OPERAÇÃO RED SPARROW

SINOPSE: Outrora talentosa bailarina, Dominika Egorova encontra-se em maus bocados quando é convencida a se tornar uma Sparrow, ou seja, uma sedudora treinada na melhor escola de espionagem russa. Após passar pelo árduo processo de aprendizagem, ela se torna a mais talentosa espiã do país e precisa lidar com o agente da CIA Nathaniel Nash. Os dois, no entanto, acabam desenvolvendo uma paixão proibida que ameaça não só suas vidas, mas também as de outras pessoas.
DIREÇÃO: Francis LAWRENCE
DISTRIBUIÇÃO: Fox Filme do Brasil
DURAÇÃO: 2H21
ELENCO: Jennifer LAWRENCE, Joel EDGERTON, Matthias SCHOENAERTS, Jeremy IRONS, Charlotte RAMPLING e Sakina JAFFREY

Jennifer Lawrence e Francis Lawrence são uma dupla e tanto. E pelo nome parecem até parentes, mas esses dois juntos é garantia de coisa boa. Francis foi o diretor de JOGOS VORAZES: EM CHAMAS, protagonizado por Jennifer, visto por muitos como um dos melhores filmes baseado em livros juvenis já feitos. Ele também foi responsável pelo filme ÁGUA PARA ELEFANTES e dirigiu os clipes musicais de BAD ROMANCE, da Lady Gaga. E agora a dupla está de volta em um filme voltado para o público adulto, cheio de suspense e reviravoltas. E o resultado não poderia ter sido melhor, vamos lá!

Dominika é uma bailaria profissional, bastante respeitada e requisitada, que trabalha acima de tudo para sustentar sua mãe, que precisa de constantes cuidados médicos caros. Porém, após sofrer uma lesão, a vida no palco está acabada. Precisando de um emprego, ela acaba pedindo ajuda para seu tio, um misterioso homem que trabalha para o governo russo. Lá, ele encaminha sua sobrinha para uma escola que treina “Sparrows”, uma espécie de espião voltado mais para a dominação emocional e carnal. O treinamento é duro e bizarro, porém a jovem consegue se destacar e logo é mandada numa missão. O alvo é um americano que se encontra em Budapeste, a missão é conseguir a confiança dele e descobrir o nome do seu informante dentro do governo russo. Mas as coisas não são fáceis e logo Dominika é comprometida, tendo que rapidamente conseguir um novo plano antes que seja morta pelos americanos ou pelo seu próprio governo.

No filme, essa organização é taxada como “Escola de Prostitutas”, pois o objetivo é realmente conseguir a confiança plena do alvo, o treinamento físico é posto em segundo plano. A consequência disso é que o filme não se foca em grandes lutas ou perseguições, tudo aqui é caminho para o controle total das emoções de seu alvo. E todo esse brutal treinamento que as jovens recebem nessa escola é semelhante aos usados na guerra fria, onde pessoas são descartáveis, apenas úteis até determinado momento. Um ponto muito interessante na trama é o justo tratamento da nudez. De fato a produção é muito sensual e com um pequeno ar erótico, mas, felizmente, o corpo da mulher não é banalizado e nada aqui é explicito ou apelativo. O tratamento da nudez é justo, tanto para mulheres, quanto para os homens, se for para aparecer algo, que apareça de ambos ou não apareça de ninguém.

Um ponto a ressaltar é que a trama exige muita atenção, por ser um thriller de espionagem e jogos de interesse, é pedido para o espectador bastante foco nas pequenas coisas. No final tudo se junta e tudo faz sentido. São muitas revoltas e uma infinidade de subtramas, que, felizmente, são apresentadas ao público de forma justa. RED SPARROW se destaca muito do filme ATÔMICA, lançado em 2017, bastante similar em sua proposta, porém ATÔMICA se perde completamente em seu terceiro ato, sendo extremamente confuso seu desfecho. E em RED SPARROW isso não é um problema, já que todas as dúvidas são resolvidas antes dos créditos subirem.

No topo do elenco, Jennifer Lawrence está impecável. A jovem atriz de 27 anos foi protagonista de duas séries de filmes de sucesso (JOGOS VORAZES e X-MEN), conseguiu quatro indicações ao Oscar, levou o prêmio em 2013 e não cansa de surpreender o espectador. A palavra que define bem sua personagem é guerreira. Nunca desiste de suas ideias e não se desvia de seus objetivos. Sofredora, batalhadora e deslumbrante, apenas a dona absoluta desse filme.

O ator, diretor, produtor, roteirista e deus do carisma, Joel Edgerton, vive o americano, alvo de Dominika. Outro desempenho excecional e que ultrapassa a barreira do fortão, inteligente a níveis extremos e se importa com tudo em que está envolvido. As cenas onde interage com Jennifer são para deixar qualquer um indo nas alturas. O ator belga, que eu poderia jurar que é russo, Matthias Schoenaerts, vive o tio desgraçado da protagonista, e que ator incrível! Só posso dizer que é uma maravilha odiá-lo e imaginar a sua morte, bem dolorosa e lenta de preferência.

O filme também é uma perfeição em todos os quesitos técnicos. Jennifer Lawrence nunca esteve tão deslumbrante em cena e com tanto poder. Trilha sonora, edição, fotografia e etc, tudo incrível. É uma produção muito diferente e com um propósito interessante, se estiver esperando um filme cheio de correria e ação, esse não é para você. É importante sempre lembrar qual o verdadeiro propósito e objetivo do filme ao assisti-lo. Seu desfecho, mesmo sendo agridoce, não é algo clichê, faz refletir e sentir. Um filme eletrizante e intrigante vale uma conferida!

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

16 COMENTÁRIOS

  1. Uauuu. Num primeiro momento não tinha interesse nenhum em assistir Red Sparrow mas depois dessa crítica vou correndo assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De longe realmente não parece muito interessante kkk

      Excluir
  2. Primeira crítica positiva que leio sobre este filme!
    Tudo que li anteriormente, detona o filme por inteiro. Tipo, mais de duas horas vendo cenas de nudez excessiva e pouca espionagem de fato.
    Mesmo não me deixando afetar por críticas, sejam elas positivas ou negativas, pois penso que filme são como livros,podem agradar a um tipo de pessoa e não necessariamente a outro tipo,ainda assim, me vi um pouco tentada a não ver este.
    Admiro demais o trabalho da Jennifer e não há nenhuma dúvida de que Francis é uma das grandes apostas do cinema mundial.
    Mas depois de tudo isso, verei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, varia de gosto para gostos, tecnicamente o filme não tem nada a se criticar, então o tanto de opiniões divergentes vai de visão para visão, quem conseguiu entrar no filme e quem não conseguiu. De fato não acho um filme para todos, mas merece ser conferido e comentado, passa longe de ser uma perca de tempo.

      Excluir
  3. Achei legal quando vi o trailer desse filme porque nem esperava ver ela em algo assim e não sabia do livro virando filme. Deu vontade de ler e ver. E parece que no fim das contas o filme ficou bem legal. Vi algumas críticas, umas coisas falando em defeitos, mas sei lá se iria ver isso, até porque não sou critica de cinema nem tenho todos aqueles critérios pra definir o que é bom ou não xD
    Se entrega uma trama interessante, com detalhes pra prestar atenção, uma coisa mais trabalhada em "pegar" os alvos sem toda aquela correria e adrenalina dos filmes de espiões e coisas assim já gostei. Achei interessante. O treinamento naquela escola, como as pessoas só valem até serem úteis e coisas assim já passa um clima forte pra história. E a atriz é boa, gosto que em cada papel ela faz alguém diferente, dá características aquela personagem que são diferentes de outras que já fez. Tem muito filme do tipo que vejo os atores tão parecidos com outros trabalhos já feitos que até desanima. Quero só ver como ela ficou nesse. Parece um filme bem bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Jennifer Lawrence consegue sempre criar uma personagem diferente em cada filme que atua. Pode não agradar a todos, mas é um fato que o filme tem sim coisas interessantes e diferente das quais estão nos filmes de hoje em dia.

      Excluir
  4. Rafael!
    É o tipo do filme que gosto, onde temos de prestar muita atenção, porque quando se trata de espionagem, sempre tem subtramas e nada é o que parece ser.
    Sem contar com essa fotografia maravilhosa e atuação perfeitas.
    Amo o Jeromy Irons.
    Toda certeza que irei assistir.
    Bom domingo!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, filme de espionagem sempre se baseia nos detalhes, piscou perdeu. Jeromy esta arrasando como sempre, nunca decepciona.

      Excluir
  5. Rafael estou aguardando pra ver esse filme, não sou mto fã do gênero, mas não custa né...Mas parece ser bom, espero gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale uma conferida com certa, mesmo que seja pela atriz que todo mundo ama ou o visual bonito do filme.

      Excluir
  6. Parece que é um dos poucos casos de filme ser melhor que o livro, sendo que quase todos dizem que o filme não é tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri que é baseado num livro recentemente e nem sei se ta melhor ou pior no quesito adaptação, já fico curioso em conferir o livro original.

      Excluir
  7. estou indecisa não tenho dinheiro pra comprar o livro,mas vou ver adaptação e geralmente gosto de ler o livro antes de assistir pra comparar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é mais barato de se assistir do que comprar o livro né kkk mas nao custa nada esperar, já já o livro fica em promoção e o filme disponível na tv ou internet, não desculpas para não conferir!

      Excluir
  8. Eu confesso que não sou uma grande fã de filmes de espionagem, apesar de James Bond ser incrível. Talvez por isso esse não foi um enredo que me chamou atenção. Com relação ao aspecto da beleza como arma, isso me deixa um pouco desconfortável, porque é difícil criticar esse elemento sem, de alguma forma, enaltecer ainda mais o ideal.

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei um par de ingresso para conferir esse filme mas acabei não indo e o ingresso venceu mas pelo que eu vi esse filme não foi Muito Bem Acompanhada pela crítica Apesar de que um primo meu que assistiu falou que adorou eu acho que ultimamente é Jennifer Lawrence não tá no Vibe muito boa para filmes mas eu adoro livro na qual Esse filme foi inspirado

    ResponderExcluir