SINCERIDADE

SINOPSE: A história fala sobre Sara, uma menina que ouve uma conversa no ônibus e, a partir do que escuta, repensa alguns pontos de sua vida - Letícia PUSTI - Editora INDEPENDENTE - 2017 - 18 páginas.

A Letícia Pusti, da mesma forma que a Cora Ottoni (pode ler a resenha da HQ dela, AQUI), possui um Instagram onde publica tirinhas cômicas sobre o cotidiano e/ou situações que vivenciou.

Seu humor é suave, ingênuo, o que combina com os traços e as cores, a maioria em tom pastel, que transitem uma beleza e uma graça contagiante.

Eu conheci SINCERIDADE, uma produção própria da autora, através de um canal sobre quadrinhos no Youtube. Fiquei com vontade de ler no mesmo instante, entrei em contato com a Letícia e poucos dias depois, já estava com um exemplar nas mãos.


Na HQ, acompanhamos Sara, a personagem principal, que, após a notícia de que um amigo cometeu suicídio sem motivo aparente, uma vez que ele parecia sempre tão alegre, tem uma espécie de epifania sobre sua vida. Então ela tenta consertar uma relação que estava à beira do término.


Apesar de ter poucas páginas, dezoito no total, SINCERIDADE consegue conversar com o leitor sobre assuntos importantes e pesados, como depressão, suicídio, incompreensão, remorso, perdão, homossexualidade, amor, compaixão. Parece muito para ser possível estar presente em uma obra tão pequena, mas essa é a magia dos quadrinhos, onde várias mensagens são entregues com apenas alguns desenhos. E Letícia conseguiu fazer isso de forma competente, sensível e completa.

SINCERIDADE é daquelas HQs que você precisa ter na cabeceira de sua cama, ao lado de seu notebook, na parte da frente de sua estante ou dentro da sua mochila, para quando se sentir deprimido, cansado, desmotivado, abrir, reler e reverter todas essas emoções negativas.


Uma pequena obra-prima que ocupa um enorme espaço importante de cada pessoa. Para acompanhar a autora e seus desenhos, além de comprar a HQ, só acessar seu INSTAGRAM!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

14 COMENTÁRIOS

  1. Uauuuu! Nos menores frascos estão os melhores perfumes não?
    Em poucas páginas Sinceridade consegue transmitir a mensagem do que alguns livros "modinha" Não?
    As ilustrações são bonitas e singelas.
    Com certeza vou seguir o instagram da autora.

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar o Instagram assim que terminar de comentar!
    Delicadeza de traços, mas que não omitem nenhum pouco a dor da personagem ou seus questionamentos.
    Falar de vida, lidar com a morte, viver. Um misto de sensações que por tudo que li acima, foi possível ser colocado num número tão pequeno de páginas!
    Com certeza, quero também um exemplar para ficar namorando.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carl.

    É em momentos ruins, que muitas vezes precisamos rever a nossa vida e aquilo que estamos perdendo. Em tão poucas páginas, é impressionante como a autora soube transmitir isso.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tem tão pouca página, mas parece ser um tapa na cara da sociedade, um livro que faz a gente pensar muito sobre certas situações. O livro fala de coisas que acontece com muitos hoje em dia e ninguém percebe ou está ligando para isso!
    Me interessei muito, com certeza quero ler. Gostei muito da capa, e as ilustrações são ótimas também!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, mas que lindo os traços desse hq a as coisas que a história consegue passar com tão poucas páginas. Suicídio é um negócio tão horrível... faz você pensar em muita coisa e saber de um amigo que fez algo assim, um conhecido, dá um negócio na gente mesmo. Consegui já simpatizar e entender um pouco dos sentimentos que a personagem sente porque já vivi algo parecido. Faz a gente repensar na nossa vida e nas pessoas que tem a nossa volta. Parece que a trama consegue mostrar bastante desses sentimentos. Bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa HQ é a prova de que algo simples pode ser cheio de significado. Os temas abordados podem não ser profundamente tratados, mas o leitor consegue relacionar uma dessas situações com seus próprios dramas, o que gera uma reflexão transformadora. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Carl!
    Vez por outra fazemos acahdos do tipo.
    Que HQ genial, apesar de curtinha, carregada de ensinamentos e com traços lindos!
    “Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” (Desconhecido)
    BOA PÁSCOA!
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Hey Carl, adorei conhecer o livro, ando me interessando mto por HQ´S, as ilustrações estão lindas deste tbm, me chamaram atenção e vou add aos desejados, vou lá no Ig da autora conhecer mais seu trabalho.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro eu achei ele tão delicado os traços muito lindos eu sou apaixonado por Grafith novas e as Editora é a dona do meu coração já adicionei aos desejados na minha lista do Skoob e quero conhecer mais o trabalho dela

    ResponderExcluir
  10. Olá! Muito bom que mesmo com apenas dezoito páginas o HQ possa nos transmitir uma lição, que deve ser relida, sempre que ficarmos desanimados, adorei a proposta do livro, e espero lê-lo o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  11. Que traços lindos Carl estou aqui só aumentando diariamente a minha lista de desejados dentro dessa definição de gênero. Amo hq's e fico cada vez mais encantada com a multiplicidade de autores nessa área que ainda desconheço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carl.
    Essa HQ parece incrível.
    É fascinante como em poucas páginas a autora consegue passar tantas mensagens e deixar um calorzinho no nosso coração.
    Já quero essa HQ para mim. Adorei os traços.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carl!
    Nossa que HQ maravilhosa!! Mesmo que tenha tão poucas páginas dar para ver que traz assuntos tão profundos e sérios!! Amei as ilustrações!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do conteúdo desse livro que aborda temas ainda ignorados pela maioria como suicídio, depressão e homossexualidade,as pessoas precisam ler mais sobre esses temas e saírem de suas bolhas.

    ResponderExcluir