HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

SINOPSE: Harry Potter quer distancia da família tenebrosa com quem é obrigado a conviver para poder assistir à Copa Mundial de Quadribol com Hermione, Ron e a família Weasley. Ele também quer continuar sonhando acordado com Cho Chang, de quem ele gosta (talvez queira mais do que apenas sonhar com ela). Ele quer descobrir quem está por trás do mistério envolvendo escolas de magia rivais e uma competição que não acontece há mais de cem anos. Ele quer ser um bruxo normal de 14 anos. Infelizmente para Harry Potter, ele não é normal, ele é diferente – até mesmo para os padrões dos bruxos. E neste caso, ser diferente pode ser fatal. - J.K. ROWLING - Editora ROCCO - 2001 - 535 páginas.

A história se torna bem mais emocionante com as dificuldades enfrentadas nesse livro, e vemos que a J. K. o está direcionando mesmo para adolescentes e não mais para crianças.

Percebi que em cada livro, a autora vai colocando novos personagens que se tornam presentes nos próximos e dá a eles características fortes, para diferenciarmos e lembrarmos quem são.

Sinto que nesse livro, o Harry deixa de ser uma criança e passa a ver que o perigo real esta perto dele, logo após ele perder alguém próximo do nada. É neste mesmo volume que descobrimos um pouco mais do passado de Hagrid e sobre as maldições imperdoáveis.

Esse ano de Harry em Hogwarts é um pouco diferente dos outros, por não haver Quadribol, mas, sim, o Torneio Tribruxo, que é uma série de provas (mortais), onde alunos de outras escolas também competem, e apenas um será o vencedor, e o prêmio são mil galeões!

Nisso, Harry acaba tendo contato com Rita Skeeter, uma repórter do Profeta Diário, mas como não se dá bem com a mulher, tem que enfrentar uma série de mentiras deslavadas sendo publicadas. O nosso garoto também conhece Vítor Krum, o apanhador do time de quadribol da Bulgária, e Olho-Tonto Moody, que é um auror aposentado do ministério e se torna o professor de defesa contra as artes das trevas. Auror é um bruxo treinado para combater a arte das trevas, principalmente os seguidores de Voldemort (Comensais da Morte).

Em certo momento, após ser nomeado um dos campeões (eles são nomeados pelo Cálice de Fogo, daí vem o nome, mas o que é o cálice de fogo? É um objeto que julga quem são os dignos de participar do torneio, ele vê quem é possivelmente um vencedor e o escolhe, porém, sendo um objeto, ele pode ser confundido), junto com Cedrico, Fleur e Vítor (prestem atenção neles, eles voltarão), a amizade de Harry e Rony enfraquece, fazendo o garoto recorrer a Sirius como seu confidente sobre tudo que está acontecendo.

Acho CÁLICE DE FOGO um dos melhores livros da série por trazer a volta do inimigo de Harry, as descobertas sobre o passado, a amizade entre Rony e Hermione, que está se tornando algo mais forte, as Gemialidades Weasley, que eu particularmente amei, e o grande envolvimento que existe de personagens que nem imaginávamos neste retorno.

Compartilhe este post:

Amanda Mesquita

Moro em Guarulhos, São Paulo, sou do signo de trouxas, amo comer coxinha, torta de bis com morango, açaí e cachorro-quente de 50 metros de comprimento, sentada em uma mesa, ao lado da minha melhor amiga, no meio da bienal.

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Amanda. É bom ver a maturidade de um personagem e com o surgimento de novos personagens, o enredo não torna monótono e nem repetitivo!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, eu amo essa roupagem destes livros! Quando os li, estavam na primeira versão, com os personagens desenhados nas capas. Agora fico babando com essas novas capas!
    Li todos os livros e mesmo já tendo passado da idade, não tem como negar que Harry e sua turma marcaram e ainda marcam toda uma geração.
    Há uma época antes de Harry e outra depois. A autora sempre soube como conduzir seus personagens, colocando a amizade acima de tudo.
    Super dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Realmente é notável a transição de menino a adolescente que Harry passa nesse livro.
    Os eventos citados na resenha proporcionam uma emoção durante a leitura.
    Ron & Hermione fofos demais.
    Os personagens que surgem dão um colorido especial ao livro, inclusive o inimigo!
    HP 4ever fav do coração!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Amei conhecer seu blog, já estou seguindo. Ainda não li esse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca li o livro, mas já assistir o filme, e este e o meu preferido, talvez seja pelo amadurecimento dos personagens os tornando mais adolescente, construindo relacionamentos amorosos, e envolvimentos emocionais. Mas também nos deparamos com cenas de ação que nos deixa com o coração na boca. Pretendo adquirir o box e ler os livros para que eu possa fazer uma comparação entre filme e livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, sobre HP fiquei só nos filmes por enquanto, mas futuramente penso em ler os livros <3 Esse segundo livro com uma pegada mais juvenil me agrada, os personagens vão crescendo, novos e interessantes surgindo e esse é um dos filmes que mais gosto ;) Curti a resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Só lembro de filme mesmo e nem tanto. Achei legal isso de ela ir colocando uns personagens ali que vão se mostrando mais depois. É bom saber que ela desenvolve umas coisas assim, que vão surgindo e não só pra estar ali, mas com um papel e tal. Novas coisas acontecendo, o amadurecimento dos principais e o novo angulo que a gente vai vendo para as coisas é algo que fica legal na história, deve ser bom de acompanhar assim e ir vendo as mudanças, descobrindo as coisas...
    A escrita dela é boa, então deve ser fácil de se jogar nesse mundo. Se é um dos melhores livros imagino a ansiedade que deve deixar por mais!

    ResponderExcluir
  8. Olá Amanda, tudo bem?
    Meu livro favorito de Harry Potter ainda é "O prisioneiro de Azkaban", mas O cálice de fogo fica logo em segundo lugar! A presença de Olho Tonto traz a definição do Aurores, que serão necessários no início da parte mais sombria da série.
    Muito legal também conhecer Victor Krum e os alunos de outras escolas, e o torneio Tribuxo é um dos pontos altos da série. E, como você, amei o desenvolvimento entre os personagens e as peripécias dos gêmeos Wesley!!

    ResponderExcluir
  9. A história do Cálice de fogo é a minha favorita. Essa atmosfera do torneio tribruxo e os personagens nos envolve de uma tal maneira. O Harry, Rony e Hermione estão mais maduros e ai que entra os namoricos..rs. Tanto o livro quanto o filme são ótimos!!

    ResponderExcluir
  10. Amanda!
    Concordo com você, para mim é um dos melhores livros mesmo do Harry e filme também, carregado de efeitos especiais e muita responsabilidade para o Harry ter de defender sua 'casa' com outros mais experientes.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente nunca consegui curti Harry Potter, tentei assisti aos filmes e ler os livros, mas nada me agradava. Não é para mim de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda ;)
    Eu comprei A Pedra Filosofal nessa edição e estou apaixonada por ele s2
    Eu nunca li Harry Potter, mas pretendo ler os livros agora em 2018 e espero gostar muito de ter experiência na minha fase atual.
    Eu pude perceber que o filme tem muitos detalhes do livro, mas não tem todos e ta aí mais um motivo pra ler.
    Me lembro de algumas coisas do torneio tribruxo, mas não me lembrava que a amizade entre o Rony e o Harry ficava abalada.
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Simplesmente amo a história do Harry, e realmente nesse livro especifico é possível notar a transição de criança para adolescente que o bruxinho passou, a cada livro lido tornava-se ficava encantada, não tenho como dizer qual é o meu favorito.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Amanda!!!
    Que bom que você está gostando de ler esses livros de Harry Potter!! Comecei a pouco a ler o primeiro livro, e estou amando!! Pensei que, por que tinha assistido dos os livros acharia a leitura chata,mas pelo ao contrário estou gostando bastante!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Oi! Que bom que tu acha que esse é um dos melhores livros da série. Infelizmente, eu ainda não li todos os livros (li só o primeiro), então o que eu sei sobre o mundo da JK é aquilo apresentado nos filmes. Espero, em breve, ler todos os volumes e conhecer cada detalhe que só o livro é capaz de nos mostrar. (espero ter essas edições lindas também hahaha). Beijos

    ResponderExcluir