PANTERA NEGRA

SINOPSE: Após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.
DIREÇÃO: Ryan COOGLER
DURAÇÃO: 2H20
DISTRIBUIÇÃO: Disney/Buena Vista
ELENCO: Chadwick BOSEMAN, Michael B. JORDAN, Lupita NYONG'O, Danai GURIRA, Forest WHITAKER, Daniel KALUUYA, Angela BASSETT, Andy SERKIS e Martin FREEMAN.

O continente africano foi palco do início da vida humana na terra e foi disputado em muitos jogos de interesses e guerras. Mas é raro de o presenciarmos em grandes filmes. Pela primeira vez, temos um filme milionário de um grande estúdio e ainda estrelado majoritariamente por atores negros. Este é PANTERA NEGRA da Marvel. Depois dos eventos de CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL, o príncipe T'challa agora é rei e precisa retornar á Wakanda para ser devidamente coroado. Precisando agradar as diferentes tribos que constituem essa nação, o rei precisa tomar a decisão de continuar vivendo recluso ou abrir as portas para o mundo, enquanto lida com possíveis usurpadores do trono africano.

Wakanda é um país fictício situado na África, é uma nação rica por causa da extração e estudo baseados no “vibranium”, um metal raro e poderoso que tem aplicações para tudo, desde armas até para a medicina. Porém, ninguém sabe que tal material existe e nem sabem que Wakanda é uma nação desenvolvida. Para o mundo é apenas mais um país pobre africano. Os séculos de imperialismo nos ensinaram que, quando as nações descobrem algo que querem, não medem esforços até conseguirem e guerra é a ultima coisa que os “wakandanos” desejam. O roteiro faz duras críticas à política de colônias africanas, onde as mesmas só servem como depósitos de matéria-prima e tudo isso fica mais claro quando a sociedade de Wakanda é apresentada ao público. É algo extraordinário e que fala por si só, são organizados e extremamente desenvolvidos.

A trama apresenta todo esse novo universo de maneira clara e encantadora, acima de tudo respeitando a cultura africana e enaltecendo sua beleza. O jovem rei ainda não se sente confiante para tomar decisões sem seu pai, ao mesmo tempo em que deseja uma mulher que está muito inacessível para si. Mais da metade do filme é apenas para conhecermos o protagonista e toda a sua família e nenhum minuto é desperdiçado. Sua mãe é uma mulher forte e decidida, sua irmã é a chefe do departamento de tecnologia e ama desenvolver novos uniformes e armas para seu irmão, o mais novo Pantera Negra, protetor do reino de Wakanda. O filme é recheado de mulheres poderosas e de caráter forte, lutam pelo que acreditam e não se deixam ser influenciadas. São muitas subtramas que se ligam e conversam entre si, um dos melhores roteiros da Marvel.

O elenco é uma joia à parte, todos estão sensacionais, e no topo temos Chadwick Boseman como o Pantera Negra. O ator já tinha sido apresentado em Guerra Civil se mostrando um destaque em sua pequena participação, e em seu primeiro filme solo não é diferente. Seu desempenho emana poder e controle, é um rei justo, corajoso e cheio de dúvidas, um desempenho sem tirar nem por.

Ainda temos Lupita Nyong'o, diva ganhadora do Oscar pelo seu trabalho em 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO, e finalmente a atriz ganhou um papel grande e importante. Sem sua presença, não teríamos o filme, personagem corajosa e de extrema importância para a trama e o caráter do protagonista. Danai Gurira é uma força da natureza, sua personagem é uma das coisas mais incríveis do filme, extremamente forte e guerreira, suas sequências de ação são para ninguém botar defeito, com certeza uma mulher-maravilha! No elenco ainda temos participações significativas de Daniel Kaluuya, indicado ao Oscar pelo seu trabalho no suspense CORRA!; Sterling K. Brown, protagonista da série THIS IS US; e Michael B. Jordan, astro do drama CREED: NASCIDO PARA LUTAR, aqui na pele do antagonista mais casca dura da Marvel.

A produção teve um orçamento de 200 milhões de dólares e toda essa riqueza é perceptível aos olhos do espectador. Os efeitos visuais estão sensacionais, recheados com muita profundidade e realidade. Tudo é incrível e absolutamente envolvente, o filme tem as melhores cenas de ação dos últimos anos e a torcida para ser indicado ao Oscar do ano que vem já começa! Os belos figurinos são coloridos e cheios de adereços, e a maquiagem tribal, além de ser chamativa, é convidativa, dá vontade de fazer uma igual. O 3D, mesmo sendo convertido, faz muita presença no filme e vale o ingresso mais caro.

Um filme belíssimo que marca presença e se diferencia muito dos outros títulos que temos hoje em dia. Aqui você não vai encontrar piadas bestas ou momentos vergonha alheia, aqui você terá tensão e adrenalina por duas horas. Produção honrada e honesta que merece um lugar entre os melhores dos melhores filmes de heróis.

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

12 COMENTÁRIOS

  1. Loucaaaaa pra assistir a esse filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta valendo muito a pena, um dos melhores filmes do ano!

      Excluir
  2. O filme tem causado um burburinho bom nos blogs e sites de cinema e cultura! Andei lendo e olhando alguma coisa, mas crítica é a primeira que leio e não vejo a hora de poder conferir o filme.
    Sei que na minha pequena cidade vai demorar horrores para chegar.rs mas com um time de atores assim, não há como não ver o longa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem lugares que pode demorar um pouco para ficar em cartaz, mas com certeza ele entra sim, é um dos maiores lançamentos do ano e merece ser conferido por todos, pela sua incrível qualidade e também pela sua importância.

      Excluir
  3. Esse filme tá um estouro, só tô vendo coisa boa. E veio num momento muito bom. Adorei os atores do filme, como não caiu naquele clichê de colocar atores brancos, a representatividade dos atores envolvidos e da história. Adorei as atrizes que escolheram, tem um monte de mulher conhecida e ótimas interpretes. Não sou lá de seguir muito esses filmes de heróis, mas sempre fico com vontade de ver. Esse tá sendo tão bem falado que com certeza vale a pena ir assistir logo. Tá muito bom pelo visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme que se destaca muito dos seus similares, elenco incrível num filme que com certeza entrará para a historia devido a sua importância cultural e qualidade, vale muito a pena ser conferido!

      Excluir
  4. Rafael não vejo a hora de ir ver esse filme, a produção arrasou, estou fascinada com o elenco, e fã de heróis qro mto ver e espero que seja logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O elenco é uma joia mesmo, todos estão incríveis, tenho certeza que você vai ficar deslumbrada com esse filme maravilhoso!

      Excluir
  5. Rafael!
    Bacana ver que é uma super produção que valoriza a cultura africana e tem suas mulheres, muita tensão, ação e adrenalina.
    Gostei!
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente lindo conhecer um pouco da tão rica cultura africana, vale muito a pena!

      Excluir
  6. Quero muito assistir a este filme, parece ser muito bom. Pena que ainda não deu para ir no cinema.
    Não duvido nada que este seja um dos melhores filmes da Marvel, e que bom que os outros Herois ficaram em seus devidos lugares. Acho que o primeiro e o segundo filme do Capitão América foram perfeitos (prefiro o primeiro), o terceiro já fugiu muito do personagem principal, ainda bem que com Pantera eles só focaram na historia dele.
    Amei a resenha e espero logo ir assistir ao filme.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é um dos grandes lançamentos do ano, vai ficar em cartaz ainda por algumas semanas, quem sabe você consiga conferir, vale muito a pena!

      Excluir