DESPERTAR

SINOPSE: Um casamento baseado no amor, no desejo e na confiança. Um segredo guardado com a melhor das intenções. Um relacionamento — intenso e imperfeito — colocado à prova. Dean West é o grande amor e o porto seguro da vida de Olivia. Um marido dedicado, um parceiro intenso e, acima de tudo, um homem completamente apaixonado por sua mulher. Conhecedor dos segredos mais obscuros da esposa, Dean a possui por completo — hoje, amanhã e sempre. Mas o casamento aparentemente perfeito dos dois é abalado quando Olivia descobre uma faceta até então desconhecida do passado do marido. Será que a força dos sentimentos que eles têm um pelo outro será capaz de prevalecer sobre a dor da decepção? Neste primeiro livro da série Espiral do Desejo, a autora best-seller Nina Lane dialoga com o romântico que habita em todos nós, através da história de um casal apaixonado e imperfeito que conta com o poder do amor para superar as dificuldades encontradas pelo caminho – Nina LANE – Editora PARALELA – 2018 – 320 páginas.

Resenha dupla para vocês, porque duas opiniões, quase sempre são melhores que apenas uma ;)

BRENA

DESPERTAR é o primeiro livro da série Espiral do Desejo, da autora Nina Lane, que foi lançado recentemente no Brasil pela editora Paralela.

Nesse primeiro livro, iremos conhecer Olivia e Dean. Eles são casados há dois anos, mas já estão juntos há cinco. Aparentemente, eles tem um casamento perfeito, cheio de desejo, cumplicidade, confiança e amor.

Olivia (ou Liv, para os mais íntimos) teve um passado difícil, seus pais se separaram quando ela ainda era muito nova, e sua Mãe não soube lidar com a separação e outras frustrações do passado, com isso se desestabiliza totalmente, não consegue uma moradia fixa, só fica trocando de casa e de marido o tempo todo. Muita coisa acontece e faz com que Olivia, aos 13 anos, fuja e vá morar com a tia. Daí por diante, ela tenta seguir a vida, estudar e tantar conseguir uma carreira. E é na faculdade que ela conhece Dean. De início, os dois não conseguem esconder a atração que sentem. Porém, Olivia passa pelo dilema de: "será que devo confiar mesmo nele?".

Dean é um professor universitário de História Medieval, muito bom no que faz, é reconhecido pelo trabalho e bem sucedido, além de ser muito charmoso e chamar a atenção das mulheres. Na época, Olivia não era sua aluna (obrigada autora por não enveredar por esse caminho clichê).

Diferente de muitos livros do gênero, este começa contando a história de ambos já casados, o que, para mim, foi um ponto forte, porém não foge muito dos clichês, pois há capítulos que voltam no passado e contam como foi que eles se conheceram, se apaixonaram e lidaram com várias coisas até chegar onde estão hoje.

DESPERTAR é um livro adulto, com conteúdo sexual, entretanto não é nada forçado, como outros tantos livros eróticos super-repetitivos e cansativos. Este livro consegue ser um complemento bastante satisfatório.

A sinopse promete que Dean esconde um segredo para o bem da relação. E isso deixa o leitor ansioso para descobrir do que se trata. As cem primeiras páginas, eu li super rápido, querendo que cheguasse logo ao ponto. Devo confessar que descobri o que tinha acontecido muito antes de ser revelado (ler muito Colleen Hoover colaborou pra isso). Não achei que fosse um grande mistério, mas levando em consideração que não estamos lendo um romance policial ou suspense, foi algo aceitável. Diria, até, que bem encaixado no contexto.

Eu consegui gostar da personalidade de ambos os personagens. Em algumas situações, eu me indentifiquei com Olivia e seus gostos. Dean também se mostrou ser um homem diferente dos tipos que estamos acostumados. O livro é narrado pelos dois pontos de vistas, e a autora soube desenvolver isso bem.

Quando acontece algo que mexe com o casamento deles, e uma coisa vai puxando outra, a leitura foi ficando tensa, e eu fiquei com muito medo de aquilo estragar a narrativa. Pois Olivia agia de uma forma infantil que não condizia com ela. Entretanto, como toda historia precisa de um pouco de teimosia pro livro fluir, até que cumpriu bem o que foi proposto.

Eu gostei bastante da escrita da autora, porque ela descreve tudo rapidamente sem se demorar em descrições desnecessarias. Tudo que ela escreve é muito real. Sem enfeites.

O final deixa um gancho ótimo para o próximo livro, e como se não bastasse, depois dos agradecimentos, encontramos o primeiro capítulo do livro dois da série: DESEJAR. Estou com muitas expectativas a respeito dos próximos livros, com um pouco de receio que se torne um CINQUENTA TONS DE CINZA da vida, ou uma coisa repetitiva demais, pois gostei bastante de DESPERTAR e adoraria que a autora fosse inovadora a respeito dos próximos.


AMANDA

Liv e Dean se conheceram em meio a uma confusão. Porém, esse fato elevou a atração entre os dois e os fez querer conhecer mais um ao outro, e foi incrível esse sentimento entre eles nas palavras, a autora soube trazer essa química entre os dois, as piadas internas, o conhecimento de um sobre o outro que parecia escasso, mas eles sempre sabiam quando poderiam ir mais a fundo entre si. Um relacionamento perfeito aos olhares de fora.

Porém, tudo começa a mudar quando Olivia quer conversar sobre um assunto delicado com o marido, e esse se torna só o começo do desmoronamento desse casamento perfeito.

Alternando entre passado e presente, com pontos de vista de Dean e Liv, você conhece ambos os lados da história, como e porquê tudo aquilo ficou escondido. Confesso que achava que o segredo seria algo de menor importância, mas ao mesmo tempo que tivesse importância, porém foi algo imenso, que me deixou com raiva por Liv.

E depois, as atitudes dela ao lidar com isso e jogando a culpa em Dean o tempo todo, sabendo que ambos eram culpados, ele por ter escondido algo, ela por ter feito algo e atirado nele de qualquer jeito.

Outra coisa que me deixou com muita raiva durante a leitura, foram as fugidas de Liv, toda vez que ela tinha um problema, ela pegava as coisas e dava no pé. Até entendemos o motivo, a atitude de Dean a desestabilizava, mas ao invés de tentar uma conversa, ela simplesmente fugia, como se fosse a solução.

Ela foi uma personagem bem construída, com motivações para ser daquele jeito, mas o tempo todo você espera ela superar isso. O personagem de Dean também é bem construído, mas esse segredo que ele esconde, não acredito que teria sido uma coisa de sua natureza, foi algo como se ele apunhalasse Olivia pelas costas e quisesse que ela entendesse isso.

Apesar de ter esse diferencial do livro, de serem casados, ao invés de se conhecerem abruptamente, ter essa explosão iminente de não poder ficar sem se tocar o tempo todo, o livro tem essa relação com o passado que mostra a forma como se conheceram e mostra ao leitor essa paixão que aos poucos vai pegando os nossos protagonistas: como ele tem isso de não agarrá-la assim que a conhece e levá-la para cama, é algo bem legal de se ler, porque você percebe que não precisa chegar um cara rico e agarrar a garota só porque ele quer em um livro.

Há também a questão de se lidar com problemas no casamento, que acredito eu, poderia ter sido bem mais explorada, porque, como disse ali em cima, toda vez a Liv fugia, ou o Dean se irritava e não queria falar sobre, mesmo sabendo que isso estava acabando com o casamento dos dois.

DESPERTAR é um livro mediano, aquele que você não ama, mas também não odeia, você sente as emoções do livro durante a leitura, mas não passa disso, não é algo que vá te deixar pensando por dias a fio e à procura de algo para comparar ou lembrar dele.


Compartilhe este post:

Brena Carvalho

Sou cearense, amo música, livros, filmes, café, bebês, gatos, viagens (…) adoro escrever. Sonho cursar psicologia, viajar o mundo, enfim, ser feliz! (não necessariamente nessa ordem).

13 COMENTÁRIOS

  1. Socorroooo meninas! Que segredo é esseeeee? Tô muitoooooo curiosa!
    Já tinha visto o livro nas redes sociais da editora mas confesso que não dei muita atenção ou li a sinopse! Que vacilo! Despertar parece ser um livrão!
    Entrou pra lista! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Brena e Amanda!
    Desde que li a sinopse no lançamento desse livro, fiquei interessada, porque além de um romance carregado de drama, é hot e amo os livros mais quentes e cheios de pegada.Ainda mais quando o erotismo está incluso no relacionamento, quando se torna consequência natural do sentimento.
    Maravilhosa semana!
    “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. A autora abordou algo bem constante na vida de diversos casais, que mesmo com pouco tempo casados, enfrentam diversos dilemas e auto descobertas, enfrentando dificuldades. Mas que mesmo assim, não desistem de seu casamento! E, essa identificação que pode surgir, é que é o mais bacana.

    Foi de grande importância a autora intercalar entre o passado e o futuro e nos contemplar com os pontos de vistas de ambos os personagens, trazendo assim, mais vivacidade e intensidade de sentimentos para a história.

    Tal segredo do personagem pode ser o ponto chave para o desenvolvimento do enredo. Não só baseando-me nisso, mas isso com certeza chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto esse livro por aí, pelo mundo literário, mas não havia parado para saber do que se tratava e confesso que gostei do que li acima, aliás, do que li duas vezes..rs
    Mesmo com o pé atrás com romances mais voltados para o lado erótico(Cinquenta Tons me traumatizou),o livro tem um enredo gostoso e eu particularmente gosto muito desta mistura de passado e presente.
    Acho que o tal segredo nem o ponto principal do livro, já que deu para entender que nem é um segredo assim tão cabeludo.
    Se tiver oportunidade, quero poder ler a obra sim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa com esse segredo. O tema comum na realidade também me empolga, mas não gostei da ideia do Cinquenta Tons de Cinza, tenho horror à livros assim, ahaha.

    ResponderExcluir
  6. Não me chamou muito atenção esse livro mais pelo gênero, sei lá. Achei interessante a trama, a coisa de começar com o casamento e ir mostrando o passado e esse negócios. Deve deixar a gente curioso pra entender os personagens, o que tem de mistério no passado deles e essas coisas. Cena erótica bem feita também parece legal. Mas me soou clichê, sem muito que me prendesse e chamasse atenção pra ler. Parece bom, mas não sei se leria com tanta vontade assim...

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Adorei as resenhas, sempre mto bom ler opiniões diferentes, eu tô bastante interessada nesse livro, o enredo parece ser bem bacana, eu baixei no kindle mas ainda não li, vou incluir ele na meta do mês que vem.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que desconhecia esse livro, o enredo não me empolgou muito e por ter continuação, prefiro aguardar até que os próximos livros cheguem. As resenhas me deixaram bastante divididas, por isso, por enquanto esse não vai entrar para a lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá, o livro não entrega nada de original, mas é notável que a autora caprichou na caracterização dos dois protagonistas, fazendo com que o leitor se depare com uma relação crível e que convence. Só espero que o próximo volume não seja forçado e desnecessário, apesar do gancho em evidência. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas, adorei a resenha!

    E este segredo? Fiquei muuuito curiosa, alguém me ajuda. Não conhecia o livro ainda e já fiquei ansiosa, imagine ao ler?! Alguém me contaaa!! hahaha

    ResponderExcluir
  11. Curiosíssima sobre Dean. Fiquei bastante curiosa sobre o livro, conhecer mais sobre a história de Olivia, desde sua infância até seu casamento com Dean. O fato de Dean ter escondido um segredo de Olivia, acho que isso tenha influenciado bastante no casamento deles, talvez seja por isso ter o livro uma certa continuidade. Além de abordar se o amor entre eles é mais forte para enfrentar o descobrimento desse tal segredo que me deixou tão curiosa kkkk. Enfim, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Brena e Amanda!!!
    Gostei de conhecer o ponto de vista das duas, achei a história interessante mas não fiquei com aquela empolgação.. claro que a curiosidade para saber qual o segredo que Dean esconde da Olivia é grande!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente queria dizer que amei o formato que vocês adotaram nessa resenha de mostrar duas opiniões diferentes sobre um mesmo livro, apoio varias outras assim haha. Inclusive isso me deixou muito mais curiosa para ler o livro (apesar da leve preguiça que dá quando você descobre que o livro é uma saga ou trilogia), ainda mais pelo fato da a Brena mostrar o livro de uma forma mais bonita mais radiante digamos assim mostrando aspectos do livro que não parecem ter sido identificados por Amanda ou não pareceram tão relevantes para ela. Apesar de tudo isso e da minha curiosidade ainda continuei com o preconceito de que este é mais um daqueles livros clichês dramaticos (principalmente pela questão das fugas de Liv), porém acho que diferente dos outros este tem um "quê" de originalidade, então sim, colocarei na minha lista mas sem grandes expectativas.
    Beijão meninas, vocês arrasaram.
    Obs: também passei pelo efeito Coolen Hoover + Agata Cristie de descobrir fácil os segredos de diversos livros, ainda mais que pelo que me parece nesse caso não é um segredo tão "policial" como Brena disse haha

    ResponderExcluir