OSCAR 2018


O OSCAR, a premiação mais conhecida e relevante da indústria do cinema americano, acontece HOJE, e já adianto que tem muita coisa boa no meio. Vamos comentar sobre os concorrentes e seus atores. Por ser um prêmio enorme, algumas categorias iremos pular, mas você pode encontrar todos os indicados aqui no blog (ou no google). Vamos lá! 

Nesta edição, temos nove concorrentes na categoria de melhor filme e o maior indicado, A FORMA DA ÁGUA, conseguiu treze indicações. Ele acompanha uma mulher muda que trabalha como zeladora em um laboratório secreto do governo que, por ironia do destino, acaba se afeiçoando com uma estranha criatura aquática escondida nas instalações. É uma ficção e uma história de amor, totalmente arrebatadora, um filme sem igual. Já chega sendo um dos favoritos a melhor filme, melhor diretor e também nas categorias técnicas. Estreou no Brasil no dia 1 de fevereiro e você pode ler a crítica, AQUI!



TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME conta a história de uma mãe que tenta fazer justiça à sua filha que foi brutalmente assassinada. Ela aluga três outdoors pela cidade com anúncios pedindo que a polícia faça o seu devido trabalho de solucionar o caso. Uma confusão é instalada e a mulher, com temperamento forte, não leva desaforo para casa. Esse drama sensacional conseguiu sete indicações e é forte concorrente em melhor atriz e em melhor filme. Estreia no Brasil dia 15 de fevereiro.



O maravilhoso drama de guerra, DUNKIRK,  conseguiu oito indicações e promete arrasar nas categorias técnicas. O filme conta a história real dos soldados britânicos fugindo da fúria da Alemanha durante a queda da França na Segunda Guerra Mundial. Estreou em 2017, porém já está disponível em DVD ou formato digital. A resenha do filme você encontra AQUI!



Uma das surpresas de 2017 foi um suspense, CORRA!, que foi um sucesso de bilheteria e critica. Conta à história de um rapaz negro que vai conhecer os sogros brancos e o desconforto já começa aí, quando estranhos comportamentos são expressos. Está indicado em melhor filme, diretor e ator. Porém é um forte concorrente na categoria de melhor roteiro original. A resenha do filme você encontra AQUI!



LADY BIRD acompanha a difícil convivência entre uma jovem e sua mãe de temperamento forte, além de suas descobertas, tanto emocionais, como o início da vida adulta. Os últimos messes na escola e o mundo de possibilidades que se abre quando nos formamos. Essa deliciosa comédia dramática conseguiu cinco indicações, incluindo melhor filme, atriz e roteiro original. Também conseguiu indicação de melhor direção para Greta Gerwig, algo que por si só, já é uma vitória. Apenas cinco mulheres foram indicadas nessa categoria em noventa edições, sendo que apenas uma ganhou, realidade bem triste. Estreia no Brasil dia 15 de fevereiro.



O romance ME CHAME PELO SEU NOME, acompanha o desabrochar de um sentimento entre um rapaz, Elio, de 17 anos, e um escritor amigo de seu pai, Oliver. Foi um mega sucesso de críticas e já ganhou vários prêmios independentes, conseguiu quatro indicações e é um forte concorrente em melhor roteiro adaptado. A resenha para o livro que inspirou o filme você encontra AQUI. Estreou no Brasil dia 18 de janeiro.



O drama biográfico, O DESTINO DE UMA NAÇÃO,  acompanha o período mais difícil da vida do primeiro ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, passando por todo o seu papel importante que resultou na derrota alemã. O filme foi lembrado em seis categorias, incluindo melhor filme e é um forte concorrente em melhor ator e melhor maquiagem. Estreou no Brasil dia 11 de janeiro.



Dentre as surpresas, temos o drama de época, TRAMA FANTASMA, que acompanha a vida de um importante estilista da elite britânica e sua convivência com as mulheres que serviam como inspiração para seu trabalho. Foi lembrado em seis categorias, incluindo melhor filme, ator e direção, mas segue sendo um azarão em todas as categorias para os quais está indicado. Estreia no Brasil dia 22 de fevereiro. 


E por último temos THE POST: A GUERRA SECRETA. O novo drama jornalístico de Steven Spielberg, acompanha o período onde importantes jornais americanos divulgaram documentos secretos sobre o envolvimento dos EUA na guerra do Vietnã. A trama, baseada em fatos reais, conseguiu duas indicações nas categorias de melhor filme e melhor atriz para Meryl Streep, recordista com 21 indicações ao Oscar, vencendo por três vezes tal prêmio. Segue sendo azarão e estreou no Brasil no dia 1 de fevereiro.



Na categoria de melhor atriz, temos Margot Robbie, a Arlequina de ESQUADRÃO SUICIDA, concorrendo pela primeira vez ao prêmio com seu desempenho maravilhoso no drama EU, TONYA. O filme acompanha a história real da patinadora olímpica Tonya Harding, que nos anos 90, viu-se no meio de uma conspiração para atacar sua colega de equipe, abrindo, assim, caminho para sua possível vitória. O filme é um forte concorrente na categoria de melhor atriz coadjuvante para Allison Janney, no papel de mãe da Tonya, e também concorre em melhor edição. A produção estreou dia 15 de fevereiro no Brasil.



Dentre os outros indicados, BLADE RUNNER 2049 (crítica, AQUI) arrasou nas categorias técnicas, conseguindo cinco indicações e promete levar boa parte delas. O maravilhoso STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI (crítica, AQUI) também foi lembrado em quatro categorias merecidamente, além dos excelentes PLANETA DOS MACACOS: A GUERRA (crítica, AQUI) e GUARDIÕES DA GALAXIA VOL2 (crítica, AQUI), lembrados na categoria de melhores efeitos visuais. Outras gratas surpresas, foram: LOGAN,  indicado na categoria de melhor roteiro adaptado, sendo o primeiro filme de heróis da história indicado na categoria; e KONG: A ILHA DA CAVEIRA (crítica, AQUI), indicado em melhores efeitos visuais.



O Brasil não conseguiu entrar na categoria de melhor filme estrangeiro com o excelente BINGO, mas a América Latina está representada com o filme chileno, UMA MULHER FANTÁSTICA, que conta a história de uma mulher transsexual que começa a ser perseguida pela família de seu ex-companheiro depois da morte do mesmo. É um forte concorrente na disputa e muito merecedor de tal honra.



Na categoria de melhor animação, o grande provável ganhador, VIVA: A VIDA É UMA FESTA, da Disney, chega quase imbatível à disputa e está com o prêmio na mão. O texto para o filme você encontra AQUI. O TOURO FERDINANDO, dirigido por um brasileiro, também está indicado e corre por fora, o texto para o filme você encontra AQUI. As surpresas da categoria são a indicação de O PODEROSO CHEFINHO e o esquecimento do maravilhoso LEGO BATMAN, não sendo indicado em nenhuma categoria injustamente.

A cerimônia do Oscar acontece hoje de noite e será transmitida ao vivo pelo canal TNT. E você, quais suas apostas e seus filmes favoritos? Sentiu falta de algum filme nas indicações? Vamos conversar nos comentários.

Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

15 COMENTÁRIOS

  1. Adoro assistir a premiação do Oscar. Apesar de que sempre acontecem injustiças mas ainda sim assisto e torço para os meus favoritos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre reclama, mas sempre assiste né, sou assim mesmo. Sempre espero que as coisas melhorem e até que nessa edição os resultados foram bem justos e divididos!

      Excluir
  2. Hoje sem sombra de dúvidas, é uma noite muito aguardada por mim. Amo a premiação do Oscar, apesar de sempre acreditar que aja algumas boas falhas.rs A gente sempre torce para um filme e é outro que leva a estatueta.
    A Forma da Água é o filme! Não há como negar que ele deve levar sim, algumas muitas estatuetas,mas sei que Dunkirk, que na minha opinião, é um senhor filme, também vá levar algumas.
    Três Anúncios Para um Crime é outro longa que estou na torcida. Acredito que como melhor atriz ele deve ganhar.
    Aguardar a noite e ver se acerta-se ou não!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses três são filmaços e estão entre meus favoritos também e felizmente foram premiados. Os prêmios foram divididos entre vários filmes e tudo ficou justo.

      Excluir
  3. Oi Rafael!
    Só vi os filmes Viva a vida é uma festa, eu amei e Corra...É sério que esse filme está concorrendo ao Oscar? É péssimo na minha opinião...
    Os outros ainda não vi, qro mto ver A forma da água...

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva já é um classico, uma das melhores animações da Pixar. Que pena que não gostou de Corra!, sua trama é tão importante na luta contra o racismo e o ator principal está fenomenal, mas gosto é gosto né.

      Excluir
  4. Tô doida pra ler A forma da água e Me chame pelo seu nome. Torcendo pra ganharem alguns bons prêmios aí e queria ver os filmes também.
    Os de Dunkirk, Lady Bird...ah tem muito filme legal na premiação esse ano. Vamos ver o que levam. E que a premiação venha logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano teve vários filmes sensacionais né, que bom q pelo menos um premio cada filme levou

      Excluir
  5. Confesso que assistindo ao Oscar sou meio que uma Gloria Pires da vida KKK
    "Acho bacana", "Nao assisti", "Não sou capaz de opinar", "Excelente!" HUSHSKSDAK
    Mas estou torcendo para alguns.. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é normal, as vezes não dá tempo de assistir todos os indicados mesmo, o importante é anotar os nomes e conferir esses filmaços depois rsrs

      Excluir
  6. Até agora entendi como o filme corra chegou tão longe,tentaram criar um thriller com pitada de comédia o que na minha opinião não deu muito certo,parecia mais todo mundo em pânico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corra! foi um sucesso de bilheteria, custando 4 milhões e arrecadando quase 280 milhões e sua trama aborda o racismo e a desigualdade em forma de terror, pena que não gostou, mas o filme realmente tem qualidades boas que o fizeram ser indicado ao Oscar.

      Excluir
  7. Oi Rafael, não sou muito de assistir à premiação, já assisti muito mas algo meio que se perdeu na gaveta do passado, fico só observando os comentários das pessoas, mas não fico mais a madrugada acompanhando não, mas achei muito bem escrito esse post e indiquei ao meu esposo (ele assisti, gosta e comenta comigo no outro dia)

    ResponderExcluir
  8. Rafael!
    Gostei muito da premiação do Oscar, ficou bem diversificado.
    Bom final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Eu tava com uma intuição de que a forma d'água erem ao Oscar de melhor filme Era para ter participado de algum Bolão kkk e fiquei muito feliz quando eu vi que me chame pelo seu nome também ganhou uma estatueta

    ResponderExcluir