BONECO DE NEVE

SINOPSE: A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve que fizeram no jardim. Isso os surpreende - não foi feito por nenhum deles. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado "Boneco de Neve", não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade - Jo NESBØ - Editora RECORD - 2013 - 420 páginas.

Sendo o sétimo livro de uma série criada por Jo Nesbo, BONECO DE NEVE é um  thriller policial com uma sinopse bem instigante que, assim como os outros volumes, tem como protagonista o inspetor Harry Hole. Apesar dos livros terem uma sequência, podemos ler todos de forma independente, pois as histórias não seguem uma ordem cronológica. Considerada a obra mais promissora do autor, ganhou uma adaptação para o cinema em 2017 (que, por sinal, não foi muito bem recebida).

A trama se inicia quando um número considerável de mulheres casadas e com filhos desaparecem, sempre após a chegada da neve na cidade. A polícia começa a dar mais enfoque nos casos quando são encontrados os corpos desmembrados e um boneco de neve na cena do crime. Assim, fica evidente a existência de um serial killer. Logo após, Harry Hole é convocado para liderar as investigações por ser o único policial que já capturou um assassino em série antes. Todos começam uma busca desenfreada por conexões entre os casos e um padrão do assassino, sendo este nomeado de Boneco de Neve.

Harry Hole é um inspetor com problemas de alcoolismo e com uma vida pessoal bastante complicada, que tem uma imagem um tanto quanto ruim em meio aos colegas de trabalho. A narrativa é feita em terceira pessoa e, através dela, acompanhamos a rotina de pessoas diferentes, conhecendo todos os personagens envolvidos (sendo alguns bem desnecessários). O autor nos mostra, de maneira mais aprofundada, a vida de Hole: a relação difícil com a ex-namorada, que ele ainda ama; a dificuldade de lidar com o vício pelo álcool; a pressão causada pelo trabalho, etc. Já o restante dos personagens são abordados mais superficialmente.

Após ler tantos comentários positivos acerca deste livro de Nesbo, fiquei muito intrigada para conhecer a história por completo e desvendar esse mistério tão bem falado. No entanto, contrariando todas as minhas expectativas, levei um banho de água fria e me decepcionei muito. Foi o primeiro e último livro que leio do autor.

Comecei a ler com a esperança de que seria uma narrativa surpreendente e inusitada, considerando a premissa tão interessante, mas, para mim, foi uma decepção. Com o início bastante confuso e lento, tive grande dificuldade para engatar a leitura e, diferentemente do que eu esperava, o desenrolar das cenas permaneceu lento e chato, além de que o autor não soube criar o mistério necessário para o clima de suspense. Por abordar muitos personagens com diferentes pontos de vistas e em épocas variadas, a história pode ser bem confusa (em dados momentos, sentimos a necessidade de voltar algumas páginas para conseguir entender o que aconteceu e relembrar alguns personagens).

O autor tinha tudo para fazer um belo thriller cheio de tensão, mas não soube desenvolver algo original, pelo contrário, escreveu um clichê bem previsível. Nesbo tentou dar pistas ao longo do livro que confundissem o leitor para formar o esperado final "espantoso" e isso, na verdade, ficou parecendo incompetência e desespero dos policiais para capturar alguém que fosse o assassino (o que resultou em grandes erros e pessoas inocentes pagando por eles). Tudo isso, de maneira geral, resultou em um livro cheio de enrolação: a edição de 420 páginas poderia ter sido escrita em 300 (ou menos).  O pior é que o autor enrolou durante a maior parte do livro e desvendou todo o mistério dos assassinatos nas últimas páginas, revelando "finalmente" o serial killer que eu já havia identificado assim que ele apareceu na trama. 

De forma geral, BONECO DE NEVE foi um thriller policial extremamente clichê e previsível que não superou minhas expectativas e me fez perder toda a vontade de ler outras obras do autor Jo Nesbo.

Compartilhe este post:

Sara

Mineira, bookaholic e futura fisioterapeuta. Sou apaixonada pela vida e por tudo que ela nos oferece. Ler, viajar, conversar, dançar, comer e dormir são algumas das coisas que mais amo.

43 COMENTÁRIOS

  1. Nossa Sara!
    Quem tomou um banho de água fria agora fui eu, porque também tinha grandes expectativas em ler esse livro, já que ganhei e tenho ele aqui e como nunca li nada do autor e sabia que a série poderia ser lida de forma descontinua, já estava com ele na lista das leituras de janeiro, mas agora deixarei para ler mais para frente, já que achou a escrita lenta e bem previsível.
    Desejo uma semana abençoada e Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. Foi bem decepcionante para mim, espero que tenha uma experiência de leitura melhor que a minha. Tenha uma boa semana também, obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Sara. Para um livro ser bem construído, acho que ele precisa ser muito desenvolvido, sem ser previsível, pois qual surpresa ele causa no leitor? Qual o impacto causado? Pra falar a verdade, essa é a primeira crítica negativa que eu vejo sobre o livro. E acho que o livro sendo narrado em terceira pessoa e vendo o ponto de vista de várias pessoas, acaba dificultando a descoberta pelo culpado. No caso das pessoas inocentes que foram acusadas injustamente, acho que esse é outro ponto chave da história, pois isso muda as teorias e prova até que o leitor estava errado!

    E acho que por causa da conturbada vida do Harry ser exposta no livro, acho que isso atrapalharia a minha leitura, pois acho que livros policiais tem que focar na busca pelo assassino. Enfim, eu ainda tenho dúvidas se devo ou não ler esse livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane. Eu também só tinha visto resenhas positivas da obra, isso me causou grandes expectativas, mas o livro não me agradou. =/ Beijos.

      Excluir
  3. Thriller policial não é o gênero que estou acostumada / gosto de ler. Por isso quando resolvo dar uma chance tem que ser uma história muito bem escrita, que me prenda do começo ao fim.
    Já tinha visto resenhas sobre Boneco de Neve e em nenhum momento me despertou a vontade de ler. Primeiro por se tratar de uma longa série (mesmo que se possa ler separadamente) segundo a booktuber que gosto também tem sérias ressalvas ao livro e agora que o livro não recebeu o Selo Gettub não faço mesmi questão de ler. Talvez assista ao filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chelle. Eu tenho costume de ler muitos livros policiais, por isso, sou bem exigente; "Boneco de neve" foi muito superestimado pelo público aparentemente, já que só vejo resenhas positivas na internet, mas a realidade é outra. De acordo com os comentários que ouvi de pessoas que assistiram ao filme, a adaptação é péssima. Beijos.

      Excluir
  4. Puxa, este livro está na minha lista de desejados tem um bom tempo e eu criava a maior expectativa nas letras do autor(que já é bem renomado por sinal)
    Desperdiçar um enredo tão bom assim, tornando a história maçante e tediosa? Ah não!
    Como fã de um bom suspense psicológico, esperava algo mais, mas tudo que li até o momento, não foi nada positivo.
    Talvez eu leia o livro sim, só para não ficar com essa dúvida em mim!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Passei pela mesma situação: queria ler a obra há um tempo, criei expectativas com todas as resenhas positivas que vi por aí, porém, quando finalmente li, quebrei a cara. Faça a leitura e tire suas próprias conclusões =), essa foi minha opinião, mas é sempre bom formar a nossa. Beijos.

      Excluir
  5. É verdade que já vi muita coisa boa dele também, mas bate um certo medo de ter a mesma experiência. Aí, foi com expectativa de algo melhor e só teve decepção. Que pena =/
    Gosto da ideia da trama, de ter diferentes pontos de vista e épocas e tal. Toda confusão talvez me deixasse curiosa pra entender. Mas o medo de ser só confusão mesmo é que me faz hesitar em pegar. Gostei do enredo, da ideia, mas não sei se seria fácil de ler e não tô com aquela vontade de empacar em livro que custo a terminar. Esse tá com uma cara de ser assim...ai ai, sei lá se alguma hora tenho coragem de pegar também. Já desanimei dele =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. O enredo do livro tinha tudo para dar certo e ser uma história ótima, no entanto, o autor não soube aproveitar isso e fez algo muito clichê, além de que a narrativa é muito lenta. Se algum dia tiver vontade, faça a leitura e descubra o que acha hahaha =) Beijos.

      Excluir
  6. Oie,td bom?
    Estou começando meu blog e gostaria da sua ajuda. Me segue?
    AMEI demais seu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem, obrigada. E você? Boa sorte com seu novo blog. =D Que bom gostou do Gettub, somos uma equipe e fazemos tudo com muito carinho. Beijos.

      Excluir
  7. Eita Sara, é bem chato mesmo quando vamos esperançosas e a leitura não flui pra gente, é uma pena. Não leio muitos, pra não dizer nenhum romance policial, mas procuro acompanhar resenhas pois mantenho a mente aberta pra possibilidade de ler se ela surgir. Acho que o fato desse não ser o primeiro livro da série pra mim já é ruim, por mais que os livros possam ser lidos separadamente eu sempre fico com a sensação de que tô perdendo alguma coisa rsrs. O protagonista com problemas de alcoolismo e de amor, não me pareceu muito interessante também, o crime não me empolgou e tú acabou achando a história muito longa, assim como eu já não sou acostumada com esse gênero nem vou tentar essa história :D
    Curti a sinceridade da resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili. Esse livro não é muito bom dentro do gênero mesmo não, indico que leia algum que tenha mais tensão e reviravoltas para realmente envolvê-la na história. Sinceridade é tudo em resenhas hahahah Beijos.

      Excluir
  8. Olá Sara, tudo bem?
    Tive a oportunidade de ler este livro do mês passado, estava curiosa para conhecer o autor e queria ler antes de o filme estrear! No fim, acabei não assistindo ao filme ainda!
    Foi o primeiro livro que li do autor, e não sabia que se tratava de uma série. Ainda bem que a estória era independente!
    Da mesma forma que você, achei a estória um tanto quanto arrastada, acredito que o livro poderia ser bem menor e contar os mesmos fatos. Também não fiquei tentada a ler os outros livros, achei a narrativa um tanto quanto parada, e também esperava um thriller bem melhor.
    O que achei interessante foi a surpresa em relação ao assassino, o autor nos leva a diferentes conclusões ao longo da estória. Mas não fiquei com aquela expectativa que geralmente temos quando queremos chegar às respostas de um thriller. Achei bom, mas nada além disso. Nossas experiências com o autor foram bem parecidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. Estou bem, obrigada; e você? Você foi a primeira pessoa que vejo ter a opinião similar à minha hahaha. Sinceramente, o assassino não foi surpresa para mim, assim que ele apareceu na história eu deduzi que seria ele (o menos esperado). Beijos.

      Excluir
    2. Tudo bem também!
      Fiquei contente em ver uma opinião parecida! Só não fui tão rápida como você para deduzir quem era o assassino kkkk
      bjus

      Excluir
  9. Oi Sara!
    Nossa. Acho que a sua é a primeira resenha negativa que leio desse livro. Eu li todos os livros da série, acho o Harry Hoje um grande personagem, adoro esse jeito mais lento do Nesbo de desenvolver a história e tenho Boneco de Neve como o meu favorito. Que pena que a sua experiência não foi boa.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana. Fico feliz que tenha gostado do livro, infelizmente, não deu certo para mim hahaha. Gosto de histórias mais agitadas e com reviravoltas bem feitas. Beijos.

      Excluir
  10. Eu curto muito essa sinceridade nas resenhas, assim já consigo imaginar o que posso esperar do livro, sem criar tantas expectativas e me decepcionar, assim como aconteceu contigo! Confesso que mesmo assim estou ansiosa para ler, pois a sinopse me deixou instigada rs! Abraços e parabéns pela resenha! ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A sinopse do livro é muito bacana mesmo, intriga qualquer pessoa. Faça a leitura e construa sua própria opinião, cada pessoa tem uma percepção diferente, talvez você goste. =) Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha e da sinceridade. Beijos.

      Excluir
  11. Oi Sara!
    Assim que a adaptação foi lançada muito se comentava sobre o livro e eu fiquei curiosa para ler, me arrependi, também assisti ao filme e não valeu a pena o tempo que perdi, não foi bem aceito porque é simplesmente péssimo. De fato é só enrolação, várias pontas soltas, personagens sem sentidos, e pior, que nem dá para entender porque estão participando da história. Eu não vou dizer que não quero mais ler nada do autor, eu pretendo sim, porque já ouvi muitos comentários positivos sobre suas outras histórias, mas com essa foi decepcionante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória. Li somente "Boneco de neve", nem cheguei a assistir ao filme depois de tantas críticas ruins. Mas, sinceramente, não quero ler mais nada do Jo Nesbo. Espero que faça boas leituras. Beijos.

      Excluir
  12. Poxa Sara que pena saber que a leitura não te agradou, fiquei com o pé atrás agora pra ler,, estava bastante animada pra ler, se eu conseguir ler espero não me decepcionar assim como vc...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Leia a obra e crie sua própria opinião, é sempre bom avaliarmos os livros pela nossa própria experiência. =D Espero que aproveite sua leitura hahaha Beijos.

      Excluir
  13. Oi Sara...
    Uma pena que a leitura não tenha te agradado... Os comentários que tenho visto sobre este livro são sempre os mesmos... Que o autor deixou a desejar e que tinha tudo para ser uma obra fantástica, mas não foi... Com isso não fiquei nem um pouco curiosa em ler esse livro... Uma pena ter decepcionado tanto...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. Comigo foi diferente: só vi comentários elogiando o livro e dizendo maravilhas sobre ele, criei muitas expectativas e quebrei a cara kkkkkkkkk Mas perdi totalmente o interesse em ler qualquer outra obra do autor. Beijos.

      Excluir
  14. Não costumo muito ler livros de thriller policial, mas tenho interesse em ler este livro, que bom que apesar dos livros terem uma sequência da para ler eles de forma independente. Uma pena que você acabou se decepcionando com esta leitura, uma pena ele ter escrito um clichê bem previsível, não curto livros com histórias previsíveis, então não sei se leria este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariele. Sou bastante exigente quanto à qualidade de suspenses e thrillers, pois são meus gêneros preferidos, e o fato de o desfecho da história ter sido bem previsível estragou tudo para mim. =/ Se ler "Boneco de neve", espero que tenha uma leitura melhor que a minha ahahah. Beijos.

      Excluir
  15. Amo livros policiais. Li vàrias resenhas desse livro e confesso que me amarrei. Pena que você se decepcionou, mas vou correr o risco. Assim que puder vou comprar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula. Leia o livro sim hahaha É sempre bom criarmos nossa própria opinião. Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  16. A premissa do livro parece ser tão boa, pena que parece q o escritor não conseguiu fazer isso.
    Nunca li nada do autor e nunca tinha ouvido falar do livro, mas parece ser tão interessante a historia. Bem, se algum dia eu tiver a oportunidade de ler vou sim, só não vou comprar.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jady. A sinopse dele é realmente muito boa, mas... hahahha Fico surpresa por você nunca ter ouvido falar de "Boneco de neve", considerando o hype recente dele. Boa leitura! Beijos.

      Excluir
  17. O gênero policial é um dos meus favoritos.
    Pela sinopse eu fiquei bem empolgada e saber que o autor escreveu um clichê me jogou lá em baixo. Essa leitura eu passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Também sou muito fã de livros policiais hahaha =D. De acordo com minha leitura, o livro é muito arrastado e mal desenvolvido, principalmente para pessoas exigentes com thrillers (como eu). Beijos.

      Excluir
  18. O único livro policial escandinavo que li foi Os Homens que não amavam as mulheres. Gostei muito da ambientação, muita neve etc (rs). Quero muito ler este livro não só por causa do filme mas por todas as resenhas positivas que li sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia. Já ouvi maravilhas sobre a série Millenium, pretendo ler algum dia. Adoro a ambientação também. Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  19. Também achei isso do livro achei ele mal desenvolvido a leitura a certos pontos começou a ficar até diante e eu me esforçava muito em terminar o livro alguns parte não se conectava de certa forma era maçommaçante continuar a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina. Você foi uma das poucas pessoas que teve a mesma opinião que eu hahahha. Infelizmente, foi uma decepção. Beijos.

      Excluir
  20. Olá! Muito chato quando a gente cria expectativas em relação ao livro, mas quando vai vê a leitura não flui. Não vou nem começar a história, pois não gosto de deixar a leitura inacabada. Não quero correr o risco de me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizete. Infelizmente, essa leitura não foi das melhores. Beijos.

      Excluir
  21. Oi, Sara!
    Comecei a ler esse livro por que vi várias resenhas falando super bem da história, mas para minha surpresa não consegui passar da página vinte, também o livro bem lento e um pouco cantinho. Ainda pretendo fazer essa leitura mas não sei quando exatamente.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Que pena que não conseguiu prosseguir com a leitura. Também achei o início bem chatinho, mas ainda assim consegui continuar. Infelizmente, não gostei. Beijos.

      Excluir