STAR WARS - OS ÚLTIMOS JEDI

SINOPSE: Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada, a jovem Rey busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeira Ordem de Kylo Ren se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.
DIREÇÃO: Rian JOHNSON
DISTRIBUIÇÃO: Disney/Buena Vista
DURAÇÃO: 2h32
ELENCO: Daisy RIDLEY, John BOYEGA, Oscar ISAAC, Carrie FISHER, Mark HAMILL, Adam DRIVER e Laura DERN.

Provavelmente, a maior franquia de todos os tempos, STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI começa literalmente onde O DESPERTAR DA FORÇA terminou. E a produção logo nos mostra que não está de brincadeira. É imperativo que você pelo menos tenha assistido ao anterior para poder entender 80% da trama, agora se você quiser captar 100%, 500%, 1000% das referências aqui presentes, os filmes novos e velhos também precisam estar assistidos. STAR WARS é para os fãs de todas as gerações, para os amantes de ficção e para quem gostar de assistir um grande espetáculo. Venha comigo nessa jornada!

O mais novo capítulo de guerra nas estrelas, acompanha Rey, a jovem que domina “a força”, e nos leva em sua jornada de descobertas e treinamentos. Ela deseja conhecer seu lugar no mundo e busca um mestre para resolver todos os problemas que carrega. Do outro lado do universo, os poucos membros da resistência lutam para sobreviver às poderosas naves da Primeira Ordem que estão em seu pescoço. Dessa vez é impossível fugir ou tentar se esconder. O capitão Poe e seu amigo Finn precisam bolar um plano com rapidez para poderem, pelo menos, conseguirem fugir. Resta para a general Leia Organa, comandar suas naves para um fim eminente ou uma fuga desesperada.

A trama se divide no arco do treinamento e no arco da luta. No primeiro, não temos aqueles clichês do mestre passando conhecimento para seu aluno. Ao contrário, tal arco se destrincha para caminhos que não esperávamos. Conhecemos um pouco do passado, algumas questões do filme anterior são finalmente respondidas e o grande ápice final é desenvolvido aqui. Os diálogos são intensos e precisam ser ditos mais de uma vez e em pontos de vistas diferentes para serem compreendidos. Tal sacada traz riqueza e muito poder para o texto. Novos conceitos são estabelecidos e tudo é feito da forma mais apaixonante possível. O enredo que entrelaça os caminhos de inimigos declarados é perfeição pra ninguém botar defeito. É diferente e muito intenso. STAR WARS é como o universo, realmente a criatividade não tem fim e o resultando final sempre é incrível.

A trama da guerra entre a Resistência e a Primeira Ordem é quase um filme de suspense. Tem bastantes rostos conhecidos e alguns personagens novos, é deliciosa a estratégia do filme em brincar com a percepção do público de quem é amigo e quem é inimigo. Prepare-se para desconfiar de todos e se surpreender com tudo. São aliados inimagináveis, tudo envolvido em reviravoltas inacreditáveis e arrepiantes. A trama também desenvolve seus novos personagens com perfeição. Destaque para o arco da jovem que cuida das cápsulas de fuga. Emociona e é impossível não querer comprar sua luta. A estrela do elenco, Carrie Fisher, que faleceu em 2016, já tinha finalizado sua participação nas filmagens deste filme. Logo, suas cenas são um aperto no coração e seu desempenho foi excepcional. Liderando tudo na linha de frente, não se sente intimidada e nunca foge à luta. Para o espectador só resta se emocionar e se despedir dessa grande atriz que nos deixou tão cedo.

O icônico Mark Hamill está aqui mais uma vez na pele de Luke Skywalker e não poderia estar melhor. Seu desempenho reforça ainda mais a grandiosidade do roteiro, mesmo sendo um mestre, tem muitas dúvidas e fraquezas. É lindo acompanhar de perto seu arco com Rey, vivida pela jovem Daisy Ridley. O tanto de emoção, grandiosidade e carisma que a atriz consegue transmitir é surreal. Estamos presenciando o nascimento de uma das melhores atrizes da geração atual. Adam Driver, como Kylo Ren, continua muito firme em seu papel, nunca exagerando e sempre onipotente, um grande personagem. John Boyega e Oscar Isaac encantam o público em praticamente todas as cenas de ação, e o ruivo Domhnall Gleeson consegue passar mais desenvolvimento para seu personagem, mesmo ele sendo um dos malvados. A nova adição do elenco, Laura Dern, vive uma personagem aparentemente antipática, porém seu desempenho é para ninguém botar defeito. Protagoniza uma das maiores e melhores cenas de todo filme.

E o que eu poderia falar sobre as cenas de ação? Logo nos primeiros minutos, somos jogados em meio a uma batalha de vida ou morte. Os efeitos visuais se superaram, nunca estiveram tão a favor de um filme como agora. Você acredita fielmente que esta batalha aconteceu, tudo é deslumbrante, grandioso e intenso. Por duas horas, você sente que poderia estar lá e que tudo isso poderia acontecer. A trilha sonora é parte crucial do mito por trás de STAR WARS, ela aqui joga sujo e controla bonito as reações do espectador. Em pelo menos algum momento você vai se arrepiar, chorar, se chocar e gritar ao som das melodias que nos lembram do clássico dos anos 70 ou com as novas sinfonias eletrizantes.

Uma sequencia de luta envolvendo sabres de luz em uma sala vermelha. No espaço onde uma nave se choca com outra ou numa fuga entre tuneis, não importa onde, STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI acerta em cheio. É filosófico, emocionante, eletrizante e arrebatador. Sem dúvidas, o filme do ano e poderia estar facilmente no Oscar de melhor filme. Aquela perfeição que marca todo um tempo e geração.

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

18 COMENTÁRIOS

  1. Rafael!
    Sou super fã da série Star Wars e já assisti todos, desde os mais antigos até o anterior a este e já vi que veio para arrasar mesmo e claro que não posso perder.
    Imagino o quanto as cenas de ação movimentem o filme ecomo os recursos tecnológicos devem ter sido bem utilizados.
    Quero já...
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores filmes do ano com certeza, quem é fã desde os antigos vai amar ainda mais!

      Excluir
  2. Acho que essa mistura emocionante de ação prende o espectador durante toda a jornada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E junto com uma história maravilhosa, sem falar nas emocionantes cenas da Leia <3

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Essa nova saga de filmes de Star Wars parece ser bem interessantes. Vou colocar na minha listinha!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena mesmo, quem sabe depois você se interesse pelos antigos, melhores ainda!

      Excluir
  4. Rafael, eu quero entender 1000% haha e então tenho que voltar e ver todos os filmes pra chegar nesse, até já vi alguns dos antigos, mas tem tempo e algumas coisas se perderam no túnel do tempo rsrs e como os filmes são ótimos não vai ser difícil fazer essa maratona (contudo não sei quando). A critica, tá muito boa, o filme parece agradar os fãs e trazer cenas maravilhosas e acho que vai bater aquela saudade da Carrie mas é bom saber que ela arrasou nesse filme ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ver né, o filme chegou para ficar, tenho certeza de que quando você puder assistir não vai se arrepender!

      Excluir
  5. Bem, que comecem os jogos!
    Eu não gosto de Star Wars! Pronto.(sem apedrejamentos por favor).
    Não adianta, já tentei mil vezes começar a ver os filmes, a tentar entender a história. E todo final de ano eu sempre prometo que darei nova chance e não consigo gostar.
    Tenho lido e ouvido muito bem a respeito deste filme e na boa? Admiro todos os fãs por viverem nessa espera e claro, amarem cada detalhe dos filmes, mas gosto é gosto..e eu não gosto!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, gosto é gosto, mas pelo menos você tentou assistir né, tentou gostar, uma pena que não faz seu estilo de filme.

      Excluir
  6. Ainda não consegui nem ver o ultimo e esse já saiu! Meu Deus, precisava assistir, viu...
    Tá parecendo tão bom. Nunca fui muito fã da história e não vi os outros, mas tenho curiosidade pra acompanhar alguma coisa desse universo. Gostei muito do que vi do primeiro filme e esse é mais um que parece estar arrasando. Novos personagens, novas coisas acontecendo e tanta ação e cenas de batalha boas... ahh dá vontade de ir ver como ficou.
    Mas acho que o que mais vai marcar o pessoal é ver pela ultima vez a estrela Carrie Fisher dando as caras nesse filme. Deve ser de dar um aperto no coração mesmo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, a despedida da Leia é de cortar o coração. Carrie Fisher vai fazer muita falta!

      Excluir
  7. Ainda não pude assistir esse, mas várias amigas,cujo gosto por cinema, são parecidos com o meu, já assistiram e falaram que é um filmaço! Agora com essa crítica maravilhosa a vontade de ir aumentou 10000%.
    Pelos trailer da pra perceber que é uma super produção digna de Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo para aparecer no Oscar, merece demais, a produção está num nível altíssimo! Disney arrasou!

      Excluir
  8. Não sou fan dessas produções, e confesso que não costumo assistir nada desta franquia do Star Wars, talvez porque a estória, as batalhas, e as filosofias, não é algo que me cative. Entretanto pelo trailer, e por sua opinião muito bem descrita vemos que o filme foi muito bem construído, com um índice de realismo fora do comum, cheio de efeitos especiais, e uma trilha sonora que mexe com telespectador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não faz o gosto de muita gente, mas quem sabe futuramente você não se interesse né, praticamente sai um novo a cada ano, uma chance de atrair mais gente para o mundo Star Wars!

      Excluir
  9. Fã nova aqui dessa história incrível e confesso que amei demais. Por ser o primeiro filme que vi, foram poucos os pontos que consegui entender, mas mesmo assim me apaixonei,me motivou para assistir ao filme anterior e até aos filmes antigos mais lá pra frente. Crítica sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso saber que os novos filmes estão atraindo fãs também para os filmes antigos, que são também obras primas. Bem vinda a familia Star Wars!

      Excluir