EXTRAORDINÁRIO

SINOPSE: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
DIREÇÃO: Stephen CHBOSKY
DISTRIBUIÇÃO: Paris Filmes
ANO DA PRODUÇÃO: 2017
DURAÇÃO: 1H53
ELENCO: Jacob TREMBLAY, Julia ROBERTS, Owen WILSON, Izabela VIDOVIC e Sônia BRAGA.

O tema central aqui discutido é algo que você já sofreu, viu alguém sofrer ou causou em outra pessoa, o bullying. Que consiste, basicamente, em zoar ou perseguir outro alguém propositalmente, com o objetivo de ofender ou magoar, sem motivo aparente ou com algum fajuto motivo. Mais comum em escolas, o protagonista Auggie sabe muito bem disso.

Auggie Pullman sempre estudou em casa e agora, aos dez anos de idade, se prepara para ir à escola pela primeira vez, depois de muita insistência dos pais. Ao nascer com uma doença grave, o menino precisou ser submetido a diversas cirurgias que lhe devolveram a audição, fala e etc. Porém, as reconstruções e procedimentos no seu rosto, resultaram numa aparência diferente e com diversas cicatrizes. Auggie ama seu capacete de astronauta e o usa diariamente, é inteligente e ama ciências. Logo se destaca na escola, porém sem amigos e sendo perseguido pelos colegas de classe.

Baseado num famoso livro do mesmo título, o roteiro segue Auggie e sua família na difícil jornada do desapego e as dificuldades de novas jornadas. A trama desenvolve todos os seus personagens com perfeição, abrindo diálogos e questionamentos para ambos. E a forma que o filme faz isso é a mesma do livro, dividindo a trama em pontos de vistas. E nem nos pontos de vista, o filme cai no clichê. Temos o olhar do protagonista, sua irmã, crianças da escola e até pessoas aleatórias, tudo com a finalidade de se parecer ainda mais com a vida real. Tratando-se de uma adaptação do material original, o filme se saiu perfeitamente bem.

Acompanhamos momentos da vida do protagonista durante o filme, não é uma história de início, meio e fim, é uma jornada que continua em nós mesmos. A jornada de sermos pessoas melhores e educarmos nossos filhos da maneira correta, e que maneira é a correta? É aquela que ensinamos a respeitar e aceitar as pessoas como elas são. O roteiro estabelece bem o fato de que os filhos são espelhos dos pais, meu filho vai ser o que eu sou, é mais complicado ainda quando o próprio filho percebe que agiu mal e os pais não enxergaram. Parece uma situação estranha, porém é mais comum do que imaginamos, fica ainda mais evidente depois dos exemplos citados durante o filme.

Jacob Tremblay é o jovem protagonista do filme, você deve conhecê-lo por seu apaixonante trabalho em O QUARTO DE JACK. Transmite muita timidez e emoção, impossível não se sensibilizar com seu desempenho. Arrasando como sempre, Julia Roberts é a mãe, aquela mãe que vive pelo filho a todo o momento, se emociona no filme todo e sempre tenta (e às vezes consegue) fazer o espectador chorar. A produção ainda conta com Owen Wilson, de MARLEY E EU, e a atriz brasileira Sônia Braga. Todo o elenco, todo mesmo, está incrível e ninguém decepciona.

Sim, o filme gira em torno de Auggie, mas assim como no livro, os outros personagens também são trabalhados. O drama de sua irmã mais velha, Via, é importante e interessante; sua ex-amiga, Miranda, passa por uma dificuldade, que muitos se identificam; e até mesmo o menino que zoa o protagonista ganha seu pequeno desenvolvimento. Todos muito convincentes, e o público não se sente sobrecarregado perante tanta informação.

Prepare-se para um dos filmes mais bonitos e tocantes que você vai assistir este ano. Fora a trama incrível e seu elenco afinadíssimo, a mensagem que o filme transmite é algo que precisa ser muito divulgado e enaltecido por todos: somos todos extraordinários!

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

15 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo a hora de poder conferir este filme, tenho comigo que será(é) um dos melhores filmes neste ano que está se encerrando!
    Li o livro já tem um bom tempo e preciso reler urgentemente. A escolha dos atores me deixou também muito feliz,amo o trabalho do Owen e tenho certeza de que mais uma vez, Julia também arrasou!
    Logo verei!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O elenco todo está arrasando, grandes atores e com um desempenho emocionante, com certeza um dos grandes destaques do ano esse filme <3

      Excluir
  2. Mas que bom já ver alguma coisa desse filme! E fico feliz de saber que tá seguindo bem o que é o livro, até com os pontos de vistas e os personagens sendo desenvolvidos e bem explorados. Assim a gente já espera ver algo que emocione, que faça entender cada um e como eles veem o garoto, como é a vida desse garoto nesse ambiente e etc. Os temas de bullying, amizade e família podem ter ficado bem legais. E com esse elenco a gente já espera algo bom. Esse menino parece dar um show a parte na atuação, estou bem ansiosa pra ver o que ele conseguiu fazer nesse filme ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O menino realmente arrasa, impossivel não se apaixonar por ele, uma criança tão pura e inteligente, merece muito ser conferido!

      Excluir
  3. Oi Rafael, se já tava animada com a resenha do livro, fiquei agora super animada pra conhecer essa história, pelos trailers que tenho visto do filme já deu pra perceber que esse é um filme extremamente emocionante e concordo muito contigo sobre a importância da mensagem que ele passa ser enaltecida. Fiquei bem feliz por saber que o filme não deixa a desejar em relação ao livro e sobre a afinidade e talento que todo o elenco nos apresenta na tela. Curti demais e agora só me resta ver *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só precisa ser conferido mesmo, porque o filme tá muito legal, fiel e emocionante, diversão para toda a familia!

      Excluir
  4. Rafael que lindo deve ser o filme, estou mto ansiosa pra ver, como ganhei o livro e ainda não chegou, vou torcer pra que chegue logo pra minha curiosidade não aumentar e eu não correr pra ver o filme...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro e o filme são experiencias apaixonantes, com certeza você vai amar cada momento que passará com essa história :)

      Excluir
  5. Será que estou psicologicamente preparada para assistir esse filme? Chorei horrores lendo, chorei só com o trailler. Jacob só de assistir o trailler já está mostrando que arrasa ainda mais em que o Quarto de Jack.
    Devo levar lencinhos de papel para o cinema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, prepare os lencinhos, toda a emoção e fofura que existe no livro, estão no filme, alias um dos melhores do ano :)

      Excluir
  6. Já vi que vou chorar horrores, e me surpreender também, pois achei que essa, era só uma história bobinha! Pretendo ler o livro antes de assistir o filme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler o livro e depois conferir o filme é uma excelente ideia também, a trama escrita é extremamente apaixonante, tenho certeza que irá gostar de ambas!

      Excluir
  7. Olá Rafael!!
    Somos todos extraordinários! Este é um dos meus livros favoritos da vida e estava super ansiosa pela adaptação!!
    Que bom saber que o filme preservou a essência das personagens e que se mostra tocante em sua beleza!! Fico ainda mais doida para assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou animado e muito feliz com o resultado do filme, ta excelente e vale muito o ingresso!

      Excluir
  8. Rafael!
    Falar que assistir o filme está entre as prioridades urgentes, nem tem graça, né?
    Só sei que comprei uma caixa de lenços, porque seu que vou me acabar de chorar, não apenas pela situação de Augiie sofre com o bullyind, mas também por ver que apesar de diferente, ele é um emnino de ouro e teráa sua família e os amigos ao seu lado...
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir