficar sozinha, isolada em seu quarto, mas percebemos que o isolamento tem um motivo, a garota é uma hacker. Red que se aproxima dela para ajuda-lá a ficar sã, já que a irmã foi encontrada, e descobre uma faceta de Amy que fica escondida naquele quarto por quase todo o dia.

A história, por de ter muitos personagens como protagonistas, me incomodou no começo, pensei que fossem acabar se misturando. Minha experiência com livros que possuem muitos personagens principais não foi nada agradável, fiquei com os dois pés atrás literalmente no começo da leitura. Mas no decorrer desta, percebi que as autoras souberam dosar cada momento para cada personagem sem que nenhum deles tomasse o lugar do outro, deixando a leitura fluir, mas a leitura fluiu tanto que terminei o livro em dois dias, haha.

Os personagens já possuíam uma carga emocional muito forte vindo da família e quando descobrem o desaparecimento de Naomi e a sua volta dramática, ficam bastante abalados, fazendo com que  briguem e façam coisas que não fariam anteriormente. A família e a escola estão presentes em todos na história, não deixando faltar momentos bons e ruins nos dois lados, mostrando as facetas de suas vidas, deixando em aberto que a vida destes adolescentes não é nada fácil, assim podemos entender porque, às vezes, eles fazem suas escolhas.

De todos os personagens, aquele que me marcou bastante e que nunca irei esquecer da sua revelação, que me deixou boquiaberta por muito tempo, foi Red. Minha nossa, fui pega totalmente de surpresa, porque desconfiava de algo, mas nunca imaginei que fosse aquilo. E o final foi mais emocionante ainda, porque outra personagem me surpreendeu. Red foi a peça chave para essa história, nunca desistindo de procurar por Naomi. Mesmo depois que ela apareceu, ele ficou procurando pistas e mais pistas para prender o culpado por ter feito aquilo com sua amiga. Não estou dizendo que os outros não ajudaram, contudo Red foi o mais guerreiro nessa corrida contra o tempo e pela vida de Naomi.

O livro foi uma leitura emocionante, confesso que não estava colocando fé nenhuma, porque o que me incomoda muito, muit,o muito, é o nome da Cara Delevigne em caixa alta no meio da capa, deixando o nome do próprio livro e da autora que colaborou para escanteio. Sim, eu sei que isso foi marketing, todas as pessoas com quem conversei me falaram isso, porque de primeira vista, não se enxerga o nome do livro, mas sim da Cara. Fora isso, tudo perfeito.

JOGO DE ESPELHOS possui uma premissa diferente e arriscada na minha humilde opinião, não que os assuntos tratados na história não sejam normais, eles são absolutamente normais na nossa sociedade, contudo existe aquela parcela de pessoas que são contra e a favor de certas coisas. Recomendo para quem procura uma leitura média, com uma xícara de mistério e uma colherzinha de romance, e para quem gosta de ser surpreendido quando menos se espera.

Compartilhe este post:

Larissa Maciel

Sou louquinha, alegre, muito difícil me encontrar de mau humor, apenas quando passo a manhã sem comer nada, apenas desse modo, kkkkkk. Os livros são parte da minha vida há 5 anos, então já li bastante, mas como sabem, ler nunca é demais e sempre acrescento mais leituras. Sou estudante de Recursos Humanos, contudo o sonho é cursar Jornalismo e sou resenhista em alguns blogs. Prazer, Lari.

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Parece ser uma história bem intensa, personagens tão jovens, mas que já possuem tantos problemas, e que bom que a quantidade de personagens principais não atrapalha a leitura, fiquei bem curiosa para conhecer todos, principalmente o Red e a Amy.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra ver o que essa garota fez no livro. Foi uma surpresa ela estar lançando algo do tipo e queria conferir. Parece uma história interessante. Mas nossa, quanto personagem pra explorar! Tem muita coisa acontecendo e muita gente, mas até que isso é legal por tudo que pode acabar mostrando, os temas, as dificuldades de cada um e etc. Tem bastante coisa ali que chama atenção. O desaparecimento da Naomi dá uma curiosidade pra ver o que acontece, como aquelas coisas aconteceram com ela e porque. Ver os personagens se envolvendo nisso, toda a relação deles e etc e com essa história da Naomi é interessante, me deu vontade de descobrir. Acho que seria um livro bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa!
    Estou ansiosa pra conhecer o livro, gostei mto do tema, o enredo parece bem agradável...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Não sou muito adepta a estes tipos de temas. Mas tenho que dizer que fiquei bastante interessada e me chamou atenção, pois estes jovens possuí já uma carga emocional muito forte. Gostei da resenha e traz um "arzinho" de suspense e aventura e claro um grande enigma. Gostei da indicação e irei adicionar mais este livro as minhas leituras.

    Bj!:*

    ResponderExcluir
  5. Uma história com vários conflitos que ocorrem no nosso cotidiano, seja conosco ou com os amigos. Os personagens tem gostos diferentes mas que se completam, tentam buscar em algo que gostam, que no caso é a banda, aliviar os problemas. Não li o livro ainda, mas fiquei muito curiosa para conhecer o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa,
    Gostei bastante da forma como você apresentou os personagens na resenha. É a primeira vez que leio sobre o livro, e confesso que é fácil se perder no meio de tantos conflitos. Mesmo se tratando de personagens bem jovens, eles já trazem uma carga muito grande de vida e de experiências (principalmente negativas).
    Confesso que também me incomodei com o destaque para o nome na capa, o título do livro ficou muito pequeno, mas como não entendo de marketing não posso falar nada!
    Gosto de estórias com bastante mistério e várias reviravoltas e surpresas, e acredito que o livro vai ser uma destas estórias. Vai para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. OOi!!Fiquei curiosa para conhecer a história,porque são problemas que acontecem com muita gente e apesar dos problemas mostra a importância da união dos amigos em momentos que eles mais precisam de apoio!! Ja quero ler , valeu

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro, aliás, só tinha visto a capa pelo mundo literário sem dar muita importância!
    Gosto muito de histórias que trazem diversos personagens, onde no desenrolar das páginas, todos vão meio que encaixando, ainda mais no caso do livro acima, onde a carga é pesada sobre todos os quatro amigos.
    Quero muito ter a oportunidade de ler!
    Vai para a lista de desejados!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Até o momento achava que esse livro era uma autobiografia da Delevingne exatamente pelo motivo que você citou: o nome dela em maior destaque do qualquer coisa. E esse era o motivo que nunca me interessei no livro, por achar que era sobre ela; sua resenha me abriu a curiosidade, principalmente sobre Red e Amy, nossa, quero muito saber de tudo. Em compensação não é aquele livro que me deixou louca pra ter e ler, só curiosa mesmo. Espero que um dia eu possa ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa
    Confesso que o nome da Cara destacado dessa forma também me incomodou, tanto que nem tinha visto que havia outra autora participante, mas no meu caso o marketing teve um efeito contrário, pois não tinha procurado saber mais do livro por conta dela.
    Eu me surpreendi com sua resenha, apesar de ainda ficar com o pé atrás, percebo que a carga emocional e dramática do livro é intensa, e que os personagens - apesar de muitos - também são. Darei uma chance para a leitura quando tiver oportunidade, espero me surpreender ainda mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, nossa eu nem sabia que o livro não era só da Cara, pois nem dá pra ver o novo do outro autor na capa (jogada de Marketing mesmo). Enfim, se tratando da obra, vejo que é mais uma daquelas que aborda os estereótipos dos jovens, cheios de problemas e vícios. Pra quem procura algo mediano para ler, Jogo de Espelhos deve agradar. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ooi, que grande surpresa esse livro. Eu não li, mas leria. Não como prioridade, pelo menos no momento, mas leria sim. Muito bom saber que o livro é bem escrito, bem estruturado e gostoso de acompanhar, mesmo tratando de temas tão pesados e densos. Achei interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Larissa!
    Livro policial tem que trazer as pistas para acompanharmos e tentarmos ir soluionando o mistério conform vamos lendo.
    Ainda assim, apesar de suas ressalvas quanto as falas dos protagonistas, gostaria de ler, porque se a trama é intrincada, acredito que dê para quebrar a cabeça com ela.
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lari!!
    Que resenha maravilhosa!! Nossa esse livro parece ser muito bom, cheio de personagens conflituosos e reviravoltas que pegam você de surpresa!! Amei a premissa do livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Oi, Larissa
    não vou mentir, estou curiosa para ler esse livro e ver se a Cara sabe escrever. Amei saber que o livro é bem escrito, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir