MELHORES E PIORES DE 2017 PELA EQUIPE DO BLOG


Chegou a época de fazer aquela seleção marota do que teve de melhor e pior durante o ano. Faremos dois posts sobre isso: o primeiro é este, com os melhores e piores livros e filmes segundo a equipe do GETTUB; o segundo, vocês já sabem, é a votação popular premiada (e que prêmios!) que está acontecendo desde o início de dezembro, e podem apostar que teremos algumas surpresas nos resultados. Você ainda não votou? Então corre, porque está quase acabando. Agora, entre no post e conheça o que gostamos e não gostamos em 2017!


Este post está dividido em duas partes: na primeira, a equipe de livros fala um pouquinho sobre suas escolhas; na segunda parte, o Rafael fez um texto caprichado sobre os filmes que ele escolheu como melhores e piores. Ah, e quase todos os livros e filmes tem resenha e crítica no GETTUB, então, se ainda não leu, aproveite!

LIVROS

A seleção feita pela equipe faz referência aos livros LIDOS EM 2017 e não apenas aos LANÇADOS EM 2017. Então, vocês verão que existem obras novas e outras mais antigas.



AMY


TRÊS COROAS NEGRAS (MELHOR): Enredo bom, traz mulheres fortes que não precisam ser "salvas" por homens, onde a trama faz com que o leitor torça por todas as protagonistas. Resenha AQUI!
O QUARTO DO SONHO (PIOR): Livro sem sentido, sem emoção, sem história decente, personagens desinteressantes, e a "reviravolta" no final, mais decepciona do que surpreende. 



ANA


A LÓGICA INEXPLICÁVEL DE MINHA VIDA (MELHOR):  Pode não ser o livro mais profundo do mundo, mas mexeu comigo. O autor apresentou uma história super delicada sobre amor, família e autoconhecimento. Impossível não se apaixonar por ela e pelos personagens.
O COLETOR DE ESPÍRITOS (PIOR): Uma história que tinha tudo para ser diferente, mas simplesmente não funcionou para mim. Não consegui enxergar sentido em momento algum e o protagonista só fez eu sentir ranço mesmo.



ANA LU


A PRISÃO DO REI (MELHOR): Tem uma trama muitíssimo bem elaborada, que traz novos ares à história, além de ser a continuação de uma das minhas sagas favoritas. Renhase AQUI!
ORANGE IS THE NEW BLACK (PIOR): Não é um livro ruim, na verdade. É muito bem escrito e cumpre bem a ideia original de relatar o que se passa dentro dos presídios e outras questões sociais. Porém, não foi tão bom quanto eu esperava, provavelmente pelo fato de ter muitas diferenças em relação ao enredo da série.



BRENA


LOBO POR LOBO (MELHOR): Uma ideia genial, com uma narrativa bem original, que reúne aventuras muito bem descritas, personagens muito interessantes, que fazem o leitor querer fazer parte da aventura.
FRAUDE LEGÍTIMA (PIOR): Uma boa ideia, só que mal executada. Com personagens mal desenvolvidos e trama fraca, no qual o mistério não prende muito a atenção do leitor. O que mais me decepcionou, na verdade, foi antes já ter lido um livro da autora e ter gostado muito.



CARL


SENHOR DAS MOSCAS (MELHOR): Uma das obras mais fortes que li na minha vida, com uma alegoria sobre o ser humano e seu lado irracional e selvagem, quando sem paredes que limitam suas ações. Resenha AQUI!
QUERIDO DANE-SE (PIOR): Uma aberração literária, com uma protagonista egocêntrica, invejosa, egoísta,em situações bizarras e cheias de maus exemplos para o público juvenil alvo. Fuja correndo desse lixo... Resenha AQUI!



LARISSA


O CEIFADOR (MELHOR): Que livro maravilhoso! Personagens arrebatadores, fortes, fazem suas escolhas, sendo certas ou erradas, mesmo alguns deles sendo adolescentes. A trama é bem desenvolvida, com todos os pontos altamente explicados e sem falhas. Um mundo realmente específico e lindo ao seu modo. Resenha AQUI!
NÃO CONTE NOSSO SEGREDO (PIOR): Premissa deixa muito a desejar desde o começo, esperava muito desse livro, mas foi uma decepção do início ao fim. O romance das personagens é pouco explorado,  a convivência familiar e a escola se torna o ponto alto do livro, deixando as personagens de escanteio, em alguns momentos fiquei perdida por falta de maiores detalhes nas cenas e acontecimentos.



LAYLA


WARCROSS (MELHOR): Fui completamente surpreendida por quão bom e reflexivo é o livro, uma vez que a temática sobre jogos e hackers não me atrai tanto, e fiquei surpresa também pelo fato da autora, que já tem outros livros lançados (e que são muito bons), não usar uma mesma fórmula para escrevê-lo, diversificando e não deixando o leitor decepcionado. É um livro único com uma temática incomum, com representatividade e reviravoltas difíceis de prever. Marie juntou o mundo dos jogos com o conceito de livre-arbítrio e individualidade e deu muito certo.
O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS (PIOR): A história não se desenvolve, tornando-se entediante, e o personagem atípico não fora caracterizado e descrito de um jeito bom, perdendo o potencial de tudo o que o livro poderia dar aos leitores, com conscientização e novas informações, e tornando-se uma leitura cansativa e por vezes confusa. Resenha AQUI!



MARIANA


EM BUSCA DE WATERSHIP DOWN (MELHOR): Um dos melhores livros de fantasia que já li, não me surpreende estar em segundo na categoria de melhor livro de fantasia nos EUA, ótima narrativa, ótima história, um livro que vale a pena ser lido.
A LEITORA (PIOR): Livro bom, com ótimos detalhes, porém com um pequeno defeito que compromete toda a leitura. Resenha AQUI!



MARLENE


MIL BEIJOS DE GAROTO (MELHOR): A trama é incrível, os personagens são apaixonantes, a história é triste, porém ainda muito reflexiva, a narrativa é bem fluída e o final é arrebatador. Resenha AQUI!
A COROA (PIOR): Essa foi uma leitura que demorei quase dois meses para fazer, a personagem é chata, a narrativa é maçante, o livro é muito rápido e termina de maneira abrupta, o romance não me convenceu e o final foi uma decepção.



PRISCILA


OS GAROTOS CORVOS (MELHOR): Stiefvater sabe construir personagem como ninguém mais sabe. A profundidade que ela dá à história é o que torna esse livro incrível. O início dessa saga é instigante e fascinante. Resenha AQUI!
A RAINHA VERMELHA (PIOR): Apenas mais do mesmo, tudo o que eu já havia lido em outros livros reunido em um só só que de forma mal desenvolvida, com muitas pontas soltas e incoerências. O livro se propõe a ser muitas coisas (romance, fantasia, distopia) e acaba falhando na maioria. Resenha AQUI!



SARA


A GAROTA CORVO (MELHOR): Trama sensacional, muito bem desenvolvida e envolvente; aborda temas importantes de forma bastante crítica e é cheio de reviravoltas. Apesar de ser um livro grande, a narrativa é tão enigmática que ficamos loucos para chegar ao final e desvendar todo o mistério. Resenha AQUI!
A MENINA SUBMERSA (PIOR): História arrastada em que nada acontece; a narrativa é muito confusa e cheia de incoerências, me senti perdida do início ao fim. A proposta de “desvendar” a mente de uma pessoa esquizofrênica não deu nem um pouco certo e o livro ficou totalmente sem sentido. Resenha AQUI!



FILMES

O fim de ano chega e com ele vem o Papai Noel, panetone, uva passa e as famosas listas de melhores/piores. Aqui temos a seleção dos melhores filmes de 2017. Dividida em duas partes: a primeira abrange os melhores; e a segunda, os piores. E você? Quais filmes lançados em 2017 são seus favoritos? Deixem nos comentários e vamos debater mais e mais!


MELHORES

1. STAR WARS - OS ÚLTIMOS JEDI

A lista é comandada pela maior franquia que o cinema já viu. o novo STAR WARS provou mais uma vez que consegue sempre se reinventar e criar coisas incríveis.


2. DUNKIRK

DUNKIRK é um poderoso relato sobre sobrevivência, e atualmente é o maior filme sobre a segunda guerra quando o assunto é bilheterias.


3. LOGAN

Neste ano nos despedimos do grande Wolverine em um filme intimista e sangrento. LOGAN é um final poderoso para um dos maiores ícones do cinema de ação.


4. EM RITMO DE FUGA

EM RITMO DE FUGA é uma das grandes surpresas do ano, trama cheia de ação e suspense, vai levar o espectador ás alturas.


5. IT - A COISA

O cinema de terror se destacou muito em 2017 e IT - A COISA mostrou como se adapta com perfeição um livro e ao mesmo tempo se tornou a maior bilheteria da história entre os filmes de horror.


6. MÃE

MÃE estreou em setembro e conseguiu com seu roteiro intenso e elenco de estrelas embaralhar o cérebro de todos.


7. HOMEM-ARANHA DE VOLTA AO LAR

O “cabeça de teia” finalmente ganhou seu filme pela poderosa Marvel, DE VOLTA AO LAR, e iniciou com perfeição sua entrada no jogo.


8. MULHER MARAVILHA

Warner provou com MULHER MARAVILHA que o público anseia pelo poder feminino, que mais heroínas em filmes solo é o que o espectador quer.


9. LEGO BATMAN

LEGO BATMAN mostrou que animações com heróis são tão profundas e eletrizante quanto os filmes normais.


10. POWER RANGERS

E uma das series mais amadas ganhou um filme com tudo de melhor que Hollywood pode oferecer, POWER RANGERS é diversão sem limites.



MENÇÕES HONROSAS

FRAGMENTADO

Nas menções honrosas, eu não poderia deixar de citar o suspense FRAGMENTADO, feito com um orçamento minúsculo, quebrou vários recordes e deixou o público de queixo caído com o desempenho maravilhoso de James McAvoy.


BINGO O REI DAS MANHÃS

Por último, mas não menos importante, BINGO O REI DAS MANHÃS é o grande destaque do cinema nacional em 2017. Acompanha a historia real do palhaço Bozo que teve um dos programas de maior audiência aqui no Brasil nos anos 80. Trama emocionante, engraçada e com um elenco esplendido.


A BELA E A FERA

A BELA E A FERA, o live action de uma das animações da Disney mais amadas, encantou a todos e é a maior bilheteria do ano até o momento.
   


PIORES

Tivemos grandes bombas, projetos horríveis que queriam apenas o dinheiro do espectador e, para a nossa felicidade, grande parte deles foi um fracasso nas bilheterias. Abaixo teremos os dez piores filmes de 2017 e algumas menções, aqueles filmes que quase entraram na lista. Vamos lá!

1. DEATH NOTE

No topo da lista temos a produção original Netflix, DEATH NOTE, adaptação de um dos animes mais famosos do mundo. Tinha tudo para dar errado e deu. Mudou toda a trama, americanizou tudo e, para piorar, todo o novo enredo é horrível. Sem falar nos personagens que tiveram suas personalidades mutiladas. Em questão de adaptação é uma desgraça e analisando apenas como um filme de suspense e ação, continua sendo horrível. É difícil encontrar alguém que tenha gostado desse filme. Crítica e resenha dos mangás, AQUI!


2. A MÚMIA

Querendo imitar a Marvel, a Universal Studios inicio esse ano seu patético “Dark Universe”, com um remake desnecessário de A MÚMIA. Trama sem pés nem cabeça, fracassou em criar uma história interessante e nem nos efeitos visuais eles acertam. Tom Cruise está no seu provável pior filme e desempenho da carreira. Crítica AQUI!


3. TEMPESTADE - PLANETA EM FÚRIA

TEMPESTADE PLANETA EM FÚRIA é mais um daqueles filmes de desastres naturais, porém engana o público, já que as poucas cenas de destruição são porcas e tudo no final se resume a uma briguinha de irmãos. Crítica AQUI!


4. 50 TONS MAIS ESCUROS

50 TONS MAIS ESCUROS provou em 2017 que é possível fazer um filme sem roteiro. Praticamente não tem história e tudo se resume a um romance tedioso de um casal sem química e sem entrosamento.


5. A LEI DA NOITE

A LEI DA NOITE prometia ser um drama poderoso sobre o período da lei seca americana, e, no final, tudo se resume a um filme gigante, grandes atores jogados na caçamba de lixo e um fracasso em praticamente todos os aspectos de produção.


6. TRANSFORMERS O ÚLTIMO CAVALEIRO

Para a nossa alegria neste ano, tivemos finalmente o vergonhoso fracasso nas bilheterias do TRANSFORMERS 5, mal pagou seu orçamento e trouxe um prejuízo gigante para o estúdio. Os anteriores fizeram mais de um bilhão de dólares, e este morreu na casa dos seiscentos milhões. Mas quem sofreu foi o espectador, com quase três horas de máquinas batendo em máquinas, nenhuma trama e uma orgia de efeitos visuais mais explosões, casados com uma trilha sonora que é definida com poluição sonora e um roteiro tão ruim, que parece ter sido desenvolvido as pressas. Crítcia AQUI!


7. ASSASSINS CREED

As adaptações para vídeo game sofreram mais uma vez na mão dos estúdios mercenários, o grande jogo ASSASSINS CREED ganhou uma adaptação dígna de pena. Cheio de grandes atores desperdiçados, trama mal desenvolvida e sem lógica, resultaram numa rejeição imensa do público e um fracasso nas bilheterias.


8. POLÍCIA FEDERAL

O cinema brasileiro também pagou mico com o drama POLÍCIA FEDERAL, prometia mostrar os bastidores da operação lava jato e seu desenvolvimento. Mas o material entregue é cheio de interesses políticos para favorecer certos lados, elenco péssimo, trama péssima e direção péssima. Conseguiram até fazer o titulo péssimo.


9. A TORRE NEGRA

Se acertaram bonito em IT A COISA, outra adaptação de Stephen King não teve tanta sorte. A TORRE NEGRA prometeu muito e não cumpriu nada, o grande potencial da trama foi desperdiçado num filme meia boca, grande elenco pagando mico e levou de presente um fracasso de bilheteria, resultando num possível cancelamento de suas sequencias. Crítica AQUI!


10. XXX REATIVADO

Por último, temos um filme que estreou em janeiro e provavelmente você nem se lembra de tão desnecessário. XXX REATIVADO tentou ressuscitar a serie de filmes TRIPLO X dos anos 2000, usando e abusando de absurdos efeitos visuais, roteiro vergonhoso e o Vin Diesel achando que está arrasando, quando na verdade o espectador está é rindo da sua cara.



MENÇÕES DESONROSAS 

MEUS 15 ANOS

Nas menções temos o patético MEUS 15 ANOS, que acompanha uma jovem que ganha em um sorteio uma festa de 15 anos, super normal. Estrelado por Larissa Manoela, a trama tem tantos clichês e babaquices, que o espectador vai passar mal com tanta cafonice.


A NOIVA

A NOIVA é aquele terror russo que não explica nada e com aquela trama mais passada do que roupa. Crítica AQUI!


REAL O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA

E por último, temos o Brasil pagando mico de novo, com o pavoroso REAL. Filme que prometia contar a “maravilhosa” história de como a moeda real foi implantada no Brasil, mais um filme com motivações politicas e uma direção fajuta, além de ser dolorosamente ruim, é horroroso esteticamente. 


E você? O que menos gostou nesse ano? Quais filmes te irritaram mais? Vamos conversar nos comentários!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

10 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito. Alguns desses livrod não li e bem faço questão de ler. Super concordo com as escolhas cinematográficas

    ResponderExcluir
  2. Post muito bom, gostei muito de alguns livros citados como melhores aqui e já vou adicionar à minha lista do ano que vem. Na lista dos piores tem livro creio que dá para salvar alguns que, para mim, foram bons. Já os melhores da telona, concordo muito bem com os filmes escolhidos, assisti a maioria e fiquei triste por não ter assistidos os outros. Em relação aos piores, a maioria não assisti e pelo visto não perdi nada, os que eu vi entendo o porquê de serem um dos piores do ano.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!Que post incrível!!
    Dos livros bons eu praticamente não li nenhum dos citados,mas achei estranho ver A Rainha Vermelha entre os piores. Sei lá, claro que é questão de gosto mesmo, mas eu adorei este livro.rs
    Agora os filmes, valha-me Senhor Jesus!rs Assisti todos, com exceção de Polícia Federal(não me interesso por filmes assim) e claro que concordei com todos. A grande surpresa na minha opinião, em se tratando de cinema nacional, foi Bingo! Adorei este filme e só queria que tivesse tido mais divulgação. O enredo, o cenário e os personagens mereciam algo maior!
    Death foi um fiasco dos maiores deste ano e claro, a saga de Cinquenta Tons merece sempre estar entre estes fiascos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Vi poucos filmes esse ano, alguns vi com sobrinhos outros com a esposa. A minha lista.

    Bons
    Detroit
    Mother!
    Good Time
    Dunkirk

    Legalzinho
    Loving Vincent
    The Wizard of Lies
    Okja
    John Wick: Chapter 2
    Beauty and the Beast
    Bingo: O Rei das Manhãs
    Wonder
    Get Out
    Baby Driver

    Fracos
    Wind River
    Polícia Federal: A Lei é para Todos
    Smurfs: The Lost Village
    Wonder Woman
    The Hitman's Bodyguard
    The Shack (I)
    Rebel in the Rye
    Annabelle: Creation
    Fifty Shades Darker
    Logan Lucky
    Shot Caller
    Rings

    ResponderExcluir
  5. Sou péssima em escolher o melhor livro, porque acabo ficando na dúvida entre os meus favoritos e fico feliz em dizer que tive muitas leituras boas nos gêneros que mais gosto. Dos livros citados como melhores e piores no post eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum mas tenho acompanhado suas resenhas e ficado atenta a criticas positivas e negativas.
    Sobre os filmes, assisti muito poucos da lista mas curti muito Logan e Mulher Maravilha e não poderia concordar mais sobre A Múmia não ser bom, decepcionante. Vi que "Em ritmo de fuga" está entre os melhores e como ainda não vi, vou correr pra ver se assisto esse ano ainda ;)

    ResponderExcluir
  6. Tem taaanto livro que queria ler nessa lista de piores e melhores! Esse de Três coroas negras tô doida pra conhecer. Parece legal mesmo. O da Lógica inexplicável da minha vida é um que estou planejando ler em breve. Os da Victoria Aveyard também tô pra ler.
    Nossa, Fraude legitima como pior? Ai...esperando tanto dessa história. Quero muito ler.
    Esse de Querido dane-se achei interessante, mas não deu aquela vontade de ler. De o Ceifador também achei a ideia maravilhosa, agora se é bom mesmo só lendo. Esse da Marie lu vi falando e gostei muito do estilo da história. Torcendo pra sair aqui xD
    O menino que desenhava monstros me deixou curiosa, mas sei lá se acabo lendo mesmo.
    Tinha achado o de A leitora interessante. Será que não é tão bom assim? Hum...
    Mil beijos de garoto, amei esse livro. A coroa foi até bom também, gostei de como as coisas ficaram. Mas também foi demorado pra ler...
    A série dos garotos corvos...fiquei de comprar e não consegui :(
    E o de A menina submersa é outro que queria ler. Espero achar bom...
    De filmes só tenho aquela lista pra ver mesmo. O de Logan, Ritmo de fuga, Homem aranha e Mulher Maravilha....Fragmentado achei bem legal a ideia.
    O de A Bela e a Fera gostei, ficou bem bonito e amo esse conto.
    50 tons foi o único que vi e sei lá, tá melhor que o livro viu xD
    Ficou bem legal essa lista. Mas tem tanto livro e filme que queria conhecer!

    ResponderExcluir
  7. GentE!
    Fico impressionada como a questão de gosto e opinião é bem pessoal e confeso que fiquei surpresa com algumas indicaçãoes aos piores livros.
    Quanto aos filmes, o Rafael sempre foi bem criterioso em suas análises e gostei do lane das menções honrosas.
    Agora é aguarda o resultado da enquete, né?
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que por acompanhar o meio literária praticamente o ano inteiro, os livros das quais os colaboradores, e blogueiros do blog citou como bom e ruim já era algo esperado. Como por exemplo Mil beijos de um garoto como o melhor livro, e a nova obra da Kefera como pior. No entanto teve outros livros das quais me surpreendi e claro, como o título Três coroas negras, que pretendo ler no próximo ano.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os filmes, vi vários deles. ;)
    Os livros não li nenhum ainda, mas pelas resenhas que leio e assisto compreendi totalemente.
    Sobre a Kefera, ela é idiota sem noção, não sei porque é famosa.

    https://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir