TEASER DO FILME DA TURMA DA MÔNICA: CINCO COISAS BOAS E CINCO NÃO TÃO BOAS


Há muitos anos que rola a expectativa de como seria a adaptação dos personagens da TURMA DA MÔNICA para os cinemas com atores reais. Por motivos que apenas Maurício de Sousa conhece, isso nunca aconteceu...até ano passado. Acredito que o sucesso das Graphics MSP foi um dos impulsionadores para a concretização dessa empreitada. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, roteirizados e desenhados por pessoas de fora da Maurício de Sousa, com suas visões e ideias próprias, comprovaram que os personagens funcionam em outros formatos, algo que o criador sempre pareceu ter receio que não acontecesse. Com a saída do primeiro teaser do filme, baseado na Graphic MSP Laços, os fãs já podem ter uma ideia melhor do que chegará aos cinemas em 2019. Será que o resultado, embora mostrado de forma bem tímida e rápida, agrada? A seguir, as CINCO coisas que gostei, e as CINCO que não gostei assim tanto e que me deixaram um pouco apreensivo.


CINCO COISAS QUE GOSTEI

UMA: O diretor é Daniel Rezende, responsável pelos fortes BINGO e CIDADE DE DEUS; e o roteiro adaptado ficou com Thiago Dottori, que tem na sua lista filmes como VIPS e TRAGO COMIGO. Ou seja, são dois profissionais da área com obras elogiadíssimas. Não é comum filmes nacionais voltados para crianças serem entregues a mãos habituadas a histórias polêmicas e carregadas de mensagens contundentes.

DUAS: A fotografia está belíssima, com cores fortes, horizontes amplos, enquanto a câmera inquieta passeia de personagem em personagem. O formato comprido ficou perfeito para conseguir mostrar os quatro personagens lado a lado, sem perder o ambiente de fundo.

TRÊS: Os atores mirins são todos carismáticos, principalmente Giulia Benitte, que faz a Mônica. A menina transborda fofura, possui um ar petulante atrevido, exatamente como a personagem. A feição de deboche que ela mostra quando Cebolinha pergunta quem é o mais inteligente, abre um sorriso em qualquer fã. Logo em seguida vem Kevin Vechiatto, o Cebolinha, que consegue convencer como aquele garoto que não tem a mínima noção do que faz e que sempre se estrepa.

QUATRO: Embora seja com atores reais, o filme parece que vai carregar toda a áurea das HQs. No teaser, tudo está bonito demais, limpo demais, perfeitinho demais, como que desenhado por um grande artista. As roupas dos personagens, muito coloridas e com tons fortes, reforçam essa sensação.

CINCO: A caracterização dos quatro está perfeita. Mesmo se você não soubesse do filme, se visse a foto deles, saberia imediatamente quem são. Inclusive, as breves atuações durante o teaser foram suficientes para identificar as quatro personalidades distintas. A única característica que destoa, é o cabelo do Cebolinha, uma vez que o personagem bidimensional é careca. Vamos convir que seria bizarro um garoto careca com cinco fios de cabelo espetados. Do jeito que fizeram, com o cabelo parecido com o de quem acabou de acordar, casou perfeitamente.

CINCO COISAS QUE NÃO GOSTEI

UMA: Laços, a HQ, é uma história intimista, de pouca ação, rápida, que funciona muito bem para o público mais adulto ao qual ela se destina. Acredito que o filme irá mostrar várias coisas além, mas o que me preocupada é que se torne monótono, chato, com cenas arrastadas, que se não forem bem dirigidas, podem causar cansaço e desânimo.

DUAS: Se o filme mantiver o ritmo mais lento da HQ, pode desagradar o público infantil, acostumado a cortes rápidos, a respostas ágeis dos personagens. Embora a HQ seja para o público mais velho, acho que o filme não conseguiria ter o mesmo efeito. Espero que seja direcionado para as crianças, independentemente da mensagem saudosista, com situações engraçadas e sequências empolgantes.

TRÊS: Pouco se viu de Magali no teaser. Ela é uma personagem engraçada, que não está nem aí para nada, meio desligada. Embora, fisicamente, Laura Rauseo esteja perfeita, não foi possível ver como ela será na atuação. E Gabriel Moreira, como Cascão, é o ator que menos se aproxima do personagem da HQ. Eu confesso que o imaginava bem diferente, com a pele mais sujinha, um cabelo mais grosso, algo assim. Torço para minha percepção ser alterada no filme.

QUATRO: Como disse, o tom do filme é meio de fantasia, por causa das cores e das roupas. Se os personagens secundários não usarem roupas do mesmo tom, pode acontecer uma ruptura de estilo e uma estranheza. As roupas da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão ficaram iguais aos quadrinhos, mas crianças de verdade não usam esses tipos de roupas, nessas cores fortes e com esses cortes. Isso pode não ser bom se as demais roupas parecerem normais. Aí vai dar a sensação de que os quatro estão fantasiados de Turma da Mônica.

CINCO: Mesmo com poucas frases no teaser, foi perceptível que Kevin Vechiatto teve uma certa dificuldade em trocar o R pelo L. A única frase que ele pronuncia que pede essa troca, ele pronuncia de forma pausada, com cuidado na troca da letra. Espero que isso não ocorra no filme, ou vai parecer forçado, não natural, e pode comprometer o personagem.


Bem, embora o teaser seja de apenas um minuto, já deu para matar a curiosidade de como ficam os atores atuando como os personagens. O resultado, para mim, pareceu mais positivo do que negativo, e manteve minha esperança de que o filme seja uma grande produção e que faça a alegria dos fãs. Mas teremos que esperar o ano que vem para confirmar. Dedos cruzados, por favor!

Compartilhe este post:

Carl

Tenho várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

8 COMENTÁRIOS

  1. Minha infância todinha

    ResponderExcluir
  2. Oiiiie Carl, ainda não tinha visto o t arse. Ficou muito interessante e espero que o filme venha com a mesma "pegada".
    Vamos torcer para o filme ser incrível.
    O POST está muito bom.
    Beijos Bella

    ResponderExcluir
  3. Assim que saiu o teaser, fui dar uma conferida é claro, afinal, a turminha fez e faz parte da vida de muitos de nós.
    Não gosto muito desta expectativa toda que os fãs tem criado.Sou muito pé atrás. Talvez toda esta relutância em fazer algum filme baseado no gibi, seja esse medo de não ficar igual(pois a gente sabe que não vai ficar igual)
    Tomara realmente que sejam apenas más impressões e que no próximo ano, a gente possa assistir sorrindo, revivendo esse gostinho de infância e juventude.
    E tomara sim que Magali ganhe seu merecido espaço(é minha personagem favorita..rs)
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Carl!
    Bateu aquela nostalgia aqui agora viu...
    Qtas lembranças me trazem essa turminha... Já estou ansiosa para conferir!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. É, dá pra ver que tem alguns pontos legais e outros que podem deixar a desejar. Gostei de algumas caracterizações, mas dois deles aí me deixaram um pouquinho pé atrás por não lembrar tanto dos personagens de cara. Vamos ver como fica depois.
    Parece estar fofo, o trailer tá legal e se o filme for bem feito até um ritmo mais paradinho pode ter graça de ver. Tomara que fique bom.

    ResponderExcluir
  6. Carl!
    super ansiosa para que chegue 2019...
    Adorei sua análise, bem completinha e entendo seus receios, tomara que não se concretizem e seja um filme espetacular.
    O Cebolinha não tem apenas os poucos fios da HQ, mas fizeram os fios em destaue na cebeça dele, notou?
    E a Magali segurando um pedaço de melância já me fez rir.
    Acrededito que apesar de mais caricatas do que as crianças do nosso século, desejo que seja bem fiel a HQ, Maurício de Souza merece tudo que há de melhor, concorda?
    Bom final de semana!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei muito emocionada quando vi o teaser do filme Eu também reparei nisso que o ator que faz o Cebolinha ele quando vai trocar as letras ele acaba falando bem devagar do mundo todo o cuidado na hora da pronúncia e eu também tenho medo que isso fique acontecendo no filme porque eu acho que vai ser algo um pouco forçado

    ResponderExcluir
  8. Li os quadrinhos e amei, realmente espero que saia um bom resultado, afinal essa e "Lições" são emocionantes. Fora que "Turma Da Mônica" foi uma das criações brasileiras mais presentes na minha infância, devo boa parte de mim para isso. Mal posso esperar!

    ResponderExcluir