ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE

SINOPSE: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. No entanto, o trem é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sigo capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos - Agatha CHRISTIE - Editora HARPER COLLINS - 2017 - 200 páginas.

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE foi o primeiro contato que tive com a escrita de Agatha Christie, apesar de sempre ter ouvido comentários positivos sobre suas obras. Este foi publicado em 1934 e se consagrou entre os fãs de romances policiais, além de ter recebido várias adaptações cinematográficas, sendo que a mais recente terá crítica aqui, no GETTUB, amanhã!

Nessa obra de maior sucesso da autora, acompanhamos o detetive aposentado Hercule Poirot, que após ser requisitado em Londres, embarca no Expresso do Oriente, atipicamente cheio naquela época do ano. Quando a viagem começa, acompanhamos as atividades dos passageiros, e tudo se passa tranquilamente, até que o trem fica preso devido à nevasca que cai lá fora. Em determinado momento, um homem, Mr. Ratchett, aborda Poirot e tenta contratar seus serviços a fim de obter proteção, alegando estar sendo perseguido por um inimigo perigoso e correr risco de vida. Porém, o detetive declina o convite. Posteriormente, o corpo de Ratchett é encontrado em seu quarto, tendo sido assassinado com 12 punhaladas e, após esse crime brutal, inicia-se uma investigação, liderada por Poirot. O ambiente torna-se propício para o caos: o trem parado, todos presos no meio do caminho e há um assassino entre eles.

À medida que a investigação se desenrola, o leitor se pega criando teorias para descobrir quem é o culpado. A cada interrogatório feito, nossas suspeitas mudam de acordo com os álibis dos passageiros e, ao mesmo tempo, criamos acusações em nossas mentes conforme as desconfianças aumentam. A perspicácia e inteligência de Hercule Poirot são notáveis. Agatha Christie soube criar um personagem muito peculiar, com uma aparência que esconde toda a sua sabedoria. É um clássico romance policial em que: ocorre uma tragédia, investigações são feitas e o detetive protagonista desvenda todo o mistério contando as manobras feitas pelo criminoso.

A trama é bem interessante, porém achei algumas pistas óbvias demais, e sempre havia algo apontando para suspeitos específicos. No entanto, quando finalizei o livro, percebi que tudo fazia parte das estratégias da autora para enganar o leitor e promover um final surpreendente. Ao longo da leitura, criei várias hipóteses de solução para o assassinato, mas nada me fez imaginar o final dessa obra. 

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE é um livro curto que nos fornece uma leitura rápida, fácil e interessante; além de que o leitor consegue interagir com os ocorridos e tentar desvendar o mistério do crime junto com Poirot. Aconselho que não comecem a ler ele cheios de expectativas de cenas tensas e cheias de ação, assim, aproveitariam melhor a narrativa. De qualquer forma, a obra tem o seu encanto e um final com reviravoltas inesperadas.

Compartilhe este post:

Sara

Mineira, bookaholic e futura fisioterapeuta. Sou apaixonada pela vida e por tudo que ela nos oferece. Ler, viajar, conversar, dançar, comer e dormir são algumas das coisas que mais amo.

29 COMENTÁRIOS

  1. Agatha Christie é uma grande autora, a história desse livro prende o leitor por conta dos mistérios. Quando leio livros assim de suspense, penso em vários desfechos, ainda mais que tem um assassinato, podemos dar uma de detetive!! Não tive oportunidade de ler esse, mas em breve quero ler e assisitir ao filme pra comparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina. Sim, concordo plenamente. Espero que goste do livro e do filme (eu adorei ambos hahaha). Beijos.

      Excluir
  2. A maioria dos livros de Ágatha são livros curtos, que mesmo assim, sempre conseguiram trazer todo o mistério e nos deixar sempre com aquela pulga atrás da orelha. As reviravoltas de suas histórias,o improvável.
    Li este livro dela já tem um bom tempo e preciso reler novamente, até pela adaptação. Adaptação esta que está bem dividida entre negativo e positivo.
    Ainda não consegui ver,mas pretendo fazer isso em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Foi o primeiro livro da autora que li, mas é muito legal a forma que ela desenvolve a trama em poucas páginas. Fui ao cinema ver a nova adaptação e achei muito fiel e bem desenvolvido. Beijos.

      Excluir
  3. Então Sara, já tive a oportunidade de ver algumas adaptações das obras da Agatha, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro, acho que tenho que mudar isso rsr. Eu gostei da resenha desta obra, que por ser curta pode ser ágil, apesar de não ser aquele ágil repleto de cenas de ação e sim aquele livro que nos coloque pra pensar e tentar adivinhar o assassino fazendo com o leitor anseie saber o final. Ótima resenha, vou aguardar a resenha do filme pra saber como ficou a adaptação ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili. Demorei anos para ler este livro, que foi meu primeiro da autora, mas valeu a pena hahaha. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Assisti ao filme já e achei fantástico. Beijos.

      Excluir
  4. Agatha Christie é um ícone da literatura de suspense. Tenho muita vontade de ler um livro dela. Vou começar por esse. Também quero assistir ao filme mas só depois de ler.
    Soube que existem vários livros do Detetive Poirot mas que não é necessário ler todos ou em uma sequência. É verdade?
    E você Sara, acertou o mistério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Chelle!
      Vou responder parte da pergunta: sim, Agatha escreveu muitos livros com Hercule Poirot como protagonista, mas todos são independentes, não precisa efetuar leituras prévias, com exceção de Cai o Pano, que é o último livro em que o personagem aparece e faz referências a muitos dos livros anteriores. A título de curiosidade, Agatha escreveu Cai o Pano 36 anos antes de morrer. Ela amava seu personagem e não queria que escrevessem sobre ele. Ela mandou que Cai o Pano só fosse publicado após sua morte, ou seja, autora e personagem morrem juntos. Bjos!

      Excluir
    2. Oi, Chelle. Escolhi começar a ler Christie por esse também, já que sempre ouvi coisas boas sobre ele. Ainda quero ler vários dela, acompanhar a trajetória de Poirot... Infelizmente, não acertei o mistério; na verdade, acredito que ninguém acertou kkkkkkkkkk Beijos.

      Excluir
  5. Nunca li nada dessa autora mas sempre lembro de uma professora que tive que era viciada nela. Esse é um dos livros que ela indicou pra ler, bem famoso e bom de acompanhar pelo visto. Gosto de investigação, o mistério pra descobrir o culpado, os suspeitos e como a gente vai criando nossas teorias. Esse tipo de história me prende e sou viciada em ler coisa assim. A ideia de ela dar umas pistas na cara e como isso confunde pode ser bem legal pra surpreender no fim. Quero só ver o que vão falar do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. A autora se consagrou com seus romances policiais hahahha Esse é um dos livros mais conhecidos dela, por isso decidi começar por ele. O filme foi bem fiel à narrativa, mas aconselho a ler a obra antes. Beijos.

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro dessa autora, nunca tive vontade mesmo, apesar de falarem super bem de suas obras. E sem falar que, não curto muito livros que envolve suspense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane. Agatha Christie escreveu vários romances policiais, então, as obras tem suspense. Talvez não seja um gênero que você vá gostar. Beijos.

      Excluir
  7. Nunca li nenhum livro da autora, mas sempre fico intrigada com seus romances policiais, que sempre me despertam interesse. No entanto este seu livro me deixa muito curiosa principalmente, por construir uma trama tão bem elaborada e surpreendente, com uma estrategia que confunde o leitor, para o final seja totalmente inesperado. Bom, e claro que quero dar uma chance a obra, e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana. É um livro super bacana, deixa a gente bem curioso e envolvido. Já que as obras de Agatha Christie te chamam atenção, este pode ser um ótimo título para começar a ler. Beijos.

      Excluir
  8. Oii!
    Ainda não li nd da autora, gostaria tanto de conhecer, principalmente está obra, desde q ouvi falar me despertou interesse, é bom saber que é de rápida leitura pq assim posso ler e ver o filme em seguida...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Eu indico que leia o livro antes de ver o filme mesmo, fiz isso e foi muito bom; porque, na minha opinião, você entende melhor o que se passa na adaptação. Beijos.

      Excluir
  9. SAra!
    Fiz a leitura desse livro há mais de 35 anos e ainda tenho asensação que sentiu, de ser ludibriada pela autora, dando pistas falsas para ter um final carregado de reviravolta.
    Quero poder refazer a leitura em breve.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. É um livro muito bacana, a autora realmente engana o leitor hahaha. Obrigada, boa semana para você. Beijos.

      Excluir
  10. Agatha foi a primeira escritora que me tornei fã. Isso ha 20 anos atràs e desde então me apaixonei pelos livros de mistérios. Esse livro li e amei e não vejo a hora de assusti ao filme. Recomendo esse livro e todos da Agatha Christie aos leitores de plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula. Este foi meu primeiro livro da autora e gostei bastante hahaha O filme ficou ótimo também. Espero que goste. Beijos.

      Excluir
  11. Amo livros assim! Eu não li nenhum da Agatha até hoje e quero que este seja o primeiro, mas quero ler ele em livro mesmo, não quero baixar o e-book, então vou ter que esperar um pouquinho para achar uma promoção rsrs Acabei de ler O Casamento, um livro cheio de misterios que giram em torno de um assassinato também! Achei muito bom o livro e só descobri quem era o assassino (a) bem no finalzinho, quando foi revelado! Pois antes não consegui nem desconfiar direito de alguém, tamanho o mistério!
    Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica. Adoro livros assim, que me deixam na dúvida e me surpreendem ao final. Essa edição capa dura está incrível, vale a pena esperar uma promoção e comprar; ou então, você pode investir no box com 3 ou 5 livros da Agatha Christie, cada livro sai mais barato. Beijos.

      Excluir
  12. A Agatha sabe realmente como faz uma história repleta de mistérios e nos surpreender nos final. O Poirot é muito peculiar mesmo, engana todo mundo e ninguém imagina a inteligência e perspicácia que ele tem. Ainda não li Assassinato no Expresso Oriente, mas pretende ler e assistir ao filme depois. Acho que também vou me surpreender mais uma vez com a história dessa mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayane. Foi meu primeiro livro da Agatha, adorei a forma como ela conduz a história. Poirot é incrivelmente inteligente hahaha Fiquei chocada com a perspicácia dele. O filme ficou ótimo!!! Vale muito a pena assistir. Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Sara!!
    Nunca li nada da Agatha Christie, infelizmente não conseguir fazer a leitura de nenhum dos livros dela, mas sem dúvida são estórias que desejo muito ler por que adoro livros de mistérios e de investigação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Sempre tive muita vontade de ler as obras da autora, considerando quantos fãs ela possui hahahha "Assassinato no expresso do oriente" foi meu primeiro contato e eu gostei muito. Beijos.

      Excluir
  14. Oi! Eu também sempre vi muitos comentários positivos sobre a autora, mas infelizmente nunca li nada dela (quem sabe eu tmb não comece por esse livro? hahaha). Simplesmente amei saber que a autora brinca com os leitores nos fazendo pensar que sabemos quem é o culpado de acordo com as pistas, mas acaba nos surpreendendo no final. E saber que a história vai se passar num trem, sem ter para onde correr deve ser ainda mais intrigante. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela. Achei essa obra muito bacana para começar a ler Christie. A narrativa é muito bem construída. Beijos.

      Excluir