JUMANJI: BEM-VINDO Á SELVA

SINOPSE: Quatro adolescentes encontram um videogame cuja ação se passa numa floresta tropical. Empolgados com o jogo, eles escolhem seus avatares para o desafio, mas um evento inesperado faz com que sejam transportados para dentro do universo fictício, transformando-se nos personagens da aventura.
DIREÇÃO: Jake KASDAN
DISTRIBUIÇÃO: Sonny Pictures
DURAÇÃO: 1H59
ELENCO: Dwayne JOHNSON, Karen GILLAN, Kevin HRT, Jack BLACK, Nick JONAS e Alex WOLFF.

Você se lembra do filme JUMANJI? Uma aventura estrelada pelo já falecido Robin Williams, que foi lançada em 1995. Era sobre um jogo de tabuleiro mágico/demoníaco que trazia todos os perigos do jogo selvagem para a vida real. Duas décadas depois, o estúdio achou que esse filme precisava de uma repaginada. E pior, precisava mesmo. O original é querido por alguns e odiado por outros (como eu). No seu lançamento não foi bem recebido pela crítica, porém fez sucesso moderado de bilheteria. Pois bem, estamos em 2018 e temos aqui praticamente uma continuação. Não é um remake e, pra bem da verdade, quase não é uma continuação, vamos descobrir logo então o que esse filme é!

Quatro jovens fizeram besteira na escola e são postos na detenção. Lá, eles precisam organizar uma sala antiga da escola cheia de lixo. Precisam separar livros, revistas e organizar o material esportivo. No meio disso, acabam achando um antigo vídeo-game com quatro controles chamado JUMANJI. De primeira vista, parece uma aventura na floresta, porém quando se juntam para jogar, todos são sugados para dentro de game. Acabam dentro de uma floresta tropical em personagens estranhos: tem o fortão determinado; a ruiva lutadora; o gordo inteligente; e o engraçado que tem solução pra tudo. Trabalhando em equipe, eles precisam desvendar o mistério do jogo e voltar para casa, porém se perderem suas três vidas, vão morrer para sempre.

Não precisa ter visto o original para assistir o novo, nem precisa saber nada a respeito. Claro que para todos aqueles que já viram, o filme guarda algumas referências. O roteiro merece aplausos para a atualização dessa história. O artificio é mostrado logo no início e realmente faz muito sentido, vídeo-game é infinitamente mais popular hoje em dia do que jogos de tabuleiro. Tudo é feito com uma lógica que só funciona dentro do filme, porém não incomoda. Outra coisa muito legal é que o filme se foca completamente em personagens e personalidades. A ação é importante, mas não é a única coisa que o filme tem a nos oferecer. Os personagens são cativantes e todos com suas peculiaridades, a primeira hora do filme é quase toda de entrosamento entre si. E nada disso fica chato ou maçante, conseguem fazer comédia com muito pouco e as piadas, na maioria das vezes, não são forçadas.

O roteiro só peca um pouco no desfecho bem previsível e em algumas conveniências exageradas, mas nada que prejudique a trama num todo. Como dito acima, a ação não é a maior coisa do filme, porém as sequências com lutas e perseguições são muito bem feitas. Mirabolantes e coreografadas, perfeitas para o cinema e perfeitas para eletrizar o público. Os efeitos visuais são competentes e na medida certa, nada fica borrado ou ridicularmente mal feito.

Os personagens são as coisas mais legais do filme, porque os adolescentes na escola no começo entram no jogo em forma de “avatares”. Então, o fortão entra no jogo como baixinho, o magrelo é o fortão, a patricinha é o gordo e a garota tímida é a ruiva poderosa. No topo do elenco está Dwayne Johnson, o “The Rock” que todos conhecem, consegue segurar completamente o filme e o ator nunca esteve tão carismático. Jack Black, de ESCOLA DO ROCK, já nasceu engraçado e aqui não está diferente, as melhores piadas vem dele e sua interação no seu “novo corpo” é hilária.

Outro que consegue ser engraçado sozinho é Kevin Hart. Ele já fez várias comédias e tem um humor próprio. Seu personagem é cheio de sarcasmo e tiradas inteligentes. A ruiva poderosa é interpretada pela atriz Karen Gillan, que você conhece como Nebulosa de GUARDIÕES DA GALÁXIA, aquela mulher azul, lembrou? A personagem é fortíssima e não se intimida fácil, é dona da cena mais engraçada do filme e suas sequências de luta são de tirar o fôlego.

O elenco dos jovens na escola é funcional, o destaque vai para Alex Wolff, que é o irmãos mais novo do ator Nat Wolff, aquele que estrelou a bomba da Netflix, DEATH NOTE, você se lembra? O ator é praticamente uma cópia exata do irmão em aparência e em estilo de atuação. Bom ator, e seu personagem é bem bacana. O filme também conta com a participação do cantor Nick Jonas, que infelizmente só está bonito no filme. Seu personagem tem certa importância, porém o ator entrega um desempenho limitado e sem sal.

Por incrível que pareça, o filme é divertido e vale o seu tempo. Tecnicamente muito bem feito e o roteiro bacana. Era esperado um fracasso por todos em relação a esse filme, mas acabou que a produção, em apenas três semanas já fez quase o dobro de dinheiro que o original. E a recepção está muito favorável. Uma boa comédia, uma boa aventura, perfeita para as férias e perfeita para descontrair.

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

16 COMENTÁRIOS

  1. Jumanji original é um dos meus filmes preferidos. Tem um lugar especial no meu coração.
    Quando soube desse novo Jumanji fiquei reticente feat preocupada acreditando que era um remake . Pois na minha opinião remake e Hollywood não combinam. Mas se é uma continuação fico tranquila e até mais animada para assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eles erram muito quando o assunto é é remake, mas como esse é uma continuação, vale talvez uma conferida né

      Excluir
  2. Li um comentário estes dias em uma crítica que tipo: precisava comentar mais nada!
    Robin ficaria orgulhoso em ver essa nova roupagem!
    E é assim, com esta expectativa que irei ver este filme em breve.
    Além de amar The Rock(quem não?), Jack também é outro ator que admiro demais e parece que é o tipo de filme que nos tira o peso do mundo.
    Acredito que todos nós de vez em sempre precisemos disso: nos sentar no cinema ou no sofá e ver algo que nos permita sorrir, apenas isso!
    Verei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que o Robin ficaria orgulhoso de todo o sucesso do filme, é uma daquelas produções bem leves e descontraídas, perfeita para a época das férias!

      Excluir
  3. OI Rafael!
    Vi fds passado e me diverti mto, me tirou bastante risadas, mas não o verei novamente... rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é divertido, porém não tão interessante para se rever muitas vezes, talvez perca até a graça né

      Excluir
  4. Aquele primeiro filme é um que adorava ver na infância. Quando vi esse saindo achei interessante por atualizar a coisa toda de jogo, colocar algo que a gente vai identificar bastante com as coisas dos dias de hoje. Mas não sei é se funciona bem pra mim. Medo de ficar clichê e bobo.
    Parece que até funcionou e tem bastante coisa legal no filme. Já começa por isso dos avatares, adorei a ideia xD
    E os personagens tem aquela graça, aquele carisma. Deve ser legal ver onde esse grupo vai se enfiar e todas as aventuras do jogo e coisas assim. Parece que tá bem divertido, bom pra dar uma descontraída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem for muito fã mesmo do original, talvez não goste tanto desses, mas o filme não deixa de ser uma homenagem ao filme antigo, vale uma conferida!

      Excluir
  5. eu n sabia que tinha um filme mais ou menos igual a esse no passado, mas pelo jeito esse é bem melhor ein hahah gostei bastante do elenco e o filme parece ser bem legal, a troca do corpos parece ser uma das coisas engraçadas do filme, quero conferir sim !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova geração talvez nem conheça o original mesmo, mas essa continuação chegou em um momento certo né, trazer um público novo pra essa franquia!

      Excluir
  6. Quero muito ir no cinema assistir este filme, parece ser muito top e divertido.
    Eu acho que já assisti a versão antiga, não lembro direito, mas quero muito assistir esta. A escolhas dos atores são de mais. #Partiu cinema.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom também é que não precisa obrigatoriamente ter assistido ao original, então pode ir ver o novo e tenho certeza que irá se divertir!

      Excluir
  7. O filme original é um dos meus favoritos mas essa adaptação nao me agradou em nada então não tô afim de uma continuação pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não se divertiu com esse novo!

      Excluir
  8. Rafael!
    Assisti o anterior e gostei, imagino que esse seja ainda melhor, por trazer um remake atualizado e a utilização dos artifícios eletrônicos, transfromando as personagens adolescentes em pessoas diferentes durante o jogo carregado de aventura.
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse novo deu uma atualizada interessante pra franquia! Ta bem divertido mesmo apesar de uns errinhos!

      Excluir