HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO

SINOPSE: Escrito em 1986, Hellraiser - Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema. Uma leitura rápida e devastadora, Hellraiser conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte. - Clive BARKER - Editora DARKSIDE - 2015 - 160 páginas.

HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO foi lançado pela editora Darkside Books em 2015, numa edição primorosa que se tornou uma das minhas favoritas: com capa dura, em um material similar ao couro preto (remetendo ao sadomasoquismo praticado pelo Cenobitas), com título e símbolos em dourado, fita de cetim e fotos do filme nas últimas páginas.

A história começa quando Frank consegue a caixa de Lemarchand (uma caixa poderosa que promete prazeres inimagináveis a quem desvendar seu enigma em troca da alma da pessoa), e após abri-la, ele abre também um portal para outra dimensão e invoca a Ordem de Gash a fim de conseguir tais prazeres. No entanto, ele é levado para o inferno e se torna prisioneiro dos Cenobitas (criaturas desfiguradas que apresentam o sadomasoquismo mais cruel a Frank), e passa a sofrer diversas torturas. Logo após, ele fica preso nas paredes da casa em que morava. Anos depois do sumiço de Frank, seu irmão Rory se muda para a casa dele, juntamente com a esposa Julia, com quem Frank já teve um caso. Com o passar dos dias na nova residência, Julia descobre que seu antigo amor está preso nas paredes de um quarto da casa e precisa de sua ajuda para escapar. Assim, várias surpresas aparecerão para deixar o leitor em completa agonia.

Esse livro de terror é bastante tenso e doentio, contendo personagens perturbadores. Ele possui uma linguagem nua e crua, bastante direta e com palavras de baixo calão. A leitura é muito rápida, pois, além de ser uma obra curta, a história é inquietante e deixa o leitor muito curioso para descobrir o final. Eu finalizei HELLRAISER em poucos dias, devido à ânsia de conhecer o desfecho de tudo e o destino que cada personagem teria.

A narrativa me agradou bastante por ser bem escrita e fiquei impressionada com a imaginação ilimitada e assombrosa do autor (fiquei me perguntando de onde ele tirou tantas ideias cruéis para escrever o livro). Incomodou-me um pouco as mudanças bruscas dos personagens, o quanto eles ficaram "insanos" de uma hora para a outra: Julia, uma dona de casa e boa esposa, repentinamente decide lidar com forças do mal e fazer coisas cruéis para salvar o ex-amante; e Kirsty, amiga dos protagonistas, antes muito tímida e "boba", rapidamente descobre o que está acontecendo na casa e começa a lutar para salvar os amigos (MUITA loucura)! Confesso que não gostei muito de Frank pela sua personalidade e seu jeito grosseiro e prepotente, o que me fez torcer muito para ele se dar mal no final.

Recomendo HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO para quem gosta de livros perturbadores de terror. É uma ótima leitura para pessoas que já assistiram aos filmes, mas não entenderam a história por completo. Venha conhecer os poderosos Cenobitas e seus "prazeres" infinitos...

Compartilhe este post:

Sara

Mineira, bookaholic e futura fisioterapeuta. Sou apaixonada pela vida e por tudo que ela nos oferece. Ler, viajar, conversar, dançar, comer e dormir são algumas das coisas que mais amo.

32 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sara. Não gosto de livros sombrios, pois depois fico com medo e imaginando tudo, mas tenho uma pequena curiosidade em ler alguns livros assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane. Eu adoro livros sombrios hahahha Mas confesso que esse me fez ter pesadelos. Beijos.

      Excluir
  2. Sou apaixonada pelas capas da DarkSide. Sem nenhuma dúvida, é a Editora que mais capricha nelas.
    Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, só vi alguns relances dos filmes, até por terror não ser meu gênero favorito no cinema, só na literatura.
    Mas quero muito poder ter e ler este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A Darkside realmente capricha muito nas edições, pena que os preços sejam tão altos. Assisti ao filme depois de ler a obra, no entanto, diferente do que eu imaginava, a adaptação não ter nada a ver com a história... =/ Mas manteve os personagens Cenobitas e suas torturas após a abertura da caixa. Beijos.

      Excluir
  3. Devo confessar que esse não é meu gênero literário preferido. Mas a história parece ser bem interessante. Quem sabe um dia eu me arrisque e tente ler Hellraiser?! Sempre é bom expandir o gosto literário.
    Devo concordar com amiguinha que comentou a beleza e qualidade das capas e edições da Darkside. São lindas mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chelle. É um livro bem pesado (linguagem nua e crua), então, recomendo para quem curte livros sombrios de terror. A Darkside arrasa nas edições, mas lamento os preços que cobram =/. Beijos.

      Excluir
  4. Sinceramente só pelo fato de você citar que esta e uma estória perturbadora, e insana de terror, sinto muito em dizer, mas já me senti totalmente desmotivada a leitura, pois e algo que não me desperta interesse. Entretanto lendo sua resenha foi notório o quanto o autor trabalho muito bem as cenas, construindo momentos que lhes surpreendeu, e fez questionar sobre sua imaginação tão aterrorizante. Bom, este e o tipo de livro mais indicado para quem realmente gosta e aprecia este gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana. É um livro perturbador, indico para os fãs de terror. Beijos.

      Excluir
  5. Oi Sara, admiro sua coragem haha, não tenho força pra ler Hellraiser e pra falar a verdade desde que vi umas fotos do filme nunca tive nem curiosidade pra saber mais da história e não conhecia essa trama envolvendo a mulher do irmão, ex-amante do protagonista e do sadomasoquismo que existe. Então, achei louco, mas interessante e acho que deve agradar a quem curte histórias sombrias. A edição tá mesmo caprichada e tua resenha muito boa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili. Adoro livros pesados, principalmente os que envolvem serial killers hahaha Este é perturbador, cheguei a ter pesadelos após a leitura; é uma trama muito louca kkkkkk A edição é fantástica, por dentro e por fora. Fico feliz que tenha gostado da resenha. =) Beijos.

      Excluir
  6. Sara eu sempre tive a curiosidade de conhecer Hellraiser, qdo conheci os filmes me tornei fã, nunca li livros, e agora com essa novidade da Dark vou qrer conferir com toda ctz!
    Essa capa tá linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. O filme que assisti após ler o livro não tem nada a ver com a história (tem outros personagens e etc). Ele foi lançado em 2015 pela Darkside e tem uma espécie de "continuação": "Evangelho de sangue"; as edições de ambos estão fantásticas, vale a pena conferir. Acho que vai gostar. Beijos.

      Excluir
  7. Só pela premissa de uma caixa, desejos e prazeres a serem concedidos e a coisa toda de pagamento com alma e coisa e tal já saio correndo. Terror. Não é meu estilo e não nego. Não deu vontade de ler esse livro ainda não.
    Maaas achei interessante pelas coisas que o autor inventa ali, deu uma curiosidade pra saber todos os terrores e crueldades que ele fez na história.
    Quem sabe um dia acabo lendo né, vira e mexe me dá umas vontades de ler gêneros diferentes e não posso dizer que nunca leio, mas ainda passo longe xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. Entendo, é um livro pesado hahahaha Se um dia ler, vai se surpreender com a insanidade dos personagens kkkkkkk Beijos.

      Excluir
  8. Adoro esse tipo de história, terror e suspense juntos são melhor ainda!! Tenho muita curiosidade em ler esse livro justamente para conhecer mais sobre os cenobitas, com seus hábitos intrigantes, e a trama pelo visto flui rapidamente prendendo a atenção do leitor para querer saber o desfecho. Já vi o filme, mas ler o livro é sempre melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina. A história é perturbadora e muito bacana para que curte terror e suspense; a leitura é muito rápida, porque o livro é curto e a trama envolvente (o famoso "ler em uma sentada"). Assisti ao filme depois de ler o livro e, a adaptação é muito diferente mesmo. Beijos.

      Excluir
  9. Olá Sara, tudo bem?
    Este é meu estilo favorito,terror com suspense, e acredito que será uma leitura assustadora. Me lembro de ter assistido ao filme quando ainda era criança e de ter ficado impressionada (apesar de não ter compreendido inteiramente o filme)
    Agora, consegui esta edição linda através de uma troca do skoob, e na verdade também é uma das minhas favoritas da editora (apesar de ainda não ter lido). E acredito que a narrativa será mesmo muito boa, nua e crua, inquietante e muuuuuito perturbadora. Todas as estórias que lidam com a alma da pessoa se mostram beeem intensas!
    Fiquei super curiosa para descobrir quais são as ideias cruéis do autor, bem como para verificar o tamanho de sua imaginação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. Tudo bem e você? Acredito que você vai curtir bastante a leitura de "Hellraiser", é perturbador. A edição é uma das minhas favoritas da editora também, está fantástica. Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  10. Sara!
    Viajei em sua resenha e fico impressionada como consegue imprimir as sensações que sentiu ao ler um livro e nesse foi bem marcante.
    Já assisti o filme há tempos atrás e ainda tenho sentimento de medo guardado ao ver a figura da capa do livro e todas as torturas...
    Quero demais poder ler o livro.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. Obrigada hahaha, fico feliz por conseguir expressar o que sinto na leitura. O livro é bem perturbador, desperta um lado bem sombrio na nossa imaginação ao montarmos as cenas em nossas mentes. Achei a narrativa muito melhor que o filme kkkkkk Boas festas para você também, obrigada. Beijos.

      Excluir
  11. Olá! Definitivamente esse livro não é para mim. Nossa só a resenha já me deixou com medo (risos), confesso que o gênero não é o meu favorito e fujo de livros assim que tenho certeza que vão me deixar sem dormir por uns bons dias. Mas concordo com você quanto à capa e o acabamento que estão impecáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizete. Entendo hahaha Indico a leitura somente para pessoas muito fãs de horror, porque é bastante pesado. Beijos.

      Excluir
  12. Oi! Gosto bastante de livros de terror, mas não sei se gosto dos que são muito perturbadores hahaha Fiquei curiosa para conhecer o Frank e descobrir o pq tu desejou mal pra ele hahaha Enfim, adoro as edições da Darkside, mas sempre me decepciono com as histórias, então ainda não sei se pretendo ler. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela. "Hellraiser" é bem cru, e isso é perturbador para muita gente hahaha. A Darkside arrasa nas edições mesmo, mas concordo com você: muitas histórias decepcionam (não todas, mas a maioria). Beijos.

      Excluir
  13. Nossa... eu gosto de livros assim, mas fico com um pé atrás quando o livro tem palavrões, eu não gosto muito, não sei porque.
    Me lembrei de um filme que vi, de uma mulher que fica presa nas paredes de uma casa e mais a frente uma outra mulher descobre, é super estranho... mas curti a ideia do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica. O livro tem alguns trechos com palavrões, mas isso não predomina na linguagem. A ideia da obra é bem perturbadora e estranha hahahha Beijos.

      Excluir
  14. Ja ouvi falar desse livro, é bem pesado para mim, tenho muito medo. Para quem gosta é um prato cheio, mas para mim... Eu gosto de dormir a noite. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula. Entendo hahaha Recomendo o livro somente para fãs de terror mesmo, porque é bem pesado. Beijos.

      Excluir
  15. Oi Sara ;)
    Eu li um livro de terror nacional que me surpreendeu tanto que agora estou dando muitas chances para o gênero.
    O que falar da Darkside em quesito publicação de obras? Ela simplesmente arrasa nas edições. As que tenho, guardo com muito cuidado. São muito lindas *-*
    Mesmo adorando as edições, não senti vontade de ler a obra por esse detalhes que você citou. Personagens com atitudes sem explicação e acontecimentos sem sentido não são a minha praia, mas adorei conhecer mais uma publicação da Darkside.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayane. Para ter interesse por novos gêneros precisamos mesmo de um livro bom que nos desperte a vontade de ler mais, que bom que está gostando de terror hahaha Eu amo! As edições da darkside são um arraso, pena que muitas histórias são decepcionantes. Esse livro é fino, então a história não é tão aprofundada nos personagens; mas é bem perturbadora. Beijos.

      Excluir
  16. Oi, Sara!!
    Adoro um bom livro de terror e acho essa edição linda demais!! A editora Darkside dar um show nas suas publicações!! Amei a indicação sem dúvida esse livro vou ter que comprar!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! Se você gosta de livros impactantes vai adorar este. A edição está fantástica, vale a pena ter na estante. Beijos.

      Excluir