VINGADORES: GUERRA INFINITA

SINOPSE: Homem de Ferro, Thor, Hulk e os Vingadores se unem para combater seu inimigo mais poderoso, o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas.
DIREÇÃO: Anthony e Joe RUSSO
DURAÇÃO: 2H36
DISTRIBUIÇÃO: Buena Vista/ Disney
ELENCO: Robert DOWNEY JR., Chris PRATT, Chris EVANS, Josh BROLIN, Chris HEMSWORTH, Scarlett JOHANSSON, Benedict CUMBERBATCH, Tom HOLLAND, Elizabeth OLSEN, Zoë SALDAÑA, Mark RUFFALO, Karen GILLAN, Paul BETTANY, Vin DIESEL, Dave BATISTA, Sebastian STAN, Tom HIDDLESTON, Anthony MACKIE, Chadwick BOSEMAN, Don CHEADLE, Idris ELBA, Gwyneth PALTROW

O grande ápice do universo cinematográfico da Marvel chegou. A reunião de quase todos os heróis já apresentados nos cinemas, precisando enfrentar um mal que ameaça toda a galáxia. Sem dúvidas, um dos projetos mais ambiciosos da historia do cinema. Vamos falar a respeito e, é claro, texto livre de spoilers.

Thanos finalmente chegou, o titã louco está a todo o vapor na sua busca para dominar todas as seis Jóias do Infinito. Todos os núcleos, na Terra e no Espaço, precisam se unir para impedi-lo de juntar os artefatos e alcançar um poder totalmente inimaginável. E nisso, a trama acompanha basicamente quatro grandes arcos: o primeiro, liderado pelo Homem de Ferro, que junto ao Homem Aranha e ao Doutor Estranho, embarcam na nave de um dos capangas de Thanos; segundo arco, na Terra tem o Capitão America, Viúva Negra e Pantera Negra como líderes no planejamento das defesas do planeta; terceiro arco, vamos com Thor em busca da única arma que poderia matar Thanos; e o quarto e último, acompanha o vilão Thanos e seus principais objetivos.

Não preciso nem dizer que um roteiro para um filme desses parece um desafio impossível. Tecer tantas tramas e unir mais de vinte personagens que precisam de destaque não é uma tarefa para qualquer um e, felizmente, o resultado transborda equilíbrio e perfeição. Além dos arcos principais, temos algumas pequenas tramas e tarefas muito importantes a serem cumpridas, e todas elas são bem escritas e se casam perfeitamente na hora de se ligar com as tramas principais. O humor da Marvel sempre está presente e, desta vez, ele se superara com algumas tiradas realmente geniais, fruto das interações de personagens distintos na medida certa. E mesmo com esse tanto de gente, vários personagens recebem desenvolvimento de personalidade e um aprofundamento intenso sobre as conseqüências de filmes anteriores e as inseguranças que carregam.

Por ser um filme de união, o começo do fim de uma era, é extremamente necessário estar com os filmes anteriores da Marvel em dia. Títulos, como: Os Vingadores, os três filmes do Capitão América, os três filmes do Thor, Guardiões das Galáxias 1 e 2, Doutor Estranho e Pantera Negra, são filmes necessários para uma compreensão total de VINGADORES: GUERRA INFINITA, então se tiver assistido pelo menos a esses citados a cima você não terá problemas.

O enriquecimento do roteiro vem muito das conseqüências dos filmes anteriores. Muita coisa acontece, e quando você para e reflete, o panorama final desse capitulo foi realmente tecido desde os primeiros filmes do estúdio, como eles mesmo divulgaram. Brigas entre personagens, falta de comunicação, falta de diálogos e planejamentos são alguns dos exemplos. Realmente muita coisa controversa acontece e em vários momentos, você vai pensar: caramba! Porque ele não fez isso? Porque ele não agiu dessa maneira? Mas, felizmente, o texto poderosíssimo entrega explicações para tudo caso você reflita sobre o momento.

E o tão prometido desfecho? Aquele tão comentado sobre alguns personagens mortos e etc? De fato o final muda completamente tudo o que conhecemos sobre o universo da Marvel nos cinemas. Além de ser incrivelmente triste e chocante, ele traz consigo uma tonelada de dúvidas e questionamentos. E agora? Como isso vai acontecer? O que será dos próximos filmes? Obviamente nada é respondido e, literalmente, a última sequência do filme vai cortar completamente o seu coração. A Marvel não preparou o espectador para o que estava por vir. Não estamos acostumados com o abrir mão, com a perda e realmente é muito, muito impactante. De longe o final mais poderoso de todos os filmes do estúdio até agora.

Os "seiscentos milhões" de personagens, por incrível que pareça, são bem trabalhados e todos tem o seu momento para brilhar. É claro que alguns se destacam mais e, na ordem, aqui temos os que mais têm importância para a trama: Doutor Estranho, Thor, Visão, Homem de Ferro e Gamora (a moça verde dos Guardiões, lembra?). Suas respectivas ações mexem com tudo o que está em jogo e os atores estão no nível máximo de carisma e onipresença. Thanos, o grande vilão da vez, é o maior e o melhor até agora de todos os filmes da Marvel, além de se destacar muito de estereótipos do vilão malvadão. Ele tem uma grandiosidade própria, uma força que emana de sua voz e motivações, capaz de fazer até você mesmo concordar com ele em algum sentido. Nada comparável a ele já tinha sido visto e é surpreende a cada momento em que está em tela.

A torcida para o Oscar de efeitos visuais já está a todo o vapor e GUERRA INFINITA corre na frente com diversas cenas sensacionais. Tudo está mais incrível, tecnológico e mirabolante. A verdadeira definição de um filme épico onde em quase três horas de duração conseguimos destacar muitas, mais muitas cenas arrebatadoras. Destaque supremo para toda e qualquer cena envolvendo o Doutor Estranho, Homem de Ferro, Thor e Thanos, é perfeição para ninguém botar defeito, é arrepio para qualquer um. Um deleite para os olhos e para a alma.

O resultado entregue pode ser tudo, menos imemorável. É reflexão intensa, ação alucinante e desfecho doloroso. Sem dúvidas, um dos filmes mais grandiosos de todos os tempos e em todos os sentidos. O grande desfecho final vai cortar seu coração e agora só nos resta esperança e várias teorias para debater. Prepare-se para ir à guerra e vista-se com a coragem de ir até o fim. Que filme! Que Espetáculo!

OBS: O filme conta com uma cena pós-créditos importante para o próximo capítulo dos Vingadores, que sai em 2019. É bem, bem lá no final dos créditos, espere que vale a pena.


Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito #Ansiosa para assistir esse filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos filmes mais esperados do ano né, com certeza vai levar o publico a loucura.

      Excluir
  2. Mesmo que filmes de super heróis não me prendam muito a atenção, não vejo a hora de poder conferir este. Vi todos os anteriores, amo efeitos especiais e a Marvel sempre caprichosa demais nesse quesito.
    E aliás, o filme tem sido o assunto dos últimos dias. Há quem não se conforme, há outros que ainda se questionam.
    Graças a Deus não li nenhum spoiler ainda e nem pretendo, mas sei que vai ser inevitável.
    Verei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder fugir dos spoilers vai ser incrível, mas é difícil mesmo principalmente no facebook. Isso que é bom na Marvel, ela consegue agradar até quem não gosta muito de super heróis, uma qualidade sensacional graças a seus filmes cheios de qualidade.

      Excluir
  3. Tá parecendo que esse se superou mesmo. Não entregou clichê, surpreendeu, tem as doses de humor e tramas bem feitas...gostei. É bom que tenham tomado esse cuidado na hora de unir tantos personagens no filme, dar uma trama boa para as aparições e coisas assim. É gente demais.
    Não sei quando assisto, já vi tudo que é spoiler de quem morreu e o pior é que tem um monte de filmes desses que não vi e pra entender tem que ter visto ao menos os últimos mesmo. Queria botar todos em dia, fazer aquela maratona...
    Esse tá parecendo que compensa ir ver num cinema mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sem ter visto os anteriores tenho certeza que vai curtir esse novo capitulo, o ápice central dos heróis, sem duvidas muito emocionante e estimulante.

      Excluir
  4. Oi Rafael, tudo bem? Eu adorei tb, com certeza é um dos melhores filmes do gênero, mas não fiquei tão chocada com as mortes, afinal o calendário Marvel já nos dá um spoiler que alguns ali não devem ter morrido de fato rsrsrsrs Mas ainda assim, um longa impactante, com certeza!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente algumas mortes acabam não sendo tão chocantes, mas toda a sequencia não deixa de ser bem dramática, um momento sem igual na historia dos filmes da Marvel.

      Excluir
  5. Oi Rafael!
    Vou tentar ir no fds ou até msm no feriado assistir, estou mto ansiosa e doida pra assistir, vou deixar até o marido louco se eu não for ver kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estreou nas datas certas mesmo, com certeza muitos poderão aproveitar o feriado. É ação e adrenalina sem igual.

      Excluir