HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS

SINOPSE: As aventuras do emblemático mercenário Han Solo e seu fiel escudeiro Chewbacca antes dos eventos retratados em Guerra nas Estrelas, inclusive encontrando com Lando Calrissian e ganhando no jogo a lendária Millennium Falcon.
DIREÇÃO: Ron HOWARD
DISTRIBUIÇÃO: DISNEY/BUENA VISTA
DURAÇÃO: 2H15
ELENCO: Alden EHRENREICH, Donald GLOVER, Emilia CLARKE, Woody HARRESLSON, Thandie NEWTON, Paul BETTANY e Jon FAVREAU

Aqui estamos nós para falar sobre HAN SOLO, um dos personagens mais queridos da saga original de STAR WARS, que acabou de ganhar seu filme de origem. O personagem é realmente incrível e enigmático, mas precisava de um filme só seu? Vamos descobrir!

A história acompanha Han, um jovem morador de um planeta pobre e explorador, que sonha em ser piloto, para conseguir fugir da pobreza com Kira, sua “namorada”. O plano vai por água abaixo, e o casal acaba sendo separado. Em busca da sobrevivência, Han se alista no Império, na esperança de receber treinamento e roubar uma nave. Lá, ele faz amizade com espiões contrabandistas e vê aí uma oportunidade de dinheiro fácil e recursos para poder voltar e salvar Kira. Mas o jovem acaba se envolvendo num perigoso jogo, onde deve agradar e fazer as vontades de um ditador maluco, se quiser permanecer vivo.

Há muito tempo, somos bombardeados com notícias de que a produção desse filme foi conturbada. Os diretores originais foram demitidos, o filme foi quase todo refilamado com outro diretor, o ator principal precisou de aulas para poder fazer seu papel com o mínimo de decência e etc. Essa confusão está presente no resultado final, principalmente em seu roteiro. A trama se esforça ao máximo, tentando afirmar que Han é um sobrevivente e que ele busca sua independência. Pelo menos isso, eles conseguem fazer bem, o personagem não perde tempo se lamentando ou chorando, o papo aqui é seguir em frente e conseguir sobreviver a mais um dia. O roteiro também se sai muito bem quando responde várias perguntas sobre o personagem, como: o significado do seu sobrenome, a origem de sua nave icônica, Millennium Falcon, e o início de sua amizade clássica com Chewbacca.

O desenvolvimento de seu relacionamento com Kira também merece destaque. Mesmo depois de anos separados, seu reencontro esconde segredos, muitos deles que sequer são abordados durante o filme. Isso deixa a personagem Kira mais interessante, e o público só consegue ficar sedento esperando respostas, ainda mais depois do desfecho bombástico da personagem. A amizade entre Han e Lando Calrissian é uma das coisas mais legais de todo o filme. Ambos são contrabandistas e interesseiros e as provocações que ocorrem nessa interação é muito divertida. Infelizmente, o personagem tem pouco tempo em cena, mas quando aparece, o mesmo não perde a chance de brilhar.

Por se tratar de uma produção Disney, já podemos esperar muito dinheiro e, felizmente, ele foi inserido a favor do filme. Os efeitos visuais são excelentes e entregam várias cenas bonitas e bem desenvolvidas. Destaque para uma sequência envolvendo trens, adrenalina pura. A fotografia é muito interessante, quase como um personagem na trama. Enaltece a riqueza e dá certo charme ao velho/sujo. A trilha sonora é sensacional, cheia de melodias eletrizantes e energéticas, usando, é claro, as melodias originais que eternizaram STAR WARS. Já é um dos destaques do ano, atrás apenas da trilha fabulosa de PANTERA NEGRA.

Muito se foi falado e criticado sobre a escolha do ator Alden Ehrenreich como Han Solo. Talvez seu trabalho mais conhecido seja na fracassada adaptação para os cinemas do livro DEZESSEIS LUAS. Realmente, o ator é bem limitado e não consegue entregar todas as facetas do personagem. Pode-se argumentar que ele desenvolveu sua leitura própria de Han, não querendo apenas imitar Harrison Ford, o ator original que deu vida ao personagem, mas, mesmo assim, não seria justo dizer que o desempenho de Alden tenha sido uma perda de tempo. Ele consegue criar bem uma figura amiga e que facilmente consegue se livrar de problemas. Cria novos problemas com facilidade e está sempre de bom humor. Ele está sempre tão animado e empolgado, que fica difícil criticá-lo, mas, infelizmente, nas cenas dramáticas, ainda falta um pouco mais de empenho.

Emilia Clarke, estrela de GAME OF THRONES, vive Kira, e sua personagem/desempenho são uma das melhores coisas da produção. A atriz é elegante, tem carisma, tem semblante sério, é determinada e manda muito bem na ação. Protagoniza uma sequencia de luta sensacional e, por incrível que pareça, o desfecho da personagem é a coisa mais intrigante em todo o filme. Donald Glover, na pele de Lando, também merece elogios, aparece pouco, mas é suficiente para hipnotizar o espectador. Foge do estereótipo do contrabandista trambiqueiro, ao mesmo tempo em que insere no seu personagem profundas camadas de sentimentalismo e afeto.

Por último e menos importante, temos a trama que conduz todo o filme, e ela é a coisa menos interessante da produção. Toda hora os personagens têm que roubar algo, agradar alguém, roubar de novo, satisfazer esse bandido e aquele. Não é irritante, mas passa longe de ser relevante. Outra falha de texto é a não importância com as perdas. Certas mortes e consequências de atos precipitados nunca têm importância, e os personagens parecem não se importarem com o que acabaram de presenciar. É como viver e não aprender nada com seus passos anteriores, um feio deslize no texto.

No saldo final, temos um filme bonito visualmente e com bastante ação. Momentos incríveis de interação entre personagens, pelo menos um desfecho intrigante, respostas para várias dúvidas sobre o passado de Han e uma trilha sonora grandiosa. O resto do elenco não faz muita diferença e a trama central não é muito interessante, mas, mesmo defeituoso em alguns aspectos, o filme passa longe da bomba que muitos achavam que seria. É quase como aquele novo JUMANJI que saiu recentemente, diverte e não deixa a desejar na hora do entretenimento.


Compartilhe este post:

Rafael Yagami

Cinéfilo compulsivo, amante de livros e musica. A leitura e os filmes sempre me ensinaram a confiar em mim e ter sonhos grandes e é com isso que me armo todos os dias para lutar pelos meus objetivos.

8 COMENTÁRIOS

  1. Rafael!
    Mesmo com um enredo fraco, digamos assim, só em ter efeitos especiais fabulosos e uma trilha sonora espetacular, já me conquista e quero poder assistir.
    Maravilhoso final de semana!
    “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Assistirei apenas por amor a saga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso também kk estava com expectativa zero e acabei me divertindo bastante.

      Excluir
  3. Nunca me interessei por essa saga, já tentei ver filmes mas não consegui me conectar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Então.rs lá vem a chata que não gosta de Star Wars!
    Pronto.
    Já tentei começar esta saga inúmeras vezes e sempre acabo desistindo. Eu acredito que ou se gosta mesmo ou não se gosta nada e eu estou na segunda parte da história.
    Por isso, não verei este filme(não me batam)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acontece, são filmes para fãs mesmo, um pouco fechados para quem não assistiu os outros filmes.

      Excluir
  5. Olha, confesso que veria mais pelo elenco do que por saber da história mesmo. Nunca vi nada desses filmes. Os mais recentes me chamaram atenção e deu vontade de assistir, mas sei lá quando vejo. Achei interessante ver esse ator nessa produção porque é um filme que é destaque, essas coisas que giram nesse mundo de Star Wars pegam muita gente e depois daquele fracasso do outro filme lá nunca vi o ator em nenhum outro. Achei interessante e deu vontade de ver como ele ficou aí.
    E a Emilia é outra que me chamou atenção no filme, deu vontade de ver como ela está nessa personagem.
    Pode lá ter uns furos e coisinhas que irritem, outras que arrasaram, mas no geral veria. Não sei quando, mas deu vontade de ver.

    ResponderExcluir
  6. Ansiosíssima para assistir!!!!!!

    ResponderExcluir