O REI CORVO

SINOPSE: O aguardado volume final da Saga dos Corvos, uma conclusão espetacular à história mítica e sombria criada por Maggie Stiefvater. Nada que está vivo é seguro. Nada que está morto é confiável. Há anos Gansey iniciou uma jornada para encontrar um rei perdido. Um a um, ele atraiu seus amigos para essa missão: Ronan, que rouba coisas de sonhos; Adam, cuja vida já não é sua; Noah, cuja vida não é mais vida; e Blue, que ama Gansey... e tem certeza de que está destinada a matá-lo. O fim já começou. Sonhos e pesadelos estão convergindo. Amor e perda são coisas inseparáveis. E a busca pelo rei se recusa a ser fixada em um caminho. A busca pelo rei adormecido vai chegar ao fim em Henrietta — mas não sem perdas, desejos, revelações e uma verdade brutal. Com O rei Corvo, Stiefvater conclui uma verdadeira obra-prima. - Maggie STIEFVATER - Editora VERUS - 2016 - 378 páginas.
O REI CORVO é o quarto e último livro da Saga dos Corvos. Ao longo dos três primeiros livros, a autora conseguiu criar uma fantasia contemporânea incrível, com personagens muito bem desenvolvidos, plot twists chocantes e muitos mistérios. Eles estabeleceram um padrão de qualidade muito alto, criaram muitas expectativas, muitas perguntas e deram poucas respostas. Portanto, ficou a critério do último livro responder a infinidade de questionamentos que os três primeiros livros criaram.

Infelizmente, essas expectativas não foram alcançadas.

Ao invés de responder as perguntas, a autora cria novos questionamentos. Ao invés de criar bons finais para os personagens, a autora insere novos personagens que são completamente desnecessários para a história.

O livro demora muito para engrenar e os primeiros 40% do livro são completamente dispensáveis. O livro não possui o mesmo clima gostoso que os outros tinham, de companheirismo e coletividade, que nos fazia sentir parte da busca por Glendower.

O momento que mais aguardamos desde o primeiro livro finalmente chega e a decepção é imensurável. A solução dada para um dos maiores e mais esperados momentos da saga é completamente boba e a autora claramente se utilizou do famigerado Deus Ex Machina, ou seja, deu uma solução improvável e pouco plausível para o problema.

O epílogo é tão mamão com açúcar que se destoa completamente da grandiosidade dos três primeiros livros. Enfim, O REI CORVO não cumpriu com o prometido, mas, vale mencionar, que isso não estraga a Saga como um todo. Continua sendo uma Saga muito boa, acima da média em muitos quesitos, mas com um final que poderia ter sido melhor.

A edição segue os padrões das edições anteriores, a capa é muito bonita e a diagramação está ótima. Um belíssimo trabalho da Editora Verus.

Compartilhe este post:

11 COMENTÁRIOS

  1. Não conheço Essa série mas já passei por isso com outras ser de livros. Ir com altas expectativas e respostas no último livro e me decepcionar profundamente.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila.

    É ruim quando isso acontece, quando não temos o desfecho de um livro esperado, ainda mais sendo o último livro de uma série, que deveria ser fechado com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  3. Vou admitir que nem me lembrava mais da série. Puxa, li o primeiro livro tem tanto tempo e aliás, acabei dando ele para um sobrinho.
    Só agora me recordei do enredo e vou ser mais sincera ainda, nem sabia dos outros livros..rs
    Não que não tenha curtido, só não dei sequência.
    Mas pelo que li acima, talvez tenha perdido um pouco nos outros dois livros e este último ser quase que totalmente dispensável.
    Vou procurar os demais para dar continuidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila!
    Acompanhei resenhas dos outros volumes da série e fiquei encantada com td, msm que alguns comentários negativos sobre a história eu ainda tenho vontade de ler a série, os enredos parecem bom e as capas estão lindas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a capa desse livro, ainda não conhecia a saga, parece ser uma ótima história, uma pena ter um final assim!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sou doida pra ler esses livros e bate uma tristeza ver que o final não consegue ser tão bom quanto os outros. Mas aí só lendo pra ver o que acho mesmo. Ainda estou curiosa com a trama e se esse não valer tanto a pena já sei que os outros vão ser de arrepiar por todas as coisas eletrizantes e reviravoltas. Tomara que quando ler goste ao menos um pouquinho né...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Priscila, eu não me recordo se já vi falar sobre os primeiros livros, mas adorei a capa desse, realmente é divinamente maravilhosa. E mesmo esse último livro tendo alguns pontos negativos, vou tentar adquirir os três para ler futuramente. Bjs e tenha uma excelente semana.💟😚

    ResponderExcluir
  8. Poxa, que chato a autora não conseguir finalizar a série com a mesma intensidade dos outros livros. Parece ser uma história incrível, mesmo assim. Vou procurar ver o preço, embora esteja mais no clima de livros únicos. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscila, ainda não conhecia a história mas quando ouvi falar de uma fantasia com muita aventura logo me interessei. Uma verdadeira pena o ultimo livro não estar no nível dos anteriores. É sempre frustrante quando isso acontece, pois acho que o final é sempre o que mais aguardamos. Claro que só o final ruim não merece que a série inteira seja desprezada, então ainda é uma boa indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Priscila.
    Eu ainda não li essa série, mas tenho muito interesse. Tenho o primeiro livro na estante.
    Que pena que esse último livro não te agradou por completo. É bem frustrante quando os autores não conseguem dar um bom desfecho para série, não atingindo o seu potencial. Deve ter sido mais frustrante ainda já que todos os outros livros foram bons.
    As capas dessa série são realmente lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Priscila.
    Que pena o livro não ter atingido suas expectativas, pelo visto nada nele consegue fechar uma saga que até então foi elogiada. Sendo sincera, eu já não havia me interessado por não ser meu estilo de leitura, sabendo que o plot final se tornou fraco me desanima mais ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir