ALÉM DA MAGIA

SINOPSE: Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro. No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda - Tahereh MAFI – Editora UNIVERSO DOS LIVROS – 2017 - 368 páginas.

Alice nasceu em um mundo bem diferente, repleto de cores diversas e as mais únicas possíveis. Um mundo mágico, habitado por pessoas peculiares. Porém, há um problema: Alice nasceu sem cor, e fica difícil para o povo de Farenwood aceitar o nascimento da garota.

A terra onde Alice nasceu é um lugar mágico, parece ter saído direto de um conto de fadas cheio de cor, as pessoas que a habitam também são mágicas e coloridas, então dá para ter uma ideia de como eles receberam a notícia de que Alice nasceu sem cor. A pele e os cabelos da menina eram brancos como a neve, ou seja, diferenciavam muito das pessoas que moravam ao seu redor. A verdade é que Alice nasceu rejeitada por todos e, como qualquer pessoa excluída, Alice deseja se incluir, ter uma vida normal e sem tantos julgamentos. Como conseguir isso num mundo em que ter cor significa ter magia?

Os jovens de Farenwood, quando completam 12 anos, recebem um tipo de desafio ao mostrar suas habilidades mágicas. Alice dá o seu melhor para conseguir se destacar nesse evento, a garota se prepara arduamente para provar que é capaz de demonstrar suas habilidades. Em contrapartida, podemos perceber que Alice sofre com o desaparecimento do pai, que era quem mais apoiava suas diferenças, e com a aversão da mãe, que não dá tanta atenção à filha.

Todos esses acontecimentos externos contribuem para Alice falhar na prova de habilidade, então ela acaba tirando a menor nota possível, colocando por água a baixo sua oportunidade de se aventurar por novos lugares e procurar por seu pai. Naquele meio termo, aparece Oliver, um garoto que insulta Alice, mas vê que pode se beneficiar da ajuda dela. Em troca da ajuda de Alice com o desafio de Oliver, ele promete contar onde está o pai de Alice. É assim que eles embarcam em uma aventura repleta de descobertas pelas terras de Furthermore, um lugar que é um pesadelo para o povo de Farenwood, e essa viagem promete surpresas inimagináveis. O que realmente acontece em Furthermore?

ALÉM DA MAGIA é o novo livro de Tahereh Mafi, autora de outros livros e bem conhecida pela série ESTILHAÇA-ME. Visto que li outros livros dela, confesso que esperava muito mais de ALÉM DA MAGIA. A história têm seus pontos positivos, uma leitura fluida e rápida, mas certos aspectos pareceram meio corridos. Apaixonei-me pela personagem principal, acredito que ela me cativou de um jeito bem mágico, e é através de Alice que o leitor descobre o grande sentido e a grande mensagem da história. 

É uma narrativa cativante, com momentos positivos e negativos, mas que conseguiu me deixar bem curiosa para a continuação da série Furthermore.

Compartilhe este post:

Amanda Pires

Amanda desde 1997. Estudante de Letras - Inglês. Apaixonada por músicas tristes e sebos. Escrevo sobre o que leio, leio sobre o impossível.

15 COMENTÁRIOS

  1. É um livro repleto de aventura e magia (misturado ao "mundo das cores"), né? Posso dizer que é um livro um tanto quanto diferente! Quero embarcar nessa aventura também!

    ResponderExcluir
  2. Assim que souber que Tahereh havia escrito um novo livro fiquei super empolgada pois gosto muitooooo da série Estilhaça me. Apesar de não ser meu gênero literário preferido ou o que estou acostumada a ler, a sinopse e sua resenha me fizeram ficar com mais vontade de ler ainda.Gostei desse universo de magia e cores que ela criou
    Pelo que vi, o livro dois já está em pré venda não é?

    ResponderExcluir
  3. Um mundo diferente do nosso, porém os desafios são os mesmos, como no caso da personagem que sofre pelo fato de não ser aceita pela sociedade em que vive. A história parece ser bem fluída e cheia de aventuras, espero que a Alice encontre seu pai e consiga desenvolver seus dons. A capa do livro é muito bonita!!

    ResponderExcluir
  4. Acabei tendo contato com as letras da autora em Estilhaça-me, mas depois acabei nem terminando a série de livros ;/ e só agora me dei conta disso.
    Li recentemente sobre o novo livro da autora e claro que já quis muito saber do que se tratava. E ao ler a resenha agora, me senti vendo Trolls..rs(a animação) que por sinal, adorei!!
    Claro que o enredo não tem nada a ver, mas o lance da falta de cor, ah, quem viu a animação, vai entender.
    Só sei que se tiver oportunidade, quero muito poder conferir a história e saber mais da personagem, que mesmo em meio a dor e a rejeição, parece ter entendido o verdadeiro sentido de tudo e mostrando a todos algo de muito valor!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito daquela outra série dela e estou esperando muito desse novo livro se acabar conseguindo ler. Tem uma história intersaante e a garota passa por maus bocados com esse jeito diferente dela, de não conseguir nem se provar boa lá mas tais habilidades e coisas assim. Parece uma trama interessante e tem potencial. Se não anima taaaanto assim ou a gente acaba esperando mais e não tem aí confesso que não sei se iria me importar tanto porque na outra série dela o primeiro livro não me empolgou tanto assim também. É esperar pra ver o que vem por aí. Mas acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
  6. Alice parece ser mesmo uma personagem cativante e a história super fofa, já criei empatia pela protagonista só pelo que li na resenha e fiquei curiosa pelas aventuras que eles irão enfrentar. O livro parece ter uma pegada juvenil, mas isso não desanimador pelo contrário. A capa tá linda e se não me engano já vi a capa da continuação por ai e é igualmente bonita. Quero sim conhecer mais dessa história futuramente *__*

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda, tudo bem?
    Já sou fã da autora, acredito que ela traz sempre séries com ideias originais. Aqui, a cor como ponto de partida parece ser bem interessante.
    A protagonista, por não ter cor, vai enfrentar altas aventuras no mundo colorido. Por si só, a ideia já traz bastante originalidade!
    Fiquei curiosa para descobrir os desafios que Alice irá enfrentar. Uma pena que o livro tenha partes que sejam corridas. Mesmo assim, creio que vale a pena ler, e torcer para que a série seja tão boa quanto a série iniciada por Estilhaça-me!

    ResponderExcluir
  8. Amanda!
    Sou super fã da autora e ver que neste ela diversificou e trouxe um enredo totalmente diferenciado de seus livros anteriores, uma protagonista que passa por provações para se firmar, deve ser uma leitura delirante e claro que quero poder fazer.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente me interessei por esta leitura, apenas pelo fato de que sou muito fan da distopia estilhaça-me, e por isto esperava deste livro algo surpreendente. Porém vejo que ela diversificou um pouco, pois agora o ponto central e a fantasia mais juvenil, já que a protagonista tem 12 anos. Outro ponto e que a trama possuiu uma leitura rápida, com um desenvolvimento cativante, que me fez querer sim dar uma chance a leitura, mas com um certo receio.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei bastante da distopia Estilhaça-me, logo quero muito conferir esse novo livro, a premissa parece ser bem interessante e capa está muito linda e fofa, me ganhou de primeira. Já estou curiosa para saber qual será o desfecho da história.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Adoro a série Estilhaça-me, mas admito que nem percebi que é a mesma autora hahaha A história me parece ser bem leve, e gostei de saber que vai falar um pouco sobre inclusão. Apesar de não ser o tipo de leitura que to procurando no momento, anotei a dica, pois parece ser uma obra ótima pra ressacas literárias hahaha (sem contar q eu amo histórias sobre magia). Beijoss

    ResponderExcluir
  12. É uma história bem diferente, nunca li nada da autora e não faço ideia de como é a sua escrita, mas eu gostei da ideia do livro. Parece ser um tipo de aventura meio juvenil.

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou bem legal, mas livros assim não são meu forte. Histórias de magia não curto muito, são bem cansativas para mim.

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda ;)
    Eu não li a série Estilhaça-me, então não sei falar sobre a escrita da autora. Eu gosto de livros que falam sobre magia e gostei da capa desse livro. Porém, não me animei pra ler. Não gosto quando livro tem a história corrida demais e não tem profundidade.
    Vlw pela indicação!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Amanda!!
    Adoro um livro de fantasia e essa é bem interessante!! Gostei da ideia da protagonista nascer sem cor em um lugar que todos são cheios de cor!! Sem dúvida vou adorar esse livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir